Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Turistas no centro de Portimão. Crédito: CMP
Algarve, Economia

Centro de Portimão prepara-se para transformação com Bairro Comercial Digital

Bairro Comercial Digital de Portimão inclui loja online, reservas, entregas e formação digital para comerciantes

07:10 14 Março, 2026 17:26 9 Março, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Município de Portimão vai apresentar no próximo dia 16 de março, às 10:00, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, o projeto “Comércio do Centro – Bairro Comercial Digital”, uma iniciativa destinada a modernizar e dinamizar o centro histórico e comercial da cidade.

A sessão dirige-se a todos os comerciantes do centro de Portimão e marca o início da fase de implementação do projeto, que representa um investimento global de cerca de 1,3 milhões de euros, sendo aproximadamente 950 mil euros cofinanciados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Segundo o Município de Portimão, “o projeto tem como objetivo a modernização digital do comércio do centro de Portimão, promovendo a competitividade dos comerciantes locais, a atração de novos públicos e a valorização do património histórico e cultural da cidade.”

Projeto aposta na digitalização do comércio local

De acordo com a autarquia, “o Bairro Comercial Digital de Portimão visa a modernização e digitalização do comércio local, abrangendo cerca de 150 empresas do centro da cidade”.

O projeto integra várias ferramentas e serviços destinados aos comerciantes, incluindo um marketplace digital gratuito, com loja online, sistema de reservas, encomendas e entregas. Está também prevista a criação de um website e de uma aplicação móvel do Bairro Comercial Digital, com mapa interativo, agenda de eventos e roteiros turísticos.

Entre as soluções previstas encontram-se ainda experiências de realidade aumentada em pontos de interesse histórico-culturais, MUPIs interativos no espaço público, cacifos digitais para recolha de encomendas e formação gratuita e certificada em competências digitais para comerciantes, entre outras iniciativas.

Sessão apresenta ferramentas e formas de adesão

A apresentação pública contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Portimão e do gestor do Bairro Comercial Digital, bem como de representantes da AEA – Associação dos Empresários do Algarve e da empresa Mygon, responsável pela plataforma de comércio eletrónico.

Segundo o Município, “nesta sessão, os comerciantes poderão conhecer em detalhe as ferramentas que o projeto disponibiliza e a forma de aderir.”

Nos dias seguintes, entre 17 e 20 de março, a equipa da empresa Mygon estará no terreno para realizar o processo de “onboarding” presencial dos comerciantes interessados em integrar o marketplace digital.

Parcerias e financiamento no âmbito do PRR

O projeto é promovido pelo Município de Portimão em parceria com várias entidades regionais, nomeadamente a ACRAL – Associação de Comércio e Serviços do Algarve, a APCS – Associação Portimonense de Comércio e Serviços e a ATP – Associação de Turismo de Portimão.

Conta ainda com a colaboração da AEA – Associação dos Empresários do Algarve, responsável pela componente de formação, da EPGE – Escola Profissional Gil Eanes, que participa na produção de conteúdos e apoio ao projeto, e da Divisão de Museus e Património da Câmara Municipal de Portimão, no desenvolvimento dos conteúdos histórico-culturais.

De acordo com a autarquia, “o Bairro Comercial Digital de Portimão é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito da Componente 16 – Empresas 4.0.”

Leia também: Nike vai abrir loja no Designer Outlet Algarve com mais de mil metros quadrados

Vinho.
Nacional

Atenção ao vinho que põe na mesa: ASAE apreende tinto e branco prontos a entrar no mercado e estas eram as irregularidades

09:20 17 Abril, 2026 18:31 14 Abril, 2026 | Miguel Frazão

ASAE apreendeu mais de 39.000 litros de vinho em várias regiões do país devido a irregularidades na rotulagem

Algarve Cultura Política

Tavira celebra 25 de Abril com sessões, exposições, documentário e concertos

10:44 17 Abril, 2026 10:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cultura e memória marcam comemorações do 25 de Abril em Tavira com programa cultural, exposições, concertos e sessões solenes longo de dias

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia

Vem aí uma descida forte nos combustíveis: um vai ‘cair a pique’ e o outro quase não mexe

12:00 17 Abril, 2026 11:46 17 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há mexidas à vista nos combustíveis e uma delas promete fazer diferença na carteira. Nem todos vão sentir o mesmo alívio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso

11:14 17 Abril, 2026 11:14 17 Abril, 2026 | João Luís

Uma depressão vai trazer chuva intensa e vento forte a esta região de Portugal: saiba quando chega o mau tempo

Opinião

A selva que trazemos connosco | Por Luís Ganhão

15:17 17 Abril, 2026 15:17 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"A 'guerra civil' dos chimpanzés não nos diz nada sobre eles. Diz tudo sobre nós. Mostra que a linha que separa o Homo Sapiens do resto dos primatas é mais fina do que o nosso ego gostaria"

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Há novidades para beneficiários deste apoio da Segurança Social: veja se está nesta lista

09:00 17 Abril, 2026 02:02 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários deste apoio da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

Colisão em Albufeira faz quatro feridos, dois em estado grave

06:55 17 Abril, 2026 08:41 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estrada interrompida em Albufeira após acidente com quatro feridos, dois dos quais em estado grave, durante esta madrugada

Algarve Cultura

Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro

12:40 17 Abril, 2026 12:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

25 anos da Biblioteca Municipal de Faro celebrados com música, contos e atividades que reforçam o papel na promoção da leitura

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Europa Gastronomia

Vão desaparecer como as conhecemos: Mercadona explica a mudança que está a chegar às sua peixarias

15:30 17 Abril, 2026 13:31 17 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Peixe limpo, preparado e embalado em tabuleiros é a nova aposta da cadeia espanhola Mercadona para transformar a compra em loja

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Algarve

Operações da GNR resultam em dezenas de detenções no Algarve

12:30 13 Abril, 2026 12:22 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve 77 pessoas e registou 582 infrações rodoviárias no distrito de Faro numa semana, com ações de combate ao crime e reforço da segurança

Operação de trânsito.
Auto Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Vinho.
Nacional

Atenção ao vinho que põe na mesa: ASAE apreende tinto e branco prontos a entrar no mercado e estas eram as irregularidades

09:20 17 Abril, 2026 18:31 14 Abril, 2026 | Miguel Frazão

ASAE apreendeu mais de 39.000 litros de vinho em várias regiões do país devido a irregularidades na rotulagem

Algarve, Cultura, Política

Tavira celebra 25 de Abril com sessões, exposições, documentário e concertos

10:44 17 Abril, 2026 10:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Cultura e memória marcam comemorações do 25 de Abril em Tavira com programa cultural, exposições, concertos e sessões solenes longo de dias

Homem à chuva, mau tempo em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chuva regressa em força a Portugal a partir desta data: também vai haver “chuva de lama” e estas serão as regiões mais afetadas

06:30 17 Abril, 2026 14:05 16 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Próxima semana traz agravamento do estado do tempo, com trovoadas, chuva de lama e precipitação forte em Portugal

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vêm aí apoios do Governo e podem ‘dar uma folga’ à sua carteira: saiba que medidas estão em cima da mesa

09:30 16 Abril, 2026 08:43 16 Abril, 2026 | João Luís

Governo prepara um novo pacote de apoios: veja que medidas podem ajudar a aliviar custos nos próximos tempos

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia

Vem aí uma descida forte nos combustíveis: um vai ‘cair a pique’ e o outro quase não mexe

12:00 17 Abril, 2026 11:46 17 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há mexidas à vista nos combustíveis e uma delas promete fazer diferença na carteira. Nem todos vão sentir o mesmo alívio

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’ e vento forte a caminho: depressão traz mau tempo a este será o dia mais chuvoso

11:14 17 Abril, 2026 11:14 17 Abril, 2026 | João Luís

Uma depressão vai trazer chuva intensa e vento forte a esta região de Portugal: saiba quando chega o mau tempo

Opinião

A selva que trazemos connosco | Por Luís Ganhão

15:17 17 Abril, 2026 15:17 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

"A 'guerra civil' dos chimpanzés não nos diz nada sobre eles. Diz tudo sobre nós. Mostra que a linha que separa o Homo Sapiens do resto dos primatas é mais fina do que o nosso ego gostaria"

Casal no computador. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Há novidades para beneficiários deste apoio da Segurança Social: veja se está nesta lista

09:00 17 Abril, 2026 02:02 17 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Beneficiários deste apoio da Segurança Social têm "boas novidades" à sua espera na aplicação, de acordo com comunicado do INSS

Algarve

Colisão em Albufeira faz quatro feridos, dois em estado grave

06:55 17 Abril, 2026 08:41 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Estrada interrompida em Albufeira após acidente com quatro feridos, dois dos quais em estado grave, durante esta madrugada

Algarve, Cultura

Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro

12:40 17 Abril, 2026 12:44 17 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

25 anos da Biblioteca Municipal de Faro celebrados com música, contos e atividades que reforçam o papel na promoção da leitura

Peixaria de supermercado. Crédito: Freepik
Europa, Gastronomia

Vão desaparecer como as conhecemos: Mercadona explica a mudança que está a chegar às sua peixarias

15:30 17 Abril, 2026 13:31 17 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Peixe limpo, preparado e embalado em tabuleiros é a nova aposta da cadeia espanhola Mercadona para transformar a compra em loja

Idosos a verificar contas. Crédito: Freepik
Economia

Reformados podem aumentar a pensão com esta ‘ajuda’ da Segurança Social: saiba se tem direito e como pode pedir

15:30 14 Abril, 2026 15:20 14 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Há um apoio da Segurança Social destinado a idosos com baixos rendimentos que pode reforçar a pensão mensal e ajudar nas despesas essenciais do dia a dia

Pessoas a ir trabalhar. Crédito Freepik AI
Economia, Europa

Bruxelas quer mudar a rotina de trabalho dos europeus: saiba do que se trata e se vai afetar Portugal

12:30 16 Abril, 2026 12:28 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Proposta europeia pode alterar a forma como se trabalha na UE. Medidas estão a ser preparadas e podem ter impacto também em Portugal

Pessoas a usar o telemóveis. Crédito: Freepik
Europa, Tech

Adeus telemóveis? Novas regras da UE vão mudar forma como compra e usa o telemóvel

15:40 16 Abril, 2026 15:30 16 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A partir de 2027, há novas regras para os telemóveis na Europa. Baterias, reparações e vida útil entram numa nova era

Algarve

Operações da GNR resultam em dezenas de detenções no Algarve

12:30 13 Abril, 2026 12:22 13 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

GNR deteve 77 pessoas e registou 582 infrações rodoviárias no distrito de Faro numa semana, com ações de combate ao crime e reforço da segurança

Operação de trânsito.
Auto, Economia

Condutores destes veículos não arriscam esta multa até 600€ que muitos ‘temem’: confirme se está mesmo fora da lista

13:41 16 Abril, 2026 13:42 16 Abril, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os veículos são obrigados a ter triângulo de pré-sinalização de perigo, bem como o colete, pelo que podem escapar a algumas multas

Últimas Notícias

  • Especialistas avisam: há um alimento que pode ajudar os bebés a voltar a dormir mais depressa
    Especialistas avisam: há um alimento que pode ajudar os bebés a voltar a dormir mais depressa
  • Vão desaparecer como as conhecemos: Mercadona explica a mudança que está a chegar às sua peixarias
    Vão desaparecer como as conhecemos: Mercadona explica a mudança que está a chegar às sua peixarias
  • Vem aí um Chupa Chups de almôndega: combinação improvável chega às lojas IKEA a partir desta altura
    Vem aí um Chupa Chups de almôndega: combinação improvável chega às lojas IKEA a partir desta altura
  • “O que está em causa relativamente à segurança dos produtos cosméticos?”
    “O que está em causa relativamente à segurança dos produtos cosméticos?”
  • Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro
    Programa cultural marca os 25 anos da Biblioteca Municipal de Faro
  • Há um problema a crescer nos aeroportos portugueses e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em 2026
    Há um problema a crescer nos aeroportos portugueses e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em 2026

Opinião

  • A selva que trazemos connosco | Por Luís Ganhão
    A selva que trazemos connosco | Por Luís Ganhão
  • Loulé celebra Festa Grande da Mãe Soberana este domingo
    Loulé celebra Festa Grande da Mãe Soberana este domingo
  • Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos
    Crianças como joguete: entre a creche prometida e a creche negada | Por José Figueiredo Santos
  • Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “O que está em causa relativamente à segurança dos produtos cosméticos?”
    “O que está em causa relativamente à segurança dos produtos cosméticos?”
  • Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
    Oulu 2026, os sons do universo na catedral | Por João Palmeiro
  • Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
    Só devem entrar na escola com esta idade: país da UE com os melhores desempenhos escolares revela o seu ‘segredo’ para o sucesso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal