O Município de Faro, através da Biblioteca Municipal António Ramos Rosa, vai promover, na próxima quarta-feira, 15 de outubro, às 17:30, uma nova sessão do projeto “Biblioteca Social – Humaniza-te”, iniciativa que pretende aproximar a comunidade da biblioteca através de temas sociais e contemporâneos.
De acordo com o município, o projeto tem como objetivo “criar um espaço de encontro, partilha e crescimento humano, reforçando o papel social da biblioteca “como espaço cultural, educativo e de lazer ao serviço da comunidade”.
A sessão será dedicada ao tema “Será que o meu filho está viciado em ecrãs?”, centrando-se na promoção do uso saudável das tecnologias de comunicação entre crianças e jovens. Dirigida a pais, mães e encarregados de educação, a tertúlia propõe “uma reflexão conjunta sobre o uso equilibrado das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), sublinhando a importância do envolvimento familiar na orientação das novas gerações para um uso consciente e responsável do mundo digital”, indica a autarquia.
O encontro contará com a presença do projeto “IKIGAI – Equilíbrio Digital”, que irá “ajudar a esclarecer dúvidas e orientar o debate”. Inspirado no conceito japonês ikigai — “razão de viver” — o projeto defende a importância de “encontrar equilíbrio entre as várias dimensões da vida, incluindo a relação com as tecnologias”, procurando reduzir o tempo de exposição excessiva aos ecrãs e promover o bem-estar emocional, social e pessoal de crianças e jovens.
À semelhança das restantes sessões do “Humaniza-te”, a iniciativa valoriza “as histórias reais e a partilha de experiências, com espaço para o testemunho de profissionais e do público em geral”, sublinha o município.
“Acreditamos que todos somos especialistas na nossa própria vida — e que, ao partilhar, aprendemos e crescemos em conjunto”, refere ainda a autarquia farense.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: [email protected].
Leia também: Herdeiro obrigado a pagar 92.798€ aos irmãos que o pai deserdou para deixar tudo para ele: tribunal decidiu

















