O Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António, contou com a casa cheia, esta sexta-feira, para a terceira sessão das IX Jornadas de História do Baixo Guadiana.
O programa incluiu conferências de docentes universitários medievalistas de ambos os lados do Guadiana, nomeadamente, Juan Luis Carriazo Rubio, da Universidade de Huelva, que abordou a “Sobrevivência e percepção da fortificação senhorial do Baixo Guadiana”, e Luís Filipe Oliveira, da Universidade do Algarve, que tratou “Da defesa da fronteira à guerra no mar: a coroa e as ordens militares”.
Além das conferências, esta terceira sessão contou ainda com uma visita guiada à exposição dedicada à Ordem de Cristo patente na igreja do Castelo de Castro Marim e conduzida por Pedro Pires, técnico superior de cultura deste município, e com um momento de guitarra portuguesa a cargo de Filipe Santos.
As Jornadas de História do Baixo Guadiana, organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, voltam em janeiro de 2025 para assinalar a sua 10ª edição.
Leia também: Descubra a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam