A portuguesa Francisca Jorge e a ucraniana Angelina Voloshchuk garantiram esta quarta-feira o apuramento para a segunda ronda do Loulé Ladies Open, numa sessão noturna que se prolongou para lá das 22:00 devido ao atraso provocado pela chuva.
Organizado pelo Clube de Ténis de Loulé, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis, o torneio ITF W35 decorre até dia 2 de novembro e reúne algumas das principais promessas do circuito feminino.

A melhor tenista portuguesa da atualidade, Francisca Jorge (206.ª do ranking mundial), precisou de apenas 64 minutos para vencer a compatriota Ana Filipa Santos (1043.ª), pelos parciais de 6-2 e 6-0.
A atleta, que vem de uma sequência positiva — semifinalista na Quinta do Lago e finalista em Poitiers — iniciou assim com uma vitória convincente “a última semana de competição antes de juntar-se à seleção nacional que vai à procura de história na Austrália”, lê-se no comunicado do torneio.
Uma boa campanha em Loulé poderá colocar Francisca Jorge novamente no top 200 do ranking WTA e abrir caminho ao regresso aos torneios do Grand Slam. Para tal, a jogadora terá de confirmar o favoritismo frente à vencedora do duelo entre a norte-americana Julia Adams (423.ª) e a ucraniana Daria Yesypchuk (695.ª).
Também Angelina Voloshchuk (501.ª) começou com o pé direito, embora com mais dificuldades. A atual número três nacional venceu a neerlandesa Isis Louise Van den Broek (529.ª) por 6-3, 3-6 e 6-2, num encontro equilibrado que testou a resistência de ambas.
Na próxima ronda, a jovem de 18 anos vai defrontar a francesa Tessah Andrianjafitrimo (262.ª), quinta cabeça de série, que eliminou Sara Lança (1427.ª) com um duplo 6-2 e 6-0.
Os restantes duelos luso-franceses não sorriram às portuguesas: Bárbara Brito perdeu com Yasmine Mansouri (382.ª) por 6-1 e 6-0, e Inês Murta (827.ª) foi superada por Alice Tubello (472.ª) por 6-3 e 6-2, num confronto mais equilibrado do que o marcador demonstra.
Esta quinta-feira, o torneio prossegue com os oito encontros da segunda ronda de singulares a partir das 10:30, com Francisca Jorge e Angelina Voloshchuk agendadas não antes das 13:00. Durante a tarde, será retomada a competição de pares interrompida pela chuva.
















