Vilamoura vai acolher, entre 8 e 20 de dezembro 2025, o Campeonato do Mundo da Juventude, um dos maiores eventos do mundo de Vela, em termos de dimensão e do número de participantes.
O Campeonato do Mundo da Juventude vai trazer às águas de Vilamoura mais de 600 velejadores de 70 países, 150 treinadores e muitas centenas de acompanhantes, numa organização do Vilamoura Sailing, em parceria com a Federação Portuguesa de Vela e a Marina de Vilamoura.
Esta é uma competição que é considerada uns verdadeiros ‘Mini Jogos Olímpicos’ da Vela já que reúnem as 6 classes que prepararam os jovens velejadores precisamente para as atuais classes olímpicas.
29er, Ilca 6, Nacra 15, 420, IQFOIL e Fórmula Kite estarão em competição para eleger as suas novas estrelas mundiais. Entre femininos e masculinos, serão 11 campeonatos do mundo a decorrer em simultâneo em 4 campos de regata montados ao largo de Vilamoura.
É a primeira vez que este mundial se realiza no hemisfério norte em pleno mês de dezembro mas esta não é uma questão que preocupe a organização.
“Dezembro é um mês em que Vilamoura apresenta condições excepcionais. O Vilamoura Sailing nasceu há 8 anos e em 8 anos de atividade, dos eventos realizados em dezembro, nomeadamente competições de nível mundial e europeu, foram realizadas 98% das regatas programadas, uma taxa de conclusão muito acima da média. Este conhecimento e experiência adquirida permitiu-nos avançar com segurança para esta data. Aliás, não é por acaso que, há anos, Vilamoura tornou-se destino de eleição da totalidade das equipas olímpicas de vela para os seus estágios de inverno”, refere Nuno Reis, diretor do Vilamoura Sailing.
Como evento que envolve centenas de crianças e jovens de todo o mundo, espera-se que os acompanhantes igualem ou superem o número de atletas, os quais permanecerão em Vilamoura, no mínimo, 8 dias. No entanto, ao longo do ano de 2025 serão realizados em Vilamoura 8 eventos de preparação para este Campeonato do Mundo, acessíveis a todos os velejadores que queiram aproveitar para treinar e conhecer as águas de Vilamoura.
À semelhança de outros eventos de vela de grande dimensão promovidos pelo Vilamoura Sailing, este mundial assume-se como “um poderoso instrumento de combate à sazonalidade”.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€