O Arquivo Municipal de Tavira lançou, este sábado, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, o primeiro número da revista Folium.
Trata-se de uma publicação periódica anual de divulgação de estudos históricos sobre o Algarve, tendo Tavira como epicentro.
Esta revista pretende dinamizar culturalmente o papel do Arquivo Municipal de Tavira como difusor de conteúdos históricos, convidando investigadores do mundo académico e não académico.
Este número, conta com os seguintes artigos: “Dos objectos rituais, aos elementos de prestigio. Os artefactos metálicos do Convento de Nossa Senhora da Graça (Tavira)”, de Jaquelina Covaneiro e Sandra Cavaco, “Industria e património industrial moageiro na cidade de Tavira 1890-1975”, de Carlos Manuel Faísca, “A moeda de Ipses (Alvor) enquanto meio de afirmação identitária”, de João Pedro Nascimento Matos.
Na revista Folium também estão publicados “Tavira, o 25 de Abril e os primeiros movimentos democráticos, sociais e politicos”, de Miguel Peres Santos, “O projecto de adaptação do Mosteiro das Bernardas de Tavira a quartel (1775)”, de Marco Sousa Santos, “Camões, Algarve e Açores”, de Óscar Caeiro Pinto, e “O forte de São João da Barra nos registos paroquiais (1686-1755)”, de Samuel Viana.
Leia também: Estas duas praias do Algarve estão entre as mais perigosas de Portugal