O Centro de Interpretação da Lota de Sagres (CILS) abriu as portas ao público, esta quarta-feira. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 13:30 às 16:30.
Este equipamento museológico, agora aberto e com entrada gratuita, “apresenta uma exposição permanente sobre a história da venda de pescado no Porto da Baleeira e dos seus protagonistas, a atividade da pesca e dos seus profissionais, bem como sobre temas ambientais dedicadas ao mar, à biodiversidade da costa de Sagres, à sustentabilidade dos contextos marinhos locais e dos oceanos no geral”, explica a Câmara Municipal de Vila do Bispo em comunicado.
Também pode ser visitada a exposição temporária “Aves do Sudoeste”, que contempla 29 imagens fotográficas, da autoria de Diniz Cortes, de algumas das aves que ocorrem ao longo do ano ao concelho.
O Centro de Interpretação da Lota de Sagres foi cedido à Câmara Municipal pela Docapesca, através de protocolo, celebrado a 13 de julho de 2021, data a partir da qual a autarquia tem promovido, neste espaço, diversas iniciativas e atividades sobretudo dedicadas aos mares de Sagres e à sua biodiversidade e sustentabilidade.
O equipamento veio dar uma nova vida ao edifício da antiga Lota do Porto da Baleeira, em Sagres, espaço dedicado à venda do pescado que funcionou entre 1973 e 2001.
Com uma localização privilegiada, para a cénica enseada da Baleeira, com os Ilhotes do Martinhal e o Atlântico em pano de fundo, este espaço está capacitado para o desenvolvimento de ações de educação patrimonial, de sensibilização ambiental, de divulgação do património local, de informação turística e de promoção de produtos endógenos.
Leia também: Nem ambientadores nem velas: use o truque dos hotéis para ter a casa de banho sempre a cheirar bem