A época balnear já arrancou e a animação de verão não poderia faltar no Largo Eng.º Duarte Pacheco, em Albufeira. Durante as quartas-feiras dos meses de verão, sempre às 21:30 e a partir do próximo dia 19 de junho, o antigo Jardim da Meia Laranja transforma-se, como já é habitual, no palco principal do programa de Animação da Época Balnear.
As performances vão ser asseguradas pelas associações culturais e desportivas do concelho, pelo que a dança clássica e contemporânea, a música e o folclore são alguns dos espetáculos, entre junho e setembro.
O programa deste ano começa, no dia 19 de junho, com a atuação da FUETE – Academia de Dança de Albufeira que promete encantar os presentes com a beleza e rigor técnico característicos do grupo. Na semana seguinte, a 26 de junho, sobem ao palco os jovens da Associação de Capoeiragem Malta do Sul, para um divertido momento que mistura a dança, a música e as artes marciais.
Em julho atua, no dia 3, a Orquestra Juvenil da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, seguida das Marchas Populares de Paderne; no dia 10, o grupo musical “Entretenga”; no dia 12, a Associação de Dança Soul; no dia 17, José Praia e Aquaviva; no dia 24, o clube de Danças Desportivas do FC Ferreiras e a 31, Os Naira.
Já em agosto, as estrelas são os elementos do Rancho Folclórico de Albufeira, que se apresentam a 7 de agosto, e a Orquestra GMO (Giovani Musicisti Ossolani) a 16. Depois, a Banda Alhada atua no dia 21 e o Grupo Al-Buhera, no dia 28.
A encerrar o programa, no mês de setembro, Ben & The Pirates são os responsáveis pela animação da noite do dia 4; o Rancho Folclórico do Algoz atua no dia 11 e a Associação LUEL apresenta-se a 18.
“Levar os turistas a conhecerem um pouco da cultura tradicional e da etnografia do concelho, mostrar os ‘nossos’ talentosos artistas e divulgar os trabalhos das associações albufeirenses é, também, uma das missões do atual Executivo”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira e responsável pelo pelouro da Cultura, José Carlos Rolo.
Leia também: Sou obrigado a abrir o porta-bagagens numa operação STOP?