Os alunos do primeiro ciclo de Castro Marim e Altura têm atualmente no seu programa escolar do ano letivo de 2024/2025 aulas de introdução ao folclore e canto tradicional.
Estas aulas fazem parte do projeto “Aprender com o Passado”, que teve a sua fase experimental e piloto durante o ano passado e são agora asseguradas a todas as turmas e dinamizadas por Ricardo Jerónimo e Susana Samúdio.
“A iniciativa pretende ser uma aproximação destas crianças às raízes culturais dos territórios algarvios, com o objetivo de despertar o gosto pelo folclore e etnografia, garantindo a continuidade e passagem do testemunho para as gerações vindouras”, explica o Município de Castro Marim em comunicado.
O projeto tem ainda como objetivo “levar às escolas do concelho de Castro Marim algumas temáticas importantes de índole cultural, ligadas ao quotidiano dos antepassados, como jogos tradicionais, alimentação, ofícios e trabalhos de campo, para tornar o território num ponto de referência na região algarvia ao nível do ensino cultural e das tradições”.
As aulas têm um cariz voluntário e passaram a ter um carácter regular, com a frequência de duas horas semanais.
Este projeto pretende ainda voltar a dar destaque a esta cultura tradicional e etnográfica do concelho e do Algarve, que tem vindo a definhar, a ser esquecida e adulterada ao longo dos tempos, apesar do seu enorme potencial.
Trata-se de uma iniciativa do Município e do Agrupamento de Escolas de Castro Marim, com a colaboração da Associação Cultural Amendoeiras em Flor.
Leia também: Tem esta moeda de 2€ na carteira? Pode valer centenas de euros