Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
André Ventura em campanha. Crédito: Lusa
André Ventura em campanha. Crédito: Lusa
Algarve, Política

André Ventura diz que o Algarve será o “grande bastião” do Chega nas próximas eleições

Em arruada em Portimão, André Ventura foi levado em braços e disse que o Algarve será o distrito onde o Chega terá mais vitórias

06:54 3 Outubro, 2025 07:00 3 Outubro, 2025 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O presidente do Chega, André Ventura, antecipou esta quinta-feira que o Algarve vai ser o “grande bastião” do partido e o “início da conquista do país”, no final de uma arruada em Portimão em que foi levado em braços.

“Este distrito, esta região e o Algarve serão o grande bastião do Chega nos próximos anos em Portugal, porque será um distrito que marca o início da conquista do país, também aqui, a partir do sul. Nós vamos conquistar Portugal, nós vamos limpar Portugal”, afirmou.

O líder do Chega participou esta quinta-feira numa arruada em Portimão (distrito de Faro), acompanhado pelo candidato do partido à Câmara Municipal, o deputado e também líder da distrital, João Paulo Graça, e mais de duas centenas de apoiantes.

Durante o percurso de menos de um quilómetro, André Ventura foi levado em braços durante breves momentos por dois apoiantes.

Já no final da arruada, André Ventura discursou apoiado na porta do carro, e disse que nestas eleições autárquicas, o “objetivo só pode ser um, vencer”.

“Nós já não somos um partido para ficar nem em segundo nem em terceiro. Nós queremos vencer. Se queremos limpar o país da corrupção, se queremos dar um futuro para os jovens, nós temos de vencer”, salientou.

Em declarações aos jornalistas durante a arruada, o líder do Chega disse esperar uma “grande vitória no Algarve no dia 12”, que não traga “dores de cabeça” mais tarde.

“Eu estou convicto que as vitórias que vamos ter em câmaras municipais e em juntas de freguesia vão honrar o país, quer na luta contra a corrupção, quer na questão da reorganização do espaço nas várias dimensões, em termos de mobilidade, em termos de habitação”, afirmou.

André Ventura antecipou também que “o Algarve vai ser um grande laboratório do Chega a nível nacional, no sentido em que provavelmente será o distrito onde mais câmaras vai vencer”.

“Eu acho que era muito importante conseguirmos transformar o resultado das legislativas nessa possibilidade de governar a nível local e mostrar que conseguimos governar bem em Portimão, em que o nosso candidato é o deputado João Graça, mas em Faro, em Olhão, em Albufeira, em Vila Real de Santo António, enfim, nas várias autarquias que o Algarve tem”, indicou. 

Ventura considerou que “o Algarve é provavelmente o sítio onde mais se sente a força do Chega e ela está aqui na rua e está à vista de todos”.

“Eu espero ganhar muitas câmaras, espero que o Chega mostre que é um partido autárquico, com grande dimensão autárquica. […] As pessoas têm de perceber que não basta votar no André Ventura e não basta votar a nível nacional. Nem sequer basta irem votar para as presidenciais. Têm de votar em quem vai mudar a vossa vida, que é nas autarquias locais, diretamente”, apelou.

E defendeu que “o partido não pode achar que ou é o André Ventura, ou não é, tem de ter autarcas, tem de ter responsáveis, até para poderem ser escrutinados e criticados, quando têm de ser criticados”.

O distrito de Faro foi o primeiro que o Chega venceu, nas eleições legislativas de 2024, a par do círculo da Europa. Já este ano, o partido liderado por André Ventura foi o mais votado nos distritos de Faro, Beja, Portalegre e Setúbal, bem como nos dois círculos da emigração.

Nesta ocasião, André Ventura foi questionado também sobre a desistência de Gabriel Mithá Ribeiro de candidato a presidente da Câmara Municipal de Pombal, dias depois de ter renunciado também ao mandato de deputado.

O presidente do Chega disse não ter sido informado da decisão e recusou adiantar uma justificação, alegando não a ter.

“Não vos posso dar o que eu não tenho. Lamento. Agradeci o trabalho que foi feito, não posso inventar, acho que não devo”, disse, apontando que ainda “haverá tempo” para poder ser informado da justificação.

Questionado se esta saída se prendeu com uma entrevista que Gabriel Mithá Ribeiro deu ao jornalista Miguel Carvalho, publicada agora no livro “Por dentro do Chega, a face oculta da extrema-direita em Portugal”, em que apontou críticas a André Ventura, este afastou.

“Não teve nada a ver com isso, nem sabia disso… O que é escrito em livros inventados, e por pseudo-jornalistas interessa-me pouco”, afirmou.

Nesta arruada, acompanhada por bombos, alternaram-se palavras de apoio para o líder e para o candidato e a iniciativa terminou com o cântico “Portugal é nosso, e há de ser, Portugal é nosso até morrer”.

Leia também: Pensionistas nascidos entre estas datas terão direito à reforma sem penalizações se cumprirem estes requisitos

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chega a Portugal uma nova frente fria nesta data: chuva regressa e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 29 Agosto, 2026 13:36 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Sol ganha espaço no sábado e, no domingo, uma nova frente traz mais nuvens, chuva fraca e um ambiente ainda com sabor a outono

Algarve Cultura Nacional

Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

08:01 30 Agosto, 2026 16:08 28 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Peça Arte, encenada por António Pires e protagonizada por Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, sobe ao palco em Faro a 22 e 23 de outubro

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Lidl. Crédito: DR
Nacional

Faz compras no Lidl? Loja manda devolver este produto vendido em Portugal e recebe o dinheiro mesmo sem talão

14:00 29 Agosto, 2026 13:28 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Três lotes de um produto alimentar estão a ser recolhidos pelo Lidl em Portugal depois de uma análise ter detetado um teor elevado de mercúrio

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional

Conheça esta ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

20:20 28 Agosto, 2026 18:08 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Torneira a pingar. Crédito: Freepik
Nacional

Portugal vai ter cortes de água prolongados nestes dias e estas serão as regiões afetadas

06:30 30 Agosto, 2026 17:39 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Saiba que ruas e localidades têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água esta semana e em que horas deve preparar-se

Praia da Rocha, em Portimão.
Algarve, Vídeo

“Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

10:10 30 Agosto, 2026 22:38 27 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Família elegeu esta cidade no Algarve para viver perto do mar e explica por que vê ali uma alternativa à vida dependente da época balnear

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva “acima do normal” durante 3 semanas e esta vai ser a região afetada

08:30 30 Agosto, 2026 17:55 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Previsão alargada do IPMA aponta para chuva acima dos valores habituais em parte dos Açores durante as próximas semanas

Idosa a contar dinheiro. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai verificar rendimentos de quem recebe este apoio e pode aceder a estes dados

17:30 29 Agosto, 2026 14:46 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras da Prestação Social Única reforçam a verificação dos rendimentos dos beneficiários por parte da Segurança Social

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros

11:06 30 Agosto, 2026 11:06 30 Agosto, 2026 | João Luís

Os dados oficiais mostram uma diferença de mais de 330 euros mensais entre dois grandes grupos de pensionistas da Segurança Social

Praia dos Pescadores, em Albufeira.
Algarve

Conheça a praia no Algarve que perdeu a Bandeira Azul este ano e cujo acesso se faz através de escadas rolantes

09:30 30 Agosto, 2026 11:03 28 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Bandeira Azul deixou de estar hasteada nesta praia no Algarve, conhecida pelo acesso através de escadas rolantes

Idosa a observar o mau tempo. Crédito: Freepik AI
Tempo

Chega a Portugal uma nova frente fria nesta data: chuva regressa e estas vão ser as regiões afetadas

09:00 29 Agosto, 2026 13:36 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Sol ganha espaço no sábado e, no domingo, uma nova frente traz mais nuvens, chuva fraca e um ambiente ainda com sabor a outono

Algarve, Cultura, Nacional

Faro recebe Arte com Nuno Lopes, Cristovão Campos e Rui Melo em outubro

08:01 30 Agosto, 2026 16:08 28 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Peça Arte, encenada por António Pires e protagonizada por Cristovão Campos, Nuno Lopes e Rui Melo, sobe ao palco em Faro a 22 e 23 de outubro

Reunião de professores. Crédito: Foto AI
Economia, Mundo

“Mudou a nossa vida”: mulher descobre a realidade ‘dura’ de 100 professores e faz gesto ‘marcante’ numa reunião surpresa que deixou a sala em lágrimas

09:00 30 Agosto, 2026 18:23 28 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Professores de um distrito da Califórnia foram surpreendidos durante uma reunião com ajuda de grande impacto

Passaporte e mochila num aeroporto. Crédito: Freepik AI
Nacional

Vai viajar de avião? Há uma mudança nos aeroportos portugueses a partir de 6 de setembro

10:00 29 Agosto, 2026 16:09 28 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Lisboa, Porto e Faro estão entre os aeroportos onde o controlo das fronteiras tem provocado maior pressão

Algarve

Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino

11:31 30 Agosto, 2026 11:33 30 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Dois agentes da PSP de Olhão enfrentam julgamento em Faro a 8 de setembro, num mês marcado pelo regresso de vários processos mediáticos

Opinião

Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral

07:30 30 Agosto, 2026 19:40 19 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

"Uma sociedade verdadeiramente inclusiva não deve obrigar uma pessoa com deficiência a escolher entre a autonomia e a segurança"

Casal de idosos na rua. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Casal de idosos de 75 e 77 anos tiveram de viver com 700€ por mês numa estação após serem despejados da casa onde viviam há 10 anos para proprietário transformar em alojamento turístico

18:20 28 Agosto, 2026 17:57 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Este casal de idosos teve de viver numa estação de comboios em Lisboa com apenas 700 euros por mês após terem sido despejados da sua casa

Lidl. Crédito: DR
Nacional

Faz compras no Lidl? Loja manda devolver este produto vendido em Portugal e recebe o dinheiro mesmo sem talão

14:00 29 Agosto, 2026 13:28 29 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Três lotes de um produto alimentar estão a ser recolhidos pelo Lidl em Portugal depois de uma análise ter detetado um teor elevado de mercúrio

Ponte Sardão-Meirinhos. Crédito: Foto DR
Nacional

Conheça esta ponte que já foi considerada uma das mais bonitas de Portugal pela sua arquitetura e paisagem digna de postal

20:20 28 Agosto, 2026 18:08 28 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Arquitetura e integração com a paisagem natural ao seu redor fazem esta ponte ser considerada uma das mais dignas de visita de Portugal

Cacela Velha. Crédito: RTA
Algarve

Espanhóis rendem-se a esta pequena localidade do Algarve: dizem que aqui está a região “reduzida ao essencial”

18:30 26 Agosto, 2026 23:28 27 Agosto, 2026 | João Luís

Uma publicação espanhola colocou esta pequena localidade entre os lugares que merecem uma visita no Algarve

Últimas Notícias

  • Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
    Alcoutim pode ver vendida a maior central solar do país após insolvência da dona britânica
  • Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
    Mais chuva e trovoadas a caminho de Portugal: temperaturas vão subir mas o mau tempo pode chegar a partir deste dia
  • Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
    Faro recebe julgamento de polícias de Olhão acusados de sequestro e homicídio de homem marroquino
  • Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros
    Segurança Social paga em média 786 euros aos homens reformados, mas mulheres ficam nos 452 euros
  • “Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”
    “Viver perto do mar sem depender do turismo sazonal”: família elege esta cidade no Algarve para morar e descreve-a como “completa”

Opinião

  • Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
    Os deficientes sentem-se perdidos nos supermercados portugueses | Por Paulo Freitas do Amaral
  • O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
    O país de orelhas moucas | Por José Figueiredo Santos
  • A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende
    A limpeza é um desporto de risco | Por Ana Alexandra Resende

Europe Direct Algarve

  • De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
    De Oulu a Évora, a Europa debate a propósito da Cultura a proteção da liberdade artística na era da Inteligência Artificial | Por João Palmeiro
  • Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
    Pensões em Portugal podem mudar? União Europeia aponta estes 3 países como exemplo para o futuro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento