As condições do mar são um dos fatores que tornam uma praia perigosa, e é por isso que a Praia do Salgado (São Martinho do Porto), a Praia da Consolação (Peniche) e a Praia do Guincho (Cascais) integram a lista das praias mais perigosas de Portugal. Ainda assim, as características do areal também podem dificultar o acesso a determinadas praias, como acontece com as duas localizadas no Algarve que fazem parte desta lista.
A Ria Formosa estende-se ao longo de 60 km da costa algarvia e vai desde a Praia de Manta Rota à Praia do Garrão. Ao longo da ria formaram-se algumas pequenas praias, entre elas a Praia do Lacém, que está entre as mais perigosas do país.
Neste caso, existem duas praias com o mesmo nome e ambas são perigosas. Uma delas situa-se na margem continental da ria e o seu acesso é difícil, dado que é feito através de uma estrada de terra batida.
A Praia do Lacém não tem “estruturas e meios de apoio”
À frente desta praia existe outra com o mesmo nome, embora esta se encontre inserida no extremo oriental da ilha de Cabanas, isto é, junto à Barra do Lacém, que separa esta ilha da península onde está a famosa Praia da Fábrica. Refere o Ekonomista que a Praia do Lacém deve o seu perigo ao facto de se encontrar isolada e de ter um “aspeto de praia selvagem”, sem “estruturas e meios de apoio”.
No barlavento há uma praia entre as mais perigosas de Portugal
Já no barlavento algarvio e fora da área de alcance da Ria Formosa está a outra praia considerada uma das mais perigosas de Portugal. Trata-se da Praia D. Ana, em Lagos, que, apesar de ser conhecida como uma das mais bonitas do mundo, está repleta de arribas instáveis. Este fator não é impeditivo de frequentar a praia, dado que apenas terá de ter em conta as regras de segurança que implicam um distanciamento mínimo destas arribas.
A Praia Dona Ana, situada em Lagos, oferece uma paisagem deslumbrante desde o miradouro antes da descida para o areal. A costa recortada apresenta formações rochosas impressionantes, moldadas ao longo do tempo pela ação do mar e do vento.
Ali é comum avistar diversas aves marinhas, como gaivotas e garças, que utilizam estas plataformas naturais como locais de repouso. As arribas da praia estão cobertas por vegetação resistente à salinidade, como a barrilha e a salgadeira, que se adaptam ao ambiente costeiro.
Recomendamos: Água a 70 graus? Já abriram as primeiras piscinas termais ao ar livre de Portugal Continental. Saiba onde
O areal distingue-se pela sua disposição em pequenas enseadas protegidas pelas falésias. Dentro de água, a biodiversidade é notável, com um ecossistema rico em algas, anémonas, estrelas-do-mar e diversas espécies de peixes.
É comum praticar-se mergulho nesta praia
A prática de mergulho livre é uma atividade popular, permitindo explorar a vida marinha e os blocos rochosos submersos. Esta praia é uma das mais conhecidas da região e já foi destacada em publicações internacionais pela sua beleza e características naturais únicas.
Não deve estender a toalha junto às falésias
Devido à presença de arribas, é recomendada precaução ao frequentar a Praia Dona Ana, pois existe o risco de derrocadas. Os visitantes devem evitar permanecer demasiado perto das falésias e manter-se afastados da sua base para garantir a segurança.
O acesso à praia faz-se através de um percurso sinalizado a partir de Lagos, seguindo as indicações para Ponta da Piedade. O local dispõe de estacionamento organizado e de infraestruturas de apoio, incluindo restaurante, sanitários e vigilância durante a época balnear.
Leia também: Agora é oficial: União Europeia altera idade mínima para tirar a carta de condução (e não só)