Na sequência do último Congresso do PSD em Braga, e depois de ter ocupado no último mandato (2022-2024) o lugar de vogal na Comissão Política Nacional, Cristiano Cabrita volta a manter-se no órgão máximo do Partido desta vez como coordenador das Relações Internacionais do PSD.
Trata-se de um lugar de nomeação pelo presidente do Partido e primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e que era anteriormente ocupado pelo ex-secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Álvaro Campos Ferreira, que assumiu o lugar de conselheiro nacional.
Para Cabrita, este é um “cargo de enorme responsabilidade e só posso sentir orgulho na confiança que me foi depositada pelo presidente do Partido, Luís Montenegro, para trabalhar numa área à qual dediquei os últimos 25 anos da minha vida académica”.
Cristiano Cabrita é professor convidado no Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa e Investigador integrado no Centro de Investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (CIEP). Foi professor auxiliar na Faculdade de Direito da Universidade Lusíada de Lisboa e investigador integrado no Centro Lusíada de Investigação em Política Internacional e Segurança (CLIPIS), é doutorado (summa cum laude) em Ciência Política e Relações Internacionais, pelo Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. É vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e ex-deputado à Assembleia da República.
Cristiano é autor do livro “O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana”, bem como de várias publicações nacionais e estrangeiras tendo participado como orador em múltiplas conferências, congressos e seminários. Colabora regularmente com vários órgãos de comunicação social.
Leia também: Conheça a praia termal portuguesa onde a água é tão quente que chega aos 40ºC