Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
O chef Sky Visser aposta numa fusão entre os sabores sul-americanos e asiáticos. Crédito: Luís Forra | Lusa
Algarve, Gastronomia

Chefs estrangeiros escolhem Faro para abrir restaurantes e explorar produtos locais

Faro atrai cada vez mais chefs estrangeiros que cruzam produtos locais com gastronomia internacional e renovam a oferta da cidade

10:10 13 Março, 2026 13:25 17 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O estilo de vida, a qualidade dos produtos e o clima atraem a Faro cada vez mais ‘chefs’ de cozinha estrangeiros, que escolhem a cidade para se estabelecerem, cruzando a matéria-prima local com a gastronomia internacional.

Numa cidade onde o turismo despertou mais tarde do que noutros pontos do Algarve, os restaurantes internacionais limitavam-se, há uma década, a pizzarias ou à comida chinesa, cenário que tem vindo a mudar, acompanhado, também, pelo crescimento de restaurantes mais sofisticados e focados em menus sazonais.

A chef do restaurante Los Locos Josefina Cardeza diz que o seu restaurante assenta na transformação de ingredientes familiares em algo novo e supreendente. Crédito: Luís Forra | Lusa

Com o aumento do número de turistas, o concelho de Faro passou, também, a ter mais restaurantes: se em 2014 tinha 141 restaurantes registados como tradicionais (com serviço de mesa), em 2024 esse número aumentou para 221, segundo dados fornecidos à Lusa pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Chefs estrangeiros encontram em Faro novas oportunidades

Chegada a Portugal do outro lado do Atlântico, em 2004, a argentina Josefina Cardeza começou por se estabelecer em Lisboa, onde teve dois restaurantes, mas, no final de 2019, pouco antes de rebentar a pandemia de covid-19, abriu o Los Locos em Faro.

Restaurante Los Locos, da chef Josefina Cardeza. Crédito: Luís Forra | Lusa

Apesar das dificuldades iniciais, “Ju”, como é conhecida, não duvida que, após a pandemia, a cidade beneficiou de uma reviravolta: começou a abrir-se mais ao turismo e surgiram muitos novos restaurantes, animados pelo aumento de visitantes.

Com um espaço pequeno, a empresária de 50 anos não nega que se tivesse aberto o restaurante em Vilamoura ou em Almancil seria mais fácil, pois os farenses ainda estão a aprender a ter cultura gastronómica, mas é justamente esse desafio que a inspira.

“Dá-me prazer que as pessoas tenham novas experiências”, refere, sublinhando que o conceito do restaurante se funde com a sua personalidade: “é como comer na minha casa e ir contando histórias. Aqui tudo conta uma história”, conta.

Projetos internacionais cruzam sabores e culturas

Poucos anos mais tarde, conquistado pelo clima, qualidade de vida e matéria-prima que encontrou no Algarve, Sean Marsh decidiu converter uma antiga marisqueira de Faro – cidade com a qual já tinha uma ligação emocional -, num ‘bistro’, e assim nasceu o ATO.

O norte-americano, agora com 40 anos, mudou-se para a Europa em 2011 e escolheu Faro para se estabelecer, ilustrando que, se tivesse um restaurante em Lisboa, teria de “estar aberto ao almoço e ao jantar, sete dias por semana, para conseguir pagar a renda”.

O restaurante ” Céu” do chef Sky Visser aposta numa fusão entre os sabores sul-americanos e asiáticos. Crédito: Luís Forra | Lusa

Assim, optou por apostar num mercado de menor dimensão porque, considera, é “mais arriscado” abrir negócios em cidades maiores: “Prefiro ser o capitão de um barco mais pequeno”, graceja o ‘chef’, que abriu o restaurante em 2022.

No mesmo ano, Sky Visser abriu o Céu, um restaurante que junta a gastronomia asiática e da América do Sul, inspirada nos sabores que experimentou desde sempre: filho de pai holandês e mãe indonésia, nasceu e cresceu em Curaçau, nas Caraíbas.

Atualmente com 27 anos, o ‘chef’ chegou ao Algarve também influenciado pelos pais, que se mudaram para a região quando se reformaram, e depressa se apaixonou pelo estilo de vida, invernos amenos e qualidade dos produtos.

“Precisava de um sítio não muito frio, com um estilo de vida mais calmo. Faro tem muito potencial, é quase uma cidade esquecida, porque o ‘boom’ do turismo chegou aqui mais tarde do que noutros pontos do Algarve, o que foi bom para a cidade”, considera.

Turismo e reconhecimento gastronómico impulsionam cidade

Apesar de a capital algarvia ser a cidade com o maior número de habitantes do distrito, durante muito tempo o seu aeroporto funcionou apenas como porta de entrada para milhares de turistas.

Restaurante “Céu”, do chef Sky Visser. Crédito: Luís Forra | Lusa

O primeiro hostel na cidade abriu em 2011 e foi só em 2021 que Faro ganhou o seu primeiro hotel de cinco estrelas.

Este ano, pela primeira vez, um restaurante em Faro – o Alameda, do ‘chef’ Rui Sequeira -, foi galardoado pelo Guia Michelin Portugal 2026 com uma estrela, que distingue uma ‘cozinha de grande nível, compensa parar’.

  • Por Marta Duarte, da agência Lusa

Leia também: GNR alerta para aumento de acidentes com trotinetes no Algarve

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve Cultura Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa com a carteira vazia.
Economia Nacional

Atenção ao prazo: pensionistas arriscam suspensão da pensão se falharem este passo

10:10 4 Agosto, 2026 09:53 4 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma obrigação que não pode ser esquecida por estes pensionistas que recebem pensão: calendário 'corre' e incumprimento terá consequências

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve Cultura Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Economia Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Foto em Gran Canária. Crédito: Pixabay
Europa Vida & Lazer

“A experiência foi horrível”: turista ‘iritada’ com má educação dos locais e preços nesta ilha perto de Portugal

17:40 4 Agosto, 2026 17:29 4 Agosto, 2026 | Luís Santos

Turista britânica revela experiência dececionante numa conhecida ilha paradisíaca e deixa um alerta a quem planeia visitar o destino

Algarve Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Proposta de novas notas de euro. Crédito: Foto AI
Economia Europe Direct Algarve

Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data

18:30 3 Agosto, 2026 19:16 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Christina Lagarde, presidente do BCE, apresentou no passado dia 23 de julho uma proposta para as novas notas de euro, que devem chegar ao mercado na década de 2030

Trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Novas regras do IUC já são oficiais: conheça o novo calendário e saiba quando entra em vigor

12:40 4 Agosto, 2026 12:34 4 Agosto, 2026 | João Luís

O calendário do IUC vai mudar e haverá um ano de transição antes da entrada em vigor do modelo definitivo: veja as novidades

Algarve, Cultura, Economia

FATACIL regressa a Lagoa com dez dias de música, gastronomia e tradição

07:15 4 Agosto, 2026 07:01 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Tony Carreira, Plutónio, Sara Correia, Richie Campbell e Os Quatro e Meia integram o cartaz musical da FATACIL 2026

Idosa com a carteira vazia.
Economia, Nacional

Atenção ao prazo: pensionistas arriscam suspensão da pensão se falharem este passo

10:10 4 Agosto, 2026 09:53 4 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma obrigação que não pode ser esquecida por estes pensionistas que recebem pensão: calendário 'corre' e incumprimento terá consequências

Agente da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Governo aprovou novas regras para a carta de condução: há mudanças importantes para condutores

22:00 2 Agosto, 2026 21:59 2 Agosto, 2026 | João Luís

O Governo aprovou novas regras para a carta de condução. Descubra o que muda e o que ainda está por definir

Algarve, Cultura, Desporto

Meta Beach Fest regressa à Praia de Faro com desporto, música e cultura

09:40 4 Agosto, 2026 09:33 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Mais de 20 artistas, competições desportivas e ações ambientais integram a segunda edição do Meta Beach Fest na Praia de Faro

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Economia, Mundo

“Era a minha vida”: agricultor de 86 anos recusa vender terreno por 13 milhões de euros por ‘amor à terra’

16:30 1 Agosto, 2026 15:16 1 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Nem uma proposta superior a 15 milhões de dólares convenceu este agricultor a abandonar as propriedades da família

Tempo

Chuva regressa hoje e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 4 Agosto, 2026 14:36 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A humidade, a nebulosidade e a possibilidade de chuva fraca voltam a marcar o estado do tempo esta terça-feira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

15:10 4 Agosto, 2026 15:08 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Uma reflexão sobre o potencial dos recursos naturais e dos novos materiais do Algarve enquanto matéria de criação artística, inovação e sustentabilidade

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europa

“Considero insuficiente”: reformada de 67 anos recebe 1.790€ mas considera a pensão ‘injusta’

18:00 2 Agosto, 2026 16:01 2 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Depois de 25 anos a trabalhar como auxiliar de enfermagem, a reformada francesa recebe 1.790 euros brutos por mês, mas considera o valor insuficiente

Foto em Gran Canária. Crédito: Pixabay
Europa, Vida & Lazer

“A experiência foi horrível”: turista ‘iritada’ com má educação dos locais e preços nesta ilha perto de Portugal

17:40 4 Agosto, 2026 17:29 4 Agosto, 2026 | Luís Santos

Turista britânica revela experiência dececionante numa conhecida ilha paradisíaca e deixa um alerta a quem planeia visitar o destino

Algarve, Cultura

Centenas de foliões vão desfilar no Carnaval de Verão de Altura

12:50 4 Agosto, 2026 12:51 4 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Carnaval de Verão recupera o tema do cortejo realizado em fevereiro e volta a juntar centenas de foliões e figurantes

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e ventos fortes regressam a Portugal a partir desta data e esta será a região mais afetada

16:00 3 Agosto, 2026 16:20 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Esta semana será marcada por períodos de chuva fraca na maior parte do território nacional, mas nesta região haverá agravamento do estado do tempo

Pano branco no retrovisor de um carro. Crédito: Foto AI
Auto, Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o seu significado e aquilo que deve fazer se o vir

17:50 3 Agosto, 2026 16:54 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se depare com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Algarve, Economia

Cinco novas lojas reforçam oferta comercial do Forum Algarve

15:30 3 Agosto, 2026 15:44 3 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

As novas lojas abrangem as áreas da restauração, moda, artigos para casa e soluções de descanso, segundo o Forum Algarve

Proposta de novas notas de euro. Crédito: Foto AI
Economia, Europe Direct Algarve

Banco Central Europeu anuncia: vêm aí novas notas de euro e a sua chegada ao ‘bolso’ dos europeus está prevista para esta data

18:30 3 Agosto, 2026 19:16 3 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Christina Lagarde, presidente do BCE, apresentou no passado dia 23 de julho uma proposta para as novas notas de euro, que devem chegar ao mercado na década de 2030

Últimas Notícias

  • “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
    “Só quero o que é justo”: reformada de 79 anos recebe 2.300€ de pensão de viuvez e de reforma e considera o valor injusto
  • Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
    Albufeira cede apartamento para alojar médicos da ULS Algarve
  • Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
    Conferência sobre o ‘Simplex’ Urbanístico reúne mais de 300 participantes no Algarve
  • Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
    Nem robalo nem dourada: o consumo deste peixe comum na costa portuguesa pode dar até 3 dias de alucinações
  • Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo
    Irís, Khiaro e Fábio Lagarto animam Festa de Verão de Cachopo

Opinião

  • Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
    Um olho no burro, outro no cigano | Por José Figueiredo Santos
  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito

Europe Direct Algarve

  • Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: Nós, os não fumadores, não vamos para férias para fumar | Por Eduardo Costa
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: caminho a novas formas de criação e experimentação | Por José Brito
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento