A exposição “Chuva de Verão: Obras da Coleção de Arte Contemporânea do Estado” será inaugurada no próximo dia 5 de abril, no Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria, onde permanecerá em exibição entre os dias 8 de abril e 13 de setembro de 2025.
Integrada no ciclo de programação expositiva descentralizada da CACE – Coleção de Arte Contemporânea do Estado, a mostra reúne obras de 25 artistas, incluindo um número significativo de acervos recentemente adquiridos pela Comissão de Aquisição de Arte Contemporânea e que serão agora exibidos pela primeira vez ao público.
Combinando trabalhos de autores consagrados com práticas emergentes produzidas em território nacional, a exposição revela a riqueza, diversidade e qualidade do panorama artístico contemporâneo em Portugal.
“Chuva de Verão” propõe uma atmosfera expositiva onde se diluem as fronteiras entre o céu e a terra, entre o material e o imaterial, entre as coordenadas geográficas e sensoriais. O seu fio condutor é a superação das distâncias entre universos aparentemente inconciliáveis, numa narrativa onde as obras dialogam e se reverberam mutuamente.
Explorando o simbolismo do verão como época de expansão, esta mostra convida a uma imersão na natureza e nos sentidos, num espaço onde os limites se tornam fluídos e onde a arte se estende no tempo e no espaço, desafiando a melancolia e abraçando a comunhão.
A iniciativa resulta de uma parceria entre a Museus e Monumentos de Portugal, E. P. E. e o Município de Tavira, sendo organizada conjuntamente pelo Museu Municipal de Tavira e pela CACE.
Leia também: Agora é oficial: União Europeia altera idade mínima para tirar a carta de condução (e não só)
