Na próxima terça-feira, 12 de julho, às 22:00, o Largo de Santa Ana, em Tavira, transforma-se numa sala de cinema ao ar livre para receber a exibição gratuita de A História de Souleymane. A iniciativa é promovida pela Cinemalua – Associação Cultural e convida o público a desfrutar de uma noite cultural num dos espaços mais emblemáticos da freguesia.
O filme mais recente do realizador francês Boris Lojkine retrata o quotidiano dos estafetas de comida e o seu processo de integração na sociedade. Com argumento de Delphine Agut e Boris Lojkine, fotografia de Tristan Galand e montagem de Xavier Sirven, A História de Souleymane (L’histoire de Souleymane) estreou em 2024 e conquistou 17 prémios e 16 nomeações em festivais internacionais.
O papel principal marca a estreia de Abou Sangare no grande ecrã, desempenho que lhe valeu o prémio de Melhor Ator na secção Un Certain Regard do Festival de Cannes. O enredo acompanha Souleymane, um imigrante africano que divide os dias entre o trabalho como estafeta e as noites passadas em centros de acolhimento para sem-abrigo, enquanto se prepara para uma entrevista decisiva para a legalização do seu estatuto.
Entre as distinções, destacam-se os prémios no Cannes Film Festival, no European Film Awards, no Jerusalem Film Festival e no Palm Springs International Film Festival.
O evento, de entrada livre, conta também com o apoio da CCDR Algarve, do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e de outras entidades.
Leia também: Especialistas avisam: se disser estas palavras ‘proibidas’ em chamada pode ficar com a conta bancária ‘limpa’

















