Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Feira da Dieta Mediterrânica em Tavira. Crédito CMT | arquivo
Algarve, Economia

Dieta Mediterrânica volta a premiar inovação e recursos endógenos algarvios

Candidaturas ao Prémio Inovação decorrem até 24 de agosto e vencedores serão conhecidos a 6 de setembro, em Tavira

11:55 16 Junho, 2026 12:04 16 Junho, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica regressa à Feira da Dieta Mediterrânica, que decorre em Tavira entre 3 e 6 de setembro, para distinguir produtos agroalimentares inovadores desenvolvidos na região.

A edição deste ano apresenta uma novidade relevante. Segundo a CCDR Algarve, “pela primeira vez, o concurso está aberto a todos os produtores, projetos e empresas do Algarve, independentemente da sua participação na feira”, alargando o universo de candidatos e reforçando o apoio à inovação no setor agroalimentar algarvio.

A iniciativa pretende distinguir entidades sediadas no Algarve que se destaquem pelo desenvolvimento de produtos agroalimentares inovadores.

Em causa estão projetos resultantes da transferência de conhecimento para o setor agroalimentar, bem como soluções baseadas em processos inovadores que contribuam para a competitividade, sustentabilidade e valorização dos recursos endógenos da região.

Candidaturas abertas a entidades de todo o Algarve

A Dieta Mediterrânica, reconhecida pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade, é apresentada pela CCDR Algarve como muito mais do que um padrão alimentar.

Representa um modelo social e cultural ligado à agricultura, à pesca, à produção alimentar, à gastronomia e à partilha comunitária, promovendo a utilização sustentável dos recursos naturais e o respeito pela biodiversidade.

O Prémio Inovação – Dieta Mediterrânica resulta de uma parceria entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, I.P., o Município de Tavira, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Sotavento Algarvio e a Associação In Loco.

Podem candidatar-se pessoas coletivas ou entidades equiparadas, incluindo empresários em nome individual, sociedades comerciais ou civis, associações sem fins lucrativos, cooperativas, organizações de produtores, fundações, organizações não-governamentais, universidades, centros de investigação e desenvolvimento e organismos da Administração Pública.

As candidaturas serão avaliadas com base em critérios como o grau de inovação, a viabilidade económica, a resposta às necessidades do mercado e a sustentabilidade ambiental e social.

Vencedores recebem prémios e maior visibilidade

Os prémios monetários a atribuir são de 1.000 euros para o primeiro classificado, 750 euros para o segundo e 500 euros para o terceiro.

Além da distinção financeira, os projetos vencedores poderão integrar ações de promoção e capacitação dinamizadas pelas entidades parceiras, reforçando a sua visibilidade e potencial de desenvolvimento.

De acordo com a organização, “os projetos premiados que participem na XII Feira da Dieta Mediterrânica com espaço próprio beneficiarão de um acréscimo de 250 euros ao valor do prémio atribuído”.

As candidaturas abriram a 15 de junho e terminam “às 18:00 do dia 24 de agosto”, devendo ser submetidas através do formulário online.

Para esclarecimentos adicionais, os interessados podem contactar a organização através do endereço eletrónico [email protected].

Os vencedores serão anunciados no dia 6 de setembro, pelas 18:00, no palco do Jardim do Coreto, durante a XII Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira.

Mais informações no Regulamento do Prémio.

Leia também: Rastreios gratuitos ao cancro oral e da pele decorrem no Forum Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Linha SNS24.
Nacional Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais Nacional

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 12:47 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Algarve Cultura

Dança e talento marcaram final do concurso ‘Mostra o Que Vales’ no Tavira Plaza

14:30 6 Julho, 2026 14:26 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Final da III edição do concurso reuniu oito participantes no Tavira Plaza, numa tarde dedicada à dança, à arte e ao talento local

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Cultura Europe Direct Algarve

Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro

10:12 6 Julho, 2026 10:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 40 parceiros, cinco municípios e cerca de 500 participantes em dois dias de atividades em Faro

Economia Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Ciência Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

The 13 Palace, Macau.
Mundo Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Gastronomia Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Linha SNS24.
Nacional, Saúde

Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor

14:50 6 Julho, 2026 14:25 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

As novas regras do Registo Nacional de Utentes já entraram em vigor e podem afetar quem não contacta o SNS há mais de cinco anos

PSP a verificar documentos. Crédito: Lusa
Algarve

“Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio

14:40 6 Julho, 2026 14:10 6 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O caso do homem identificado por alegadamente filmar crianças num centro comercial de Portimão ganhou novos contornos

Cão resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa.
Animais, Nacional

“Patas completamente feridas e em sangue”: criança tenta alegadamente afogar cão bebé num lago e é alvo de queixa-crime [vídeo]

12:53 6 Julho, 2026 12:47 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Cão foi resgatado pela Associação dos Animais de Lisboa após alegadamente ter sido sujeito a maus-tratos junto a um lago na zona de Lisboa

Homem reformado pensativo. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Idade da reforma aos 65 anos? Proposta foi ao Parlamento e há novidades

16:30 3 Julho, 2026 16:01 5 Julho, 2026 | João Luís

Proposta para permitir a reforma aos 65 anos foi discutida no Parlamento, mas acabou rejeitada. Saiba o que estava em causa

Militar da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

Dois homens ficam em prisão preventiva por tráfico de estupefacientes em Lagoa

11:11 6 Julho, 2026 11:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Ação da GNR contou com militares de intervenção e binómio cinotécnico de deteção de droga da Unidade de Intervenção

Algarve, Cultura

Dança e talento marcaram final do concurso ‘Mostra o Que Vales’ no Tavira Plaza

14:30 6 Julho, 2026 14:26 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Final da III edição do concurso reuniu oito participantes no Tavira Plaza, numa tarde dedicada à dança, à arte e ao talento local

Temperaturas elevadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

IPMA prevê normalização das temperaturas na quinta-feira

12:30 6 Julho, 2026 12:19 6 Julho, 2026 | Miguel Frazão

O IPMA prevê uma descida gradual das temperaturas, com valores normais para a época a partir de quinta-feira, 9 de julho

Cultura, Europe Direct Algarve

Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro

10:12 6 Julho, 2026 10:14 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Iniciativa reuniu mais de 40 parceiros, cinco municípios e cerca de 500 participantes em dois dias de atividades em Faro

Economia, Opinião

O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos

09:51 6 Julho, 2026 09:53 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Dizem que o barril desceu. Talvez tenha descido. Mas o preço, esse, não conhece o verbo descer. É uma palavra que nunca ninguém teve a paciência de lhe ensinar"

Ciência, Europe Direct Algarve

Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve

12:40 6 Julho, 2026 12:41 6 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Aviso do Algarve 2030 apoia centros tecnológicos, parques de ciência e tecnologia e incubadoras de base tecnológica

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Cultura

Cidade de Faro já teve outros nomes no passado e alguns bem diferentes do atual: veja se reconhece algum

19:02 5 Julho, 2026 17:51 3 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Muito antes do nome atual, Faro passou por várias designações e mudanças de poder: da antiga Ossónoba à cidade atual, há séculos de história

Dia de calor e trovoadas em Portugal. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí calor extremo e trovoadas: aviso vermelho mantém-se amanhã em pelo menos 4 distritos

18:20 5 Julho, 2026 18:20 5 Julho, 2026 | João Luís

Aviso vermelho de calor mantém-se em pelo menos quatro distritos, com temperaturas muito elevadas e risco de trovoadas isoladas

Europe Direct Algarve

Vai ficar num hotel? Estes produtos vão desaparecer dos quartos a partir desta data

17:50 5 Julho, 2026 17:40 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Os pequenos frascos individuais de champô, gel de banho e sabonete de hotel vão desaparecer

Fritar ovos na frigideira. Crédito: Freepik
Gastronomia

Nem azeite nem manteiga: o truque do pepino para fritar ovos sem gordura

20:20 5 Julho, 2026 17:12 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma técnica curiosa está a ganhar atenção nas redes sociais por permitir fritar ovos sem óleo, azeite ou manteiga

The 13 Palace, Macau.
Mundo, Vida & Lazer

Hotel “mais caro do mundo” reabre em Macau e a parede da piscina está no Guiness World Records

18:30 4 Julho, 2026 15:55 29 Junho, 2026 | Miguel Frazão

The 13 Palace, em Macau, reabriu após anos de falências, adiamentos e mudanças de mãos, recuperando a aposta no luxo extremo com nova imagem

Gastronomia, Saúde

Nutricionista revela o alimento escondido em muitos produtos que pode ser pior para o coração do que pensa

20:50 5 Julho, 2026 16:50 5 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um nutricionista espanhol alerta para os óleos vegetais refinados industriais, presentes em muitos alimentos processados

Últimas Notícias

  • Mais de metade das casas portuguesas têm animais de estimação mas poucos estão protegidos por seguros
    Mais de metade das casas portuguesas têm animais de estimação mas poucos estão protegidos por seguros
  • Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor
    Pode ficar sem médico de família? Nova regra no Registo Nacional de Utentes preocupa associação do setor
  • “Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio
    “Sou vítima dele”: filha do homem apanhado a filmar crianças em Portimão quebra silêncio
  • Dança e talento marcaram final do concurso ‘Mostra o Que Vales’ no Tavira Plaza
    Dança e talento marcaram final do concurso ‘Mostra o Que Vales’ no Tavira Plaza
  • Termómetros chegaram aos 44,1 ºC nesta localidade: calor extremo mantém Portugal em alerta
    Termómetros chegaram aos 44,1 ºC nesta localidade: calor extremo mantém Portugal em alerta

Opinião

  • O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos
    O preço dos combustíveis e a lógica do livre mercado | Por José Figueiredo Santos
  • A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
    A ilusão do controlo: o que está verdadeiramente nas nossas mãos? | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro
  • Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato
    Cancro da bexiga: uma doença frequente, silenciosa e ainda subvalorizada | Por João Rato

Europe Direct Algarve

  • Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
    Fundos europeus apoiam inovação e tecnologias estratégicas no Algarve
  • Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro
    Al-Bauhaus Dream Academy juntou 500 participantes em Faro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal