Onze finalistas do projeto “Crianças ao Palco”, uma iniciativa pedagógica do Município de Albufeira, destinada a todos os alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) da rede pública do concelho, foram “artistas por um dia”, numa atuação que decorreu a 28 de junho, no palco principal da cidade, na Praça dos Pescadores, com três grandes vencedores.
Os vencedores da noite foram: Gabriel Tavares que ficou em 1.º lugar e recebeu como prémio um curso de um ano no Conservatório de Albufeira, numa área à escolha da criança (canto, piano, guitarra, acordeão, violino, violoncelo, trompete); Caetana Gomes em 2.º lugar e ganhou a frequência de 6 meses de aulas, e Lara Ferreira em 3.º lugar que ganhou, também, a frequência de 3 meses de aulas, ambas no Conservatório de Albufeira em áreas de acordo com o seu interesse. Paralelamente receberam a oferta da propina de inscrição.
Estiveram em palco, a “lutar” pelos três primeiros lugares os seguintes artistas: Caetana Gomes da EB1/JI de Albufeira com o tema “Passe por passe” de Nena; Camila Almeida da EB1, 2, 3 da Guia com “Cinderela” de Carlos Paião; Gabriel Tavares da EB1/JI de Olhos de Água com “Na Escola” dos Quatro e Meia; Lara Ferreira da EB1/JI Vale Pedras com “Chamar a Música” de Sara Tavares; Lara Sousa da EB1/JI de Paderne com “Talvez” de Carolina de Deus; Laura Costa EB1 de Brejos com “Juro” de Joana Oliveira; Mariana Baptista da EB1/JI da Correeira com “Por um triz” de Carolina Deslandes.
No palco, a mostrar o seu talentato estiveram também Martim Borralho da EB1 de Sesmarias com “Voltas” de Fernando Daniela; Matilde Louseiro da EB1 de Vale Parra com “Mais ou menos isto” de Rita Rocha; Sofia Carvalho da EB1/Jardim de Infância de Olhos de Água com “Não me importo” de Carolina Deslandes e Tiago Costa da EB1/Jardim de Infância de Albufeira com “Casa” dos Dama com o cantor Buba Espinho. Uma das finalistas não compareceu no espetáculo por se encontrar no estrangeiro.
Para chegar até aqui, ao longo do presente ano letivo fizeram-se audições, em contexto de sala de aula, a 1.500 alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º ano) das escolas do concelho de Albufeira para apurar os 12 finalistas, que no espetáculo interpretaram unicamente temas de autores portugueses.
O presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, sublinhou que “o Município de Albufeira é o primeiro do Algarve a beneficiar desta experiência que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral da criança através da música e a oportunidade de mostrarem os seus talentos vocais e postura em palco”.
O espetáculo contou, também, com as atuações de uma classe/modalidade de Dance Fusion da Associação LUEL e uma performance dos alunos da Associação SOUL.
Para além dos 3 primeiros classificados, todas as crianças receberam certificado de participação e um bilhete para o espetáculo “A Bela e o Monstro”, a realizar no próximo dia 16 de novembro, no Teatro das Figuras, em Faro.
O júri, constituído por Bruno Sousa – Diretor Pedagógico do Conservatório de Albufeira (presidente); Pedro Chaves – prof. de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Ferreiras; Joana Cristóvão – prof.ª de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Albufeira; Mauro Pinto – professor de Educação Musical do Agrupamento de Escolas de Albufeira Poente e David Encarnação – Técnico da Divisão de Educação do Município, unidade orgânica responsável pelo acompanhamento do projeto, não teve um trabalho fácil para selecionar os três vencedores da noite. Em apreciação o júri teve em consideração a afinação, interpretação, timbre e postura em palco dos pequenos grandes artistas.
Subiram ao palco para entregar os prémios, Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo pelouro da Educação e Ricardo Clemente, vereador responsável pela Segurança, nomeadamente dos eventos. Cláudia Guedelha aproveitou para agradecer a todos os Agrupamentos e escolas participantes, professores envolvidos no projeto, pais, que desde o início de janeiro acompanharam e incentivaram os filhos, claques, jurados e todas os alunos que participaram no “Crianças ao Palco”.
A autarca destacou, “esta noite os primeiros lugares foram atribuídos ao Gabriel, à Caetana e à Lara Ferreira, mas no fundo, pelo empenho e motivação com que enfrentaram o desafio, todos eles são vencedores, pequenas estrelas que brilharam e encantaram esta enorme plateia, constituída por pais, amigos, professores, mentores e todos os que aqui estiveram para os ver atuar”.
Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal