Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Prato de caracóis com pão e cerveja. Crédito: Freepik
Algarve, Gastronomia

Aprenda o truque algarvio para fazer caracóis como manda a tradição do 1.º de Maio

Quer fazer caracóis perfeitos no 1.º de Maio? Siga este truque tradicional que muitos algarvios não dispensam

16:00 30 Abril, 2026 15:51 30 Abril, 2026 | João Luís
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No Algarve, o 1.º de Maio é mais do que uma data simbólica: é o arranque oficioso da época dos caracóis. Embora seja possível encontrá-los antes e depois, é neste feriado que muitos aproveitam para dar início à tradição do petisco que marca a primavera e o início do calor. E como a preparação nem sempre é simples, partilhamos consigo o método mais eficaz para lavar e cozinhar os caracóis sem perder tempo… ou paciência.

Como acontece todos os anos, os caracóis voltam a ser protagonistas nas mesas algarvias, com receitas que se passam entre gerações. Este guia prático do POSTAL compila os truques mais eficazes para que a experiência seja tão saborosa quanto fácil de preparar.

Como lavar bem os caracóis sem perder uma manhã inteira

A lavagem dos caracóis é essencial. Como muitos alimentam-se de ervas ou farinhas (no caso dos de viveiro), e libertam uma goma viscosa, é necessário garantir uma boa limpeza.

O primeiro passo é passá-los por água para eliminar impurezas visíveis. De seguida, devem ser colocados num alguidar com água a cobri-los e dois punhados generosos de sal grosso.

O sal provoca a libertação de muco, essencial para a limpeza. O recipiente deve estar tapado: mesmo sendo lentos, os caracóis são peritos em fugas pela cozinha.

Após dez minutos, escorre-se a água, renova-se a mistura de sal e água, e os caracóis devem ser esfregados à mão durante alguns minutos. Uma nova passagem por água corrente e estão prontos a ir para a panela.

Receita para que fiquem todos “à janela”

Para quatro litros de caracóis, comece por esmagar meia cabeça de alhos com casca e colocar no fundo de uma panela grande.

Junte os caracóis bem escorridos e dois punhados de sal. Cubra com água e leve a lume muito brando, com a panela tapada.

Ao fim de três a cinco minutos, os caracóis começam a sair da casca. Quando todos estiverem com a cabeça de fora, suba o lume para o máximo, durante quatro a cinco minutos, ainda com a panela tapada, para evitar que se retraiam, o que os tornaria difíceis de comer.

Temperos certos fazem toda a diferença

Reduza o lume para médio e comece a temperar: adicione uma colher e meia de sopa de azeite, duas malaguetas pequenas inteiras, três casquinhas de limão, um cubo de caldo de galinha e os restantes alhos esmagados com casca.

Os orégãos são indispensáveis. Idealmente usam-se os paus, sem folhas, mas se apenas tiver folhas, use uma bola de chá metálica: coloque lá dentro os orégãos e mergulhe-a no caldo, assim evita encontrar folhas soltas no molho.

Toque final: poejo e descanso

Deixe cozinhar cerca de 20 minutos. Prove, ajuste o sal e desligue o lume. Acrescente entre quatro e oito folhas de poejo (frescas ou secas), tape e deixe repousar mais 15 minutos antes de servir.

Acompanhar como manda a tradição

O trio ideal de acompanhamento mantém-se imbatível: pão, manteiga e cerveja bem gelada. Com esta receita, não há desculpa para não manter a tradição viva, no Algarve ou em qualquer lugar.

Leia também: Todos os que vivem nesta região podem entrar num dos parques temáticos mais conhecidos de Portugal por um preço bem mais baixo

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve Cultura

Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira

07:37 10 Junho, 2026 08:11 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pedro Jubilot apresenta em Tavira a plaqueta “Ilhas | Manhattan”, antevisão literária do livro “Ilhas | New York”

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve Cultura

Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano

09:40 10 Junho, 2026 09:40 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cine-Teatro Louletano recebe versão de concerto de “Relicário Perpétuo”, ópera criada para assinalar os 500 anos de Camões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Opinião Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Loja Pingo Doce.
Nacional

Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais

09:20 10 Junho, 2026 16:14 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Lotes de cereais Chocolocos foram retirados do Pingo Doce por possível presença de micropartículas metálicas

Ladrão a tentar assaltar carro. Crédito: Foto AI
Algarve

Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

07:00 10 Junho, 2026 17:11 9 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Assaltos a viaturas nas Açoteias, em Albufeira, estão a gerar preocupação entre empresários e turistas na zona

Algarve, Cultura

Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira

07:37 10 Junho, 2026 08:11 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Pedro Jubilot apresenta em Tavira a plaqueta “Ilhas | Manhattan”, antevisão literária do livro “Ilhas | New York”

Pessoas na praia. Crédito: Freepik
Nacional

Vai à praia? Estes comportamentos podem dar multa e alguns chegam aos 2.500 euros

16:30 9 Junho, 2026 16:17 9 Junho, 2026 | João Luís

Há regras nas praias portuguesas que muitos banhistas desconhecem: fique a par da lei, dos editais e das coimas

Algarve, Cultura

Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano

09:40 10 Junho, 2026 09:40 10 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Cine-Teatro Louletano recebe versão de concerto de “Relicário Perpétuo”, ópera criada para assinalar os 500 anos de Camões

Sistema Volta. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Afinal, que estabelecimentos podem cobrar os 10 cêntimos da garrafa? E o preço indicado na prateleira pode não ser o valor pago?

19:00 9 Junho, 2026 16:18 9 Junho, 2026 | João Luís

O sistema Volta trouxe um depósito de 10 cêntimos para algumas garrafas e latas, mas a cobrança tem regras e deve ser indicada ao consumidor

Algarve, Cultura

Lagos revive Arte Xávega em homenagem a Zé Bala

15:32 9 Junho, 2026 15:25 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Arte Xávega da Meia Praia ganhou nova vida com lançamento dedicado à memória de José da Glória Santos, o Zé Bala

Tubarão Branco. Crédito: Magnific
Animais, Europa

A caminho de Portugal? Mergulhadores captam imagens raras de tubarão-branco nesta região

19:30 9 Junho, 2026 18:19 9 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Equipa de mergulhadores filmou um tubarão-branco adulto debaixo de água no Mediterrâneo, entre a Sicília e a Tunísia

Idosas com calor.
Tempo

Vêm aí trovoadas secas e o tempo vai ‘ferver’: o calor chega nestes dias e não vai poupar estas regiões

17:50 9 Junho, 2026 17:53 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Calor a subir, noites tropicais e risco de trovoadas secas marcam os próximos dias, com várias regiões sob pressão extrema

Opinião, Tech

O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas

12:46 9 Junho, 2026 12:48 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O futuro da inteligência não se escreve apenas em algoritmos. Escreve-se também nas escolas, nas políticas públicas, nas consultas e na forma como integramos a tecnologia na nossa vida"

Opinião, Política

Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro

15:01 9 Junho, 2026 15:01 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"A democracia corre o risco de se transformar num sofisticado teatro de sombras, onde os rostos são conhecidos, mas os verdadeiros centros de decisão permanecem ocultos"

Casal a verificar contas. Crédito: Foto AI
Economia

Este erro na reforma pode tirar-lhe centenas de euros todos os meses: saiba do que se trata

19:30 8 Junho, 2026 18:03 8 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Cortes nas pensões antecipadas voltam a subir em 2026 e podem acumular perdas significativas

Bolo de chocolate.
Gastronomia

Este bolo de chocolate cremoso tem três ingredientes e está viral no Brasil: aprenda a fazê-lo em casa

15:10 8 Junho, 2026 14:40 8 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Bolo de chocolate com três ingredientes tornou-se viral no Brasil e destaca-se pela simplicidade e preparação rápida em casa

Opinião

A não necessidade dos porquês | Por Andrea Moura e Joaquim Caeiro

08:28 8 Junho, 2026 08:31 8 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Chega um momento em que precisamos de deixar de olhar constantemente para trás e começar a olhar para a frente. Honrar a nossa história, sem viver presos a ela"

Pessoa a encher o pneu. Crédito: Magnific
Auto

É legal cobrar para encher os pneus? Saiba o que diz a lei

16:50 9 Junho, 2026 16:43 9 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Encher os pneus já não é sempre gratuito em Portugal e há um detalhe que muitos condutores estão a descobrir tarde demais

Ciência, Opinião

O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte

16:10 9 Junho, 2026 16:09 9 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O coração não bate para sobreviver. Bate porque é essa a sua maneira de existir. E ao fazê-lo, sem saber, sem propósito, sem destino, defende-se daquilo que nem imaginava ter de combater"

Últimas Notícias

  • Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano
    Luís Tinoco e Luísa Costa Gomes levam Camões ao palco do Cineteatro Louletano
  • Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais
    Pingo Doce está a reembolsar clientes que compraram embalagens dos lotes 34166 e 35166 destes cereais
  • Albufeira recebe 450 jovens atletas no Dia Nacional do Minibasquete
    Albufeira recebe 450 jovens atletas no Dia Nacional do Minibasquete
  • Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira
    Encontro com Autores leva Pedro Jubilot à Biblioteca Municipal de Tavira esta sexta-feira
  • Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba
    Industrial Farense vence concurso do NERA com projeto sobre alfarroba
  • Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia
    Cuidado com o seu carro: cidade algarvia tem sido alvo de vários assaltos durante o dia

Opinião

  • O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
    O coração que se defende batendo | Por Isabel Duarte
  • Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
    Politicamente (in)correto: Da política à encenação – A sociedade do espectáculo e a falência da substância | Por Francisco Moleiro
  • O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
    O efeito Flynn na era da IA: inteligência ou adaptação? | Por Miguel Coutinho e Dinis Catronas
  • O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
    O país onde a esperança custa um euro – e a solidão custa ainda mais | Por Luís Ganhão
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
    Faro acolhe evento satélite da Nova Bauhaus Europeia
  • A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
    A política europeia de reindustrialização: soberania, segurança e competitividade | Por António Covas
  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal