A nova Ciclovia da Esteveira, que estabelece a ligação entre a vila de Castro Marim e o cruzamento da Praia Verde, passando por São Bartolomeu do Sul, foi oficialmente inaugurada no sábado, dia 29 de março, pela Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Localizada ao longo da Estrada Nacional 125-6, esta infraestrutura ciclável tem uma extensão aproximada de cinco quilómetros e incluiu também a repavimentação integral da via. A obra insere-se num projeto de mobilidade sustentável mais alargado, promovido pelo Município de Castro Marim.
“Temos 15 quilómetros a que chamamos de Triângulo Verde, uma marca ambiental e turística e um espaço de todos e para todos, que assegura inclusão e qualidade de vida. Continuaremos a trabalhar todos os dias para uma mobilidade sustentável”, referiu a vice-presidente do Município, Filomena Sintra.
A Ciclovia da Esteveira representa a segunda etapa de um plano municipal para fomentar a mobilidade suave e sustentável. A próxima fase do projeto prevê a construção de um novo troço ciclável, que irá ligar a localidade de Altura, ao longo da Avenida 24 de Junho, e ao Monte Francisco. Em simultâneo, o município está a preparar uma candidatura para garantir financiamento com vista à construção da rotunda da Praia Verde e à extensão da ciclovia até à própria praia.
O conjunto de infraestruturas cicláveis que compõem o Triângulo Verde está alinhado com as políticas de sustentabilidade ambiental da autarquia, que incluem medidas de descarbonização e eficiência energética. Um exemplo é a instalação de iluminação solar na Ciclovia da Lezíria, o primeiro troço deste projeto.
“O caminho para a sustentabilidade passa pelas pessoas e é envolvendo as comunidades e procurando ir ao encontro dos seus interesses que melhor se serve os objetivos da descarbonização da economia e da proteção da natureza. Fico sempre feliz quando tenho oportunidade de confirmar com exemplos concretos, como esta ciclovia, bem como a iniciativa do Triângulo Verde em que a mesma se insere”, destacou Maria da Graça Carvalho.
A ministra reforçou ainda que se trata de “um projeto que se traduz numa mais valia para a comunidade e que tem igualmente um forte significado a nível da comunidade sustentável. É uma alternativa concreta ao uso do automóvel e de outros veículos motorizados. É muito importante para esta região”.
A construção da Ciclovia da Esteveira representou um investimento superior a um milhão de euros, inserido no programa PO CRESC Algarve 2020 e cofinanciado a 50% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
“Mais um dia importante para Castro Marim. Viva à Ciclovia da Esteveira, de São Bartolomeu e de Castro Marim!”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Leia também: Sem espaço na cozinha? Organizador para lava-loiça do Lidl é a solução que procura por menos de 10€