A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) vai percorrer praias, piscinas e centros de atividades de tempos livres (ATL), durante um mês, com o objetivo de sensibilizar a população para a proteção solar e prevenir o cancro da pele, responsável por cerca de 13 mil novos casos anuais em Portugal.
A ação integra uma nova edição da campanha “Com o Sol Não se Brinca – Rota da Prevenção”, promovida pelo Núcleo Regional do Sul da LPCC, que irá passar por 40 locais do sul do país entre 20 de julho e 20 de agosto, informou a instituição em comunicado.
Com a chegada do verão, aumenta o tempo passado ao ar livre e, por consequência, a exposição à radiação ultravioleta (UV). “Embora a luz solar seja essencial para a saúde, a exposição excessiva constitui um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento do cancro da pele, tornando fundamental a adoção de comportamentos preventivos desde a infância”, alerta a Liga.
Tecnologia UV mostra os efeitos da proteção solar
É neste contexto que a Liga promove esta campanha que pretende sensibilizar crianças, jovens e adultos para hábitos de exposição solar seguros, através de uma ação interativa que utiliza tecnologia de imagem UV para demonstrar, em tempo real, a eficácia da proteção solar.
Os participantes poderão visualizar, através de um equipamento semelhante a um ‘photobooth’, a diferença entre pele protegida e pele não protegida, levando consigo uma fotografia que reforça a mensagem de prevenção.
Ao longo de um mês, a equipa da Liga estará presente em 40 locais, entre praias marítimas, praias fluviais, piscinas municipais, jardins e centros de atividades de tempos livres dos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Évora, Beja, Faro, Leiria e Oeste.
O calendário completo encontra-se disponível em: https://www.ligacontracancro.pt/com-o-sol-nao-se-brinca-onde-vamos-estar/
Rastreios reforçam importância da deteção precoce
Paralelamente, durante o mês de agosto, a Liga Portuguesa Contra o Cancro promoverá também rastreios de cancro da pele em várias praias, reforçando a importância da deteção precoce como complemento das medidas de prevenção.
A campanha de sensibilização e os rastreios integram a estratégia da Liga para reduzir o impacto do cancro da pele através da informação, da prevenção e do diagnóstico atempado.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, são diagnosticados anualmente cerca de 1,5 milhões de novos casos de cancro da pele em todo o mundo.
Em Portugal, estima-se que surjam aproximadamente 13 mil novos casos por ano, tornando essencial investir na educação para a saúde e na prevenção.
Leia também: Lagos celebra 37.ª Feira Concurso Arte Doce com cinco noites de música e tradição













