Os tripulantes da Estação Salva-vidas de Olhão auxiliaram, na tarde desta segunda-feira, três pessoas de nacionalidade espanhola, que se encontravam em dificuldades a bordo de um veleiro de bandeira suíça, após este encalhar à entrada da Barra da Armona, em Olhão.
Na sequência de um alerta recebido pelas 11:10, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram ativados de imediato para o local tripulantes da Estação Salva-vidas de Olhão, bem como elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Olhão.
“À chegada ao local, os tripulantes da Estação Salva-vidas de Olhão constataram que as pessoas se encontravam bem fisicamente, sem necessidade de assistência médica, tendo dois dos tripulantes, uma mulher e um menor, sido transportados para terra por questões de segurança”, explica a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.
Devido à posição do veleiro e às condições da maré, não foi possível efetuar o desencalhe do veleiro no imediato, ficando um único tripulante a bordo do veleiro a aguardar pela subida da maré, a fim de se realizar a tentativa de desencalhe.
Estabelecidas as condições de segurança, os tripulantes da Estação Salva-vidas acompanharam o veleiro para o fundeadouro da Culatra.
O Comando-local da Polícia Marítima de Olhão tomou conta da ocorrência, tendo o skipper do veleiro sido notificado que “só poderá largar após ser alvo de uma vistoria, a fim de assegurar as condições de navegabilidade”.
Leia também: Saiba qual é a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam