À medida que se aproxima o outono, aqueles que vivem no Algarve, assim como os que estão apenas de passagem, começam a procurar novos planos para ocupar os dias de descanso. Um destes planos pode passar por atravessar o rio Guadiana e visitar a província espanhola de Ayamonte. Há um barco que assegura a travessia do rio por 2,50 euros por pessoa e onde também pode transportar o seu carro, mediante um custo extra.
No dia em que decidir fazer uma visita a Ayamonte, não deixe de começar por explorar a cidade algarvia de Vila Real de Santo António. A cidade foi fundada por vontade expressa de Marquês de Pombal, em 1774, e foi construída de raiz no espaço de apenas dois anos. Vila Real de Santo António acabou por ser construída à imagem da cidade de Lisboa, após o terramoto de 1755.
Ao passear pelas ruas do centro histórico de Vila Real de Santo António irá deparar-se com a Praça Marquês de Pombal, que surge em homenagem ao ex-secretário de Estado português que mandou construir a cidade algarvia. De salientar que todas as ruas da cidade confluem para a Praça Marquês de Pombal, em cujo centro se ergue um obelisco. Também na praça irá deparar-se com os edifícios da Câmara Municipal e da Igreja Matriz da Nossa Senhora da Encarnação.
Depois de percorrido o centro histórico da cidade iluminista pode dirigir-se ao terminal fluvial para apanhar o ferry que o irá levar até ao país vizinho. O percurso pelo Guadiana tem cerca de 15 minutos de duração e, se quiser, pode fazer-se acompanhar do seu carro ou bicicleta. Trata-se de uma alternativa à Ponte Internacional do Guadiana, que lhe permite conhecer de perto o maior rio que passa no Algarve.
Os horários de saída dos barcos, tanto de Vila Real de Santo António, como de Ayamonte, podem ser consultados no portal Informação Turística Ayamonte, ou nas bilheteiras físicas. Uma vez em Espanha, não deixe de comprar os famosos caramelos.
Leia também: Espanhóis elegem cidade alentejana como destino de eleição para “escapadinha económica”