Para alguns este é só mais um túnel, mas para outros e especialmente para os turistas, este é um túnel secreto que deve ser alvo de uma fotografia para que a passagem fique registada para sempre. Escavado na falésia, o túnel faz a ligação entre duas famosas praias algarvias e, por isso, se uma estiver lotada, pode sempre procurar um espaço para estender a sua toalha no areal vizinho, sem ter de subir uma escadaria para descer uma outra.
A Praia da Senhora da Rocha é uma das mais conhecidas do concelho de Lagoa e, por isso, muito procurada nos meses de verão. O areal deve o seu nome à imagem da virgem que está no interior da ermida que se situa no topo do promontório do lado poente. Apesar de a igreja só abrir em dias religiosos, é possível ver a imagem da virgem através de uma janela. Por outro lado, se visitar a praia no primeiro fim de semana de agosto poderá ver a imagem da virgem sair da ermida e ser levada em procissão até à praia.
Não é apenas esta antiga tradição que a Praia da Senhora da Rocha esconde, já que é na falésia que a separa da Praia Nova que se encontra um túnel secreto com cerca de 35 metros de extensão. A Praia da Senhora da Rocha está muitas vezes lotada, uma vez que se trata de um pequeno areal que é vigiado por nadadores-salvadores durante a época balnear. Assim sendo, há quem atravesse o túnel secreto para encontrar mais espaço e tranquilidade na vizinha Praia Nova.
É que a Praia Nova, para além de ter um areal maior, não tem qualquer tipo de vigilância e equipamento de apoio, pelo que acaba por ser menos concorrida. Desconhece-se a origem do nome desta praia e, segundo o Algarve Portugal Tourism, esta deveria chamar-se Praia da Senhora da Rocha Oeste, já que o que a distingue é também a vista da ermida. De salientar, no entanto, que a Praia Nova é frequentada quase exclusivamente pelos hóspedes dos hotéis nos arredores.
Leia também: Esta praia de Albufeira tem uma piscina natural e deve o seu nome a um restaurante