Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Algarve, Europa, Utilitários

Conheça esta localidade que fica ‘ao lado’ do Algarve e é das mais baratas para comprar casa à beira-mar

Fique a par deste refúgio à beira-mar onde ainda é possível encontrar tranquilidade, autencidade e preços acessíveis para a sua casa de férias

15:00 3 Junho, 2025 14:29 3 Junho, 2025 | Luís Santos
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Ter uma casa de férias à beira-mar é um desejo comum a muitos portugueses. No entanto, os preços praticados quer no Algarve, quer em todo o território nacional estão cada vez mais inacessíveis para a maioria das famílias. Por isso, começa a ganhar destaque uma alternativa a apenas cerca de quatro horas de carro da região mais a sul do país. Com preços mais baixos, esta vila combina tranquilidade, boa qualidade de vida e acessibilidade, tornando-se uma opção viável para quem procura uma segunda habitação perto do mar sem comprometer o orçamento.

O último refúgio acessível na Costa do Sol

Enquanto os preços das casas à beira-mar continuam a subir, Chilches mantém-se como uma exceção na província de Málaga, em Espanha. O valor por metro quadrado permanece abaixo dos 2.400 euros, algo impensável noutras zonas costeiras.

De acordo com dados do portal Idealista, citado pelo Noticias Trabajo, o preço médio do metro quadrado nesta localidade é de 2.334 euros. Isto faz de Chilches o lugar mais barato para comprar casa junto ao mar na Costa do Sol.

Para efeitos de comparação, em Marbella, também na mesma região, o preço médio por metro quadrado é de 4.885 euros, ou seja, mais do dobro. Este contraste mostra bem o potencial que Chilches ainda oferece.

Localização estratégica para portugueses

Chilches pertence ao município de Vélez-Málaga e situa-se na zona da Axarquía, a cerca de 25 minutos da cidade de Málaga. A ligação é feita de forma rápida e cómoda através da Autoestrada do Mediterrâneo (A-7).

Está localizada entre Benajarafe e Rincón de la Victoria, o que a coloca numa zona bastante procurada por quem quer estar perto do mar sem perder o contacto com áreas urbanas.

Para os portugueses, a acessibilidade é uma mais-valia: são cerca de quatro horas de viagem de carro a partir do Algarve, o que pode tornar esta localidade uma excelente alternativa para casa de férias ou até para segunda residência.

Imóveis acessíveis num mercado inflacionado

Mesmo com a subida generalizada dos preços em Espanha, ainda se encontram casas em Chilches por valores razoáveis. Há imóveis à venda a partir dos 140.000 euros, algo cada vez mais raro na zona sul do país, segundo aponta a mesma fonte.

Na província de Málaga, o valor médio por metro quadrado já ronda os 3.671 euros. Isto representa uma subida de mais de 10% num só ano, o que mostra a pressão crescente sobre o mercado imobiliário.

Outras localidades tidas como acessíveis, como Algarrobo-Costa ou Benajarafe, apresentam preços médios de 2.862 e 2.908 euros por metro quadrado, respetivamente. Ainda assim, acima dos valores praticados em Chilches.

Recomendamos: Conheça o último palácio a ser construído em Portugal que se transformou no primeiro hotel do país a ter elevador

Uma vila com o encanto de antigamente

De acordo com a fonte anteriomente mencionada, Chilches é uma povoação com cerca de 3.500 habitantes e mantém as características tradicionais que fazem da mesma um lugar especial para ter uma casa de férias. Ao contrário de outras zonas costeiras sobrecarregadas por turismo, aqui reina a calma.

O passeio marítimo é simples e acolhedor, com vários chiringuitos (restaurantes à beira-mar), onde se pode desfrutar de peixe fresco e marisco, bem como de um ambiente familiar. A vila conserva a autenticidade das aldeias de antigamente, resistindo à construção em massa e aos empreendimentos luxuosos que se multiplicam noutras zonas do litoral andaluz.

A praia de Chilches: natureza e tranquilidade

Um dos principais atrativos da zona é a sua praia, com cerca de dois quilómetros de extensão. Com uma configuração irregular, algumas zonas amplas e outras mais estreitas, estas praias continuam a encantar muitos que as visitam.

A praia está dividida em três áreas distintas: Estación, Puerta de Hierro e El Cañuelo. Cada uma delas oferece diferentes ambientes, sempre com a tranquilidade que caracteriza esta vila. É um destino que pode ser uma opção a considerar para quem procura mar, sol e sossego, longe das multidões típicas de outras estâncias balneares espanholas.

Entre o litoral e o interior

Chilches está dividida em duas partes. A zona costeira é composta por várias urbanizações ao longo da estrada N-340. Durante o verão, muitos habitantes de Málaga aproveitam esta proximidade para aqui passarem férias, segundo o Noticias Trabajo.

Já a parte interior é o núcleo antigo da povoação. É aqui que se sente mais fortemente a tradição local e a história, visível na torre de vigia do século XVI, situada junto à estrada principal.

Este equilíbrio entre modernidade e tradição, entre mar e serra, faz de Chilches um lugar único, onde ainda é possível viver com qualidade a preços acessíveis.

Leia também: Adeus caixas multibanco? Estes países ‘para lá caminham’ e Portugal pode vir a seguir

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve Cultura Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 09:45 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Praia de Salema.
Algarve Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Europe Direct Algarve Opinião Política

União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

09:13 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A política europeia é, porventura, o melhor exemplo de transformação da política em tudo o que se refere à sua ambição e redefinição dos limites"

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Ensino Opinião

Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 7 Setembro, 2026 18:10 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero poder deitar a cabeça na almofada e não estar permanentemente a pensar no mês seguinte, no trabalho seguinte, na candidatura seguinte, na conta seguinte"

Nacional Saúde

Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

08:10 7 Setembro, 2026 08:18 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Com menos de quatro anos até 2030, ambientalistas alertam que Governo e autarquias têm cada vez menos tempo para agir.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Algarve Desporto Europa

Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia

08:40 7 Setembro, 2026 08:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A participação na Suécia antecede o Mundial de Portimão, que reunirá velejadores e equipas de vários países em outubro

Homem reformado. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Carlos descontou durante 44 anos e pediu a reforma antecipada sem penalizações aos 60: “Dá perfeitamente para viver e não gasto tudo”

08:00 7 Setembro, 2026 12:37 6 Setembro, 2026 | João Luís

Reformou-se aos 60 no Luxemburgo depois de trabalhar desde os 16 anos. Em Portugal, 44 anos de descontos não permitiriam reforma sem cortes

Algarve, Cultura

Depois de 67 concertos, Festival F anuncia regresso à Vila Adentro em 2027

07:20 7 Setembro, 2026 07:26 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Organização diz que objetivo não é aumentar a dimensão do Festival F, mas consolidar o evento e qualificar a experiência

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Mais chuva e vento forte a caminho de Portugal: este será o dia com o tempo mais severo da semana

06:00 7 Setembro, 2026 12:02 6 Setembro, 2026 | João Luís

Luso Meteo prevê chuva, vento forte e descida das temperaturas, sobretudo no Norte e Centro, e este será o pior dia da semana

Homem empresário. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José Luis é dono de uma cadeia de cabeleireiros e diz trabalhar “24/7, 365 dias por ano”: “Não tenho de pedir desculpa por ganhar dinheiro”

19:30 6 Setembro, 2026 13:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Empresário espanhol afirma que o que possui foi conquistado com trabalho e rejeita ideia de que deve sentir-se culpado por ganhar dinheiro

Polícia aplica multa após controlo de velocidade por radar. Crédito: Freepik AI
Auto

Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém

09:30 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Emprestou o carro a um amigo ou familiar? A lei prevê situações em que o proprietário pode ser responsabilizado por multas, acidentes e infrações

Algarve, Cultura, Desporto

Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo

09:40 7 Setembro, 2026 09:45 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Quarteira assinala uma década de um programa dedicado à valorização pessoal e social da população com mais de 50 anos

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Praia de Salema.
Algarve, Vida & Lazer

Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve

08:30 7 Setembro, 2026 10:32 6 Setembro, 2026 | João Luís

Esta praia no Algarve foi distinguida como uma das melhores praias secretas do mundo e conserva tradição piscatória e pegadas de dinossauros

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas

09:13 7 Setembro, 2026 09:13 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"A política europeia é, porventura, o melhor exemplo de transformação da política em tudo o que se refere à sua ambição e redefinição dos limites"

Várias notas de 50 euros. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Trabalha mas recebe pouco? Pode ter direito a um apoio da Segurança Social mesmo tendo salário

13:00 6 Setembro, 2026 12:59 6 Setembro, 2026 | João Luís

Trabalhar e receber salário não significa ficar sem acesso: saiba em que condições pode receber este apoio da Segurança Social

Ensino, Opinião

Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 7 Setembro, 2026 18:10 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Quero poder deitar a cabeça na almofada e não estar permanentemente a pensar no mês seguinte, no trabalho seguinte, na candidatura seguinte, na conta seguinte"

Nacional, Saúde

Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

08:10 7 Setembro, 2026 08:18 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Com menos de quatro anos até 2030, ambientalistas alertam que Governo e autarquias têm cada vez menos tempo para agir.

Camionista com dificuldades ao andar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”

16:00 6 Setembro, 2026 15:51 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de 17 anos como camionista no Luxemburgo, Paulo teve de deixar de trabalhar e passou a receber uma pensão de invalidez aos 47 anos

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Mulher de 65 anos a caminho do trabalho com material de limpeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Nacional

Maria trabalhou mais de 40 anos e recebe 1.100€ de reforma: aos 65 anos voltou às limpezas porque a pensão “não chega”

08:10 5 Setembro, 2026 16:44 6 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Aos 65 anos, Maria voltou às limpezas no Luxemburgo enquanto aguardava a pensão pelos descontos feitos em Portugal, já que os 1.100 euros não refletem toda a carreira contributiva

Algarve, Desporto, Europa

Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia

08:40 7 Setembro, 2026 08:49 7 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

A participação na Suécia antecede o Mundial de Portimão, que reunirá velejadores e equipas de vários países em outubro

Últimas Notícias

  • Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo
    Academia do Saber de Quarteira abre inscrições para novo ano letivo
  • Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
    Adeus carta de condução? Tudo o que precisa de saber antes de emprestar o carro a alguém
  • Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia
    Dupla da Vela Solidária conquista 4.º lugar no Campeonato Nórdico na Suécia
  • Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve
    Portugal tem uma das praias mais secretas do mundo e fica no Algarve
  • Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal
    Poluição do ar poderá causar cerca de 4.200 mortes prematuras por ano em Portugal

Opinião

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
    Quando é que chega a nossa vez? | Por Ana Alexandra Resende
  • A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire
    A Europa regula, Portugal complica e o mundo avança | Editorial de Henrique Dias Freire

Europe Direct Algarve

  • União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
    União Europeia: O estado da política para lá da política do Estado | Por António Covas
  • UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
    UE prepara novas regras para a Segurança Social: estas são as principais mudanças
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento