A Biblioteca Municipal de Lagos Júlio Dantas, integrada na Rede Nacional de Leitura Pública desde 1988, foi inaugurada a 1 de Novembro de 1991.
Está localizada no núcleo primitivo da zona intramuralhas da cidade de Lagos, no local onde se ergueu a edificação que serviu de residência a Júlio Dantas (1876 -1962) escritor, dramaturgo, embaixador e bibliófilo nascido em Lagos, e que após graves danos provocados pelo abalo sísmico de Fevereiro de 1969 veio a ser demolida.
Desenvolvida em 2 pisos, e servida por um pátio interior ao ar livre destinado a leitura informal, convívio e realização de atividades, é uma biblioteca em que os espaços públicos de leitura ‘contactam’ de forma harmoniosa com os gabinetes de trabalho da equipa técnica da BML.
O edifício, projetado pelo Arq.º Pedro Santa Rita, é constituído por uma cave para arrecadação e tratamento de livros, r/c e 1.º piso, servido por um pátio interior.
Detentora de um legado bibliográfico de Júlio Dantas de cerca de 10.000 volumes, e da incorporação de parte do fundo documental pertencente à Biblioteca Fixa n.º 6 da Fundação Calouste Gulbenkian, extinta em 1993, possui atualmente um fundo documental de mais de 100.000 documentos.
A Biblioteca tem 4 Polos de Leitura nas freguesias do concelho:
Pólo de Leitura de Barão de S. João
- Inaugurado em 2001, ocupa neste momento as antigas instalações da Junta de Freguesia local.
Pólo de Leitura de Bensafrim
- Inaugurado em 2001, encontra-se instalado no 1.º andar do edifício do Clube “Estrela Desportiva de Bensafrim”.
Pólo de Leitura da Luz
- Inaugurado em 2006, encontra-se instalado no r/c do edifício do Clube Recreativo, Cultural e Desportivo “Luzense”
Pólo de Leitura de Odiáxere
- Inaugurado em 2009, em edifício de raiz, no Largo do Moinho.
Leia também: História da Biblioteca Municipal de Loulé | Por Rita Moreira