A Fortaleza de Sagres associa-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema “Museus a unir um Mundo Dividido”, através de um programa cultural que inclui concertos, ações de formação e projetos ligados à memória e património.
A iniciativa integra o programa nacional ACORDES DE PAZ, promovido pela Museus e Monumentos de Portugal, que reúne 26 concertos em simultâneo em vários museus, monumentos e palácios do país.
Neste âmbito, a Fortaleza de Sagres recebe no próximo dia 17 de maio, pelas 16:00, um concerto do Grupo Coral de Lagos, dirigido pela maestrina Vera Batista.
O repertório inclui obras da música portuguesa e internacional, começando com “Acordai”, de Fernando Lopes-Graça, e terminando com o “Hino à Alegria”, de Beethoven.
Música e cultura como símbolo de união
Segundo a organização, num contexto internacional marcado por tensões e desafios globais, a música assume-se como uma linguagem universal capaz de promover diálogo e aproximação entre comunidades.
É esse o propósito da iniciativa ACORDES DE PAZ, que pretende “unir vozes distintas num gesto coletivo que celebra a harmonia, a escuta e a convivência”.
A organização sublinha ainda que a cultura “tem o poder de aproximar pessoas, comunidades e mundos diversos”.
No âmbito das comemorações, a Fortaleza de Sagres dará igualmente início, a 18 de maio, ao projeto “Memórias da Fortaleza”, desenvolvido em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo.
Formação e concerto encerram programação
O programa inclui ainda, no dia 20 de maio, entre as 15:00 e as 18:00, a ação de formação “Património Cultural: avaliação e prevenção de riscos”.
A iniciativa é organizada em parceria com o Centro de Formação de Professores Dr. Rui Grácio, de Lagos, contando com a participação de Ana Paula Amendoeira e do investigador da Universidade do Algarve, Gonçalo Lopes.
A semana cultural termina a 23 de maio, às 16:00, com um concerto de guitarra de Gonçalo Duarte, realizado em colaboração com a Associação Impacto Ímpar.
A entrada nos concertos é gratuita, mediante reserva prévia através do endereço eletrónico [email protected].
Leia também: Última casa de veraneio da Marginal de Quarteira é classificada como Monumento de Interesse Municipal
















