No Dia Mundial do Teatro, celebrado a 27 de março, Theodoros Terzopoulos, encenador, pedagogo e fundador da Attis Theatre Company (Grécia), lança uma profunda reflexão sobre o papel do Teatro e das Artes na atualidade. A mensagem oficial, divulgada a convite do Instituto Internacional de Teatro da UNESCO, levanta questões fundamentais sobre o impacto da arte no mundo contemporâneo e os desafios que se colocam à criação artística.
O dramaturgo questiona se “poderá o teatro ouvir o pedido de SOS que os nossos tempos estão a enviar, num mundo de cidadãos empobrecidos, fechados em células de realidade virtual, entrincheirados na sua privacidade sufocante? Num mundo de existências robotizadas dentro de um sistema totalitário de controle e repressão em todo o espectro da vida? Estará o teatro preocupado com a destruição ambiental, o aquecimento global, a perda maciça de biodiversidade, a poluição dos oceanos, o derretimento das calotas polares, o aumento dos incêndios florestais e os fenómenos meteorológicos extremos? Poderá o teatro tornar-se parte ativa do ecossistema?”
Consciente que o teatro acompanha o impacto humano no planeta há muitos anos, mas está com dificuldades em lidar com este problema, questiona-se igualmente se “estará preocupado com a condição humana tal como está a ser moldada no século XXI, em que o cidadão é manipulado por interesses políticos e económicos, redes de comunicação social e empresas fazedoras de opinião? Onde as redes sociais, por mais que a facilitem, são o grande álibi da comunicação, porque proporcionam a necessária distância segura do Outro?”
No ano em que se assinalam três anos da guerra de agressão à Ucrânia, a organização do Dia Mundial do Teatro dedica esta edição ao tema “Uma Cultura de Paz”, prestando homenagem ao povo ucraniano e a todas as nações afetadas por conflitos.
À semelhança de anos anteriores, a Divisão de Cultura da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve junta-se à celebração e incentiva a leitura e partilha da mensagem em iniciativas que marcam a data.
O teatro como ferramenta de educação e inclusão
Em sintonia com a mensagem de 2025, a CCDR Algarve destaca a relevância do teatro na formação do indivíduo e na criação de um espaço de expressão e inclusão. O teatro desempenha um papel fundamental no autoconhecimento, no desenvolvimento de competências e na construção de uma sociedade mais sensível e participativa.
Na região algarvia, três estruturas não profissionais destacam-se pelo seu contributo na dinamização do teatro desde a infância até à idade adulta:
- TIPO – Teatro Infantil de Portimão
Criado em 2007 para suprir a falta de oferta teatral para crianças e jovens, o TIPO desenvolveu várias peças, colaborou com escolas e lançou o FESTIPO – Festival de Teatro Educativo, um evento dedicado à promoção da cultura teatral entre os mais novos, sendo “desenhado no sentido de promover a cultura teatral entre a juventude, mas também para semear as bases para um futuro mais inclusivo e culturalmente mais rico”. - Associação “Os Barões” e o grupo infantojuvenil “Que Cena!”
Fundada em 1992 na Nave do Barão, Loulé, a associação dinamiza o grupo “Que Cena!”, composto por crianças e jovens entre os 8 e os 14 anos. Em 2024, o grupo encenou “Algarve em si”, integrado na candidatura do Geoparque Algarvensis à UNESCO, e elaborou o guião da peça “O Dia dos Prodígios”, baseado na obra de Lídia Jorge. - SinCera TUA – Associação Teatral da Universidade do Algarve (UAlg)
Criado em 1990, este grupo universitário foi um marco na formação teatral da região, mas esteve inativo entre 2016 e 2022. Desde então, retomou a sua atividade com novos cursos e espetáculos, destacando-se, em 2024, a performance “A Casa Amarela”, com base no texto de Filipe Pereira e encenação de Carolina Santos, com assistência de Beatriz Medeiros.
Com estas iniciativas, o teatro no Algarve continua a afirmar-se como uma ferramenta de aprendizagem, inclusão e transformação social, promovendo uma cultura de paz e reflexão crítica, em linha com os valores destacados pelo Dia Mundial do Teatro 2025.
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