Nos dias de hoje, viajar para o estrangeiro, quer seja em trabalho ou em lazer, está ao alcance de muito mais pessoas. Só a partir dos aeroportos portugueses, 30 euros podem chegar para ir e voltar a Madrid ou Sevilha, em Espanha, ou até a algumas cidades do norte de África. Também existem vários autocarros que levam os portugueses a atravessar a fronteira de Portugal com Espanha e comboios que asseguram a ligação entre vários países da Europa.
Uma vez que no passado não era tão fácil viajar para o estrangeiro, a localidade de Ayamonte, em Espanha, foi o destino da primeira viagem para fora do país de muitos algarvios. Localizada junto à foz do rio Guadiana, este município da província de Huelva fica perto de Vila Real de Santo António.
Como a Ponte Internacional do Guadiana, que liga o Algarve à Andaluzia, só foi construída em 1991, antes disso era necessário apanhar um ferry para chegar à almejada terra espanhola, tal como avança o Algarve Marafado. Apesar de hoje ser possível atravessar a ponte sobre o Guadiana para aceder a Ayamonte, continua a ser possível chegar a esta localidade através do ferry que percorre o maior rio do Algarve.
O bilhete para o ferry pode ser adquirido na doca de Vila Real de Santo António, assim como na bilheteira que se encontra junto ao cais de embarque de Ayamonte. Durante o mês de agosto, de segunda a sexta-feira, o ferry tem saídas de Espanha e Portugal a cada 30 minutos, a partir das 9h portuguesas e até às 19:30h portuguesas. Aos sábados e domingos os horários são diferentes e podem ser consultados no site Informação Turística Ayamonte. Saiba que o site tem em conta o horário espanhol.
De visita a Ayamonte aproveite para passear pelo centro histórico da localidade, onde irá deparar-se com várias pequenas praças, nomeadamente o Paseo da Ribeira e a Praça da Coroação. Tal como já é tradição, antes de regressar a Portugal não deixe de comprar os famosos caramelos espanhóis.
Leia também: Saiba qual é a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam