No Algarve, uma das praias mais protegidas só permite a entrada a quem apresentar o Cartão de Cidadão. A medida foi identificada numa operação de fiscalização realizada em 29 praias ao longo de mais de 100 quilómetros de costa, entre Monte Gordo e Arrifana, conduzida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em colaboração com os municípios e a Autoridade Marítima.
De acordo com o jornal Expresso, trata-se da Praia de Verdelago, em Castro Marim. O acesso é exclusivamente por via privada, através de empreendimentos turísticos, e obriga os visitantes a tocar à campainha de um portão e a mostrar o Cartão de Cidadão. O estacionamento público mais próximo situa-se a cerca de 1,5 quilómetros, obrigando a percorrer o trajeto a pé até ao areal.
Outra praia controlada é a do Poço Velho, em Albufeira, onde um portão bloqueia o acesso principal, instalado em julho e encerrado em agosto. Segundo a mesma fonte, o acesso alternativo é feito por um caminho acidentado, inadequado para algumas viaturas e para famílias com crianças. As zonas de estacionamento existentes são todas em terrenos privados, sem regulamentação ou sinalética adequada, e a propriedade do terreno ainda não foi identificada.
Praia de Altura está nas imediações e o acesso é livre
Apesar destas restrições de acesso à Praia de Verdelago, há praias de fácil acesso nas proximidades. Um exemplo é a Praia de Altura, inserida na Rede Natura 2000: Ria Formosa/Castro Marim, que combina uma extensa praia dourada com um largo cordão dunar e vegetação típica da região, incluindo espécies autóctones como o camaleão.
A qualidade da água balnear é “excelente”, com temperatura amena, e a vigilância é assegurada por nadadores-salvadores em quatro apoios balneares, durante o verão. A zona oferece condições para desporto, incluindo campos de futebol e voleibol de praia, e a prática de windsurf e kitesurf nas áreas costeiras adjacentes.
Tem parques de estacionamento gratuitos
De acordo com a o site da Câmara Municipal de Castro Marim, a Praia de Altura dispõe de dois parques de estacionamento e quatro acessos ao areal, três dos quais com passadiços sobrelevados para maior comodidade dos visitantes.
Esta praia é considerada acessível, com três passadiços, seis lugares de estacionamento reservados no parque principal e duas casas de banho adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, as Unidades Balneares 3 e 4 disponibilizam cadeiras anfíbias para apoio a cidadãos com mobilidade condicionada.
Praia de Verdelago e do Poço Velho são das mais difícies de aceder
A fiscalização revelou que, ao longo da costa algarvia, a grande maioria das praias mantém acesso livre, com exceção destas duas zonas onde predominam terrenos privados. Estas medidas surgem no contexto da proteção ambiental e da regulamentação de áreas balneares mais sensíveis.
A APA, citada pelo Expresso, sublinha que estas práticas visam controlar o impacto humano sobre ecossistemas costeiros e garantir a segurança e o bem-estar dos visitantes, evitando sobrelotação e degradação de habitats naturais.
O acesso condicionado à Praia de Verdelago e Poço Velho demonstra, segundo a agência, a necessidade de conciliar turismo e preservação ambiental, ao mesmo tempo que garante a proteção das propriedades privadas envolventes.
















