Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Algarve, Desporto

Conheça o evento que vai pôr 800 ciclistas de 35 países a pedalar no Algarve

Evento internacional de ciclismo reúne 800 atletas de 35 países em Portimão e promove desporto, turismo e mobilidade sustentável

17:40 28 Maio, 2025 17:11 28 Maio, 2025
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cerca de 800 ciclistas amadores, oriundos de 35 nacionalidades, já estão inscritos no “Granfondo Portimão 2025”, evento que se realiza nos dias 2 e 3 de novembro e que é considerado uma verdadeira celebração do ciclismo amador, aberta a todas as idades.

A apresentação oficial desta prova internacional teve lugar na Antiga Lota de Portimão, na passada segunda-feira, dia 26 de maio. A cerimónia reafirmou a capacidade da cidade para acolher um evento de crescente relevância, que tem vindo a conquistar cada vez maior notoriedade.

Durante a sessão, os responsáveis da organização – Cabreira Solutions Eventos e Município de Portimão – destacaram a importância global da prova, que se distingue por envolver participantes de várias idades e por apresentar um programa dinâmico e inclusivo. Um valor visível na elevada adesão, com cerca de 800 inscritos de 35 países, a seis meses da data marcada.

Neste contexto, Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão, destacou a honra que é para a cidade receber novamente este evento desportivo. Sublinhou que “o Granfondo projeta Portimão e toda a região do Algarve no panorama internacional de ciclismo, consolidando-se como uma referência de qualidade e excelência, que se reflete na quantidade de participantes que já se inscreveu na edição deste ano”.

O autarca salientou ainda a oportunidade de promover não apenas a componente desportiva, mas também o património, a cultura e o turismo local, reforçando o posicionamento de Portimão como destino de eleição para eventos desportivos de dimensão internacional.

“Acreditamos que o crescimento sustentado do Granfondo Portimão continuará a trazer benefícios significativos para a economia local e para a promoção de um estilo de vida saudável”, referiu.

Também presente na sessão, João Cabreira, responsável pela organização da prova, expressou o desejo de que todos aproveitem esta celebração da modalidade, incentivando a “aproveitar ao máximo a oportunidade de pedalar nas estradas de Portimão, Monchique, Aljezur e Lagos, celebrando cada quilómetro conquistado”.

Evento foi estruturado para ser inclusivo

Com as inscrições abertas, o evento foi estruturado para ser inclusivo. A organização desenhou actividades adaptadas a diferentes faixas etárias e níveis de dificuldade, acolhendo tanto amadores experientes como iniciantes na modalidade.

Portimão será o ponto central do evento, com passagens pelos concelhos vizinhos de Monchique, Aljezur e Lagos. O objectivo é promover o desporto e o território, atraindo novos adeptos ao ciclismo e incentivando formas suaves de mobilidade.

Relativamente à prova em si, os participantes poderão escolher entre três percursos com distâncias e dificuldades distintas. O “Granfondo”, evento principal, propõe um trajeto de 130 quilómetros com 2100 metros de desnível positivo, desafiando a resistência dos atletas. O “Mediofondo” contempla 104 quilómetros e 1300 metros de desnível, enquanto o “Minifondo” oferece um percurso mais acessível, com 69 quilómetros e 750 metros de desnível.

O evento não se limita aos adultos: as crianças terão também um lugar de destaque, com actividades próprias nos dois dias da iniciativa. A prova “Granfondinho” decorrerá no sábado, 2 de novembro, a partir das 15:00, sendo dirigida a crianças dos 2 aos 12 anos. De forma lúdica, os mais novos terão a possibilidade de participar num evento de cariz internacional.

Organização quer mobilizar a comunidade para aceitar o desafio

A organização pretende mobilizar a comunidade para aceitar este desafio festivo, sensibilizando simultaneamente para a importância do desporto e de estilos de vida mais saudáveis, através de um programa abrangente e vibrante.

“O Granfondo Portimão agrega um conjunto de iniciativas paralelas dirigidas a diversos públicos, com destaque para as crianças, proporcionando a todos os participantes experiências únicas, sempre em prol da ecossustentabilidade”, resumiu João Cabreira.

Um dos destaques adicionais é a caminhada solidária, que apela à entreajuda e cuja receita reverterá a favor de uma instituição local. Esta caminhada terá lugar no domingo, 3 de novembro, a partir das 9:10, logo após o início do “Granfondo”, previsto para as 9:00. O percurso será de cinco quilómetros, com partida na Zona Ribeirinha de Portimão, junto ao Clube Naval.

O evento é promovido pela Cabreira Solutions Eventos e pela Câmara Municipal de Portimão, com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Ciclismo e das Infraestruturas de Portugal.

Mais informações e inscrições encontram-se disponíveis no site oficial do Granfondo Portimão 2025, em https://cabreirasolutions.com/event/granfondo-portimao/.

Leia também: Conheça a aldeia que é ‘pintada’ de roxo todos os anos e não fica ‘muito longe’

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Algarve

Dois homens detidos por tráfico de droga em Portimão após tentativa de fuga à PSP

17:22 22 Outubro, 2026 17:20 22 Outubro, 2026

Operação contra o tráfico de droga no centro de Portimão terminou com dois detidos e a apreensão de 24 doses de haxixe, dinheiro e telemóveis

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Família a passear num dia de chuva. Crédito: Freepik
Tempo

Chuva chega a Portugal neste dia: saiba quais serão as regiões afetadas

06:30 22 Outubro, 2026 12:19 21 Outubro, 2026

O IPMA prevê precipitação em várias zonas do país, com diferenças ao longo do dia. Saiba quando chega a chuva

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Nacional

CP alerta para greve que poderá afetar comboios durante três dias: saiba as datas e como pedir reembolso

15:10 21 Outubro, 2026 14:48 21 Outubro, 2026

A CP já avisou os passageiros para possíveis perturbações na circulação de comboios devido a uma greve marcada para 30 de outubro

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal