A Better Tourism Lisbon Travel Market, o novo visual da antiga Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), consolida-se como o principal evento dedicado ao setor do turismo em Portugal. Realizada anualmente na capital, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), a edição deste ano decorre de 12 a 16 de março. O evento reúne expositores e entusiastas do setor provenientes de várias partes do mundo, incluindo cadeias hoteleiras, agências de viagens, destinos turísticos e empresas diversificadas.
A BTL arrancou esta quarta-feira, com os primeiros dias dedicados exclusivamente a profissionais do setor. A abertura ao público aconteceu esta sexta-feira, a partir das 17h00, estendendo-se até às 23h00 de sábado e às 20h00 de domingo. Os bilhetes individuais têm um custo de 8€, com pacotes promocionais de três bilhetes por 20€ e quatro por 26€, disponíveis para aquisição através do site oficial do evento.
Mais do que uma simples feira, a BTL assume-se como um ponto de encontro para negócios, networking e apresentação das últimas tendências do setor. Conta com a participação de expositores nacionais e internacionais, apresentações e diversas experiências para os visitantes. Ao longo dos cinco dias, o evento reúne cerca de 1500 expositores e promove 600 atividades.
Com dias dedicados aos profissionais e outros abertos ao público, a BTL desempenha um papel fundamental na promoção do turismo, fomentando parcerias estratégicas através da partilha de experiências e da criação de novas oportunidades para o mercado.
Os visitantes têm a oportunidade de usufruir de experiências imersivas, degustações de produtos nacionais, passatempos e promoções nos diversos expositores distribuídos pelos quatro pavilhões da feira, ricos em diversidade cultural.
A 35.ª edição da BTL tem como destaque Cuba, o destino internacional convidado, e Leiria, o município convidado deste ano. O evento revela-se uma mais-valia para a promoção das mais diversas regiões do país e do mundo, destacando as características únicas de cada local, como paisagens, gastronomia ou tradições.
Segundo os organizadores, a mudança de identidade para Better Tourism Lisbon reflete a ambição de consolidar Lisboa como um dos principais destinos turísticos globais, bem como o contínuo crescimento e evolução do próprio evento.
A organização tem vindo a investir na diversificação da oferta para os visitantes, desenvolvendo espaços e áreas como a BTL Cultural, BTL Emprego, BTL Lounge, BTL Religioso e BTL Weddings, entre outros. Além disso, oferece uma experiência cultural dedicada aos mais novos, a Kids Route, onde cada criança recebe um passaporte que é carimbado após a conclusão de desafios nos vários expositores.
O pavilhão quatro, dedicado às agências de viagens e aos destinos internacionais, conta com a presença de países como o Brasil, Espanha, Egito, Japão, Marrocos, Peru, Namíbia, entre muitos outros.
O Município de Tavira também marcou presença nesta edição da Better Tourism Lisbon 2025, uma participação que consideram “uma oportunidade estratégica para reforçar a identidade e diversidade turística, destacando as atrações naturais, culturais e gastronómicas, bem como a programação cultural para o ano de 2025”, como referido nas suas redes sociais. A envolvência da cidade no evento reforça o compromisso com a valorização do local e a promoção das suas tradições e património junto dos visitantes.
A BTL continua, assim, a afirmar-se como um evento incontornável para o setor do turismo, promovendo não só o crescimento económico, mas também a partilha de culturas e experiências únicas.
O Postal do Algarve deslocou-se à BTL com o apoio do Município de Tavira. MS/HDF
Leia também: Adeus, moscas: esta folha que tem na cozinha é a solução para manter a casa livre de insetos






