A Câmara de Loulé assinou, na semana passada, a escritura de dois lotes de terreno situados nos Cavacos, freguesia de Quarteira, com uma capacidade construtiva de cerca de 56 fogos de habitação e um valor total de 2.015.000 euros.
A aquisição conta com o apoio financeiro do IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P.), através do programa de Apoio ao Acesso à Habitação – 1º Direito.
Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara Municipal de Loulé, esta aquisição “é um grande momento para o concelho, pois, acabamos de dar um passo importante para apoiar mais 56 famílias, numa freguesia que conta com cerca de 25.000 habitantes e onde as necessidades de habitação se fazem sentir essencialmente na população mais vulnerável e na classe média”.
A autarquia louletana lembra que “se encontra neste momento a construir 94 fogos de habitação um pouco por todo o concelho, e tem mais 18 em fase de contratação pública de empreitada e 51 em fase de projeto”.
Até 2024, foram adquiridos 51 fogos e 13 terrenos para construção, estando já previstas, para uma segunda fase, mais 205 soluções habitacionais no âmbito da Estratégia Local.
Leia também: Estas duas praias do Algarve estão entre as mais perigosas de Portugal