Duas embarcações marítimo-turísticas, uma com três e outra com quatro passageiros a bordo, colidiram na tarde desta terça-feira, no rio Arade, desconhecendo-se as causas que originaram o acidente.
Após um alerta recebido através de um popular que se encontrava na praia, pelas 14:30, a informar que tinha ocorrido um acidente entre duas embarcações em frente ao cais da Marinha de Portimão, foram ativados para o local elementos do Comando-Local da Polícia Marítima Portimão e tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo, assim como elementos dos Bombeiros de Portimão.
“À chegada ao local constatou-se que, da colisão, resultaram três feridos ligeiros, aos quais já estavam a ser prestados os primeiros socorros por militares dos navios da Marinha que se encontravam atracados no Ponto de Apoio Naval de Portimão, bem como por uma equipa de Fuzileiros”, refere a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Ferragudo procederam posteriormente ao transporte de “duas das vítimas, duas mulheres de nacionalidade americana, de 57 e 22 anos, até à Estação Salva-vidas de Ferragudo, onde aguardavam os elementos dos Bombeiros que as assistiram e as transportaram posteriormente para uma unidade hospitalar”.
A terceira vítima, um homem de 57 anos, abandonou o local pelos próprios meios através da própria embarcação.
Os restantes passageiros das embarcações sinistradas foram também transportados pelos tripulantes da Estação Salva-vidas e pelos militares da lancha do navio da Marinha até à Estação Salva-vidas de Ferragudo.
Os proprietários das embarcações foram notificados que não podem navegar até ser realizada uma vistoria que comprove as condições de navegabilidade.
O Comando-local da Polícia Marítima de Portimão tomou conta da ocorrência, tendo sido instaurado um processo de sinistro marítimo para se apurar as causas do acidente, garantindo a inexistência de foco de poluição no rio Arade.
Leia também: Descubra o novo prazo de validade da carta de condução