Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo | DR
Algarve, Cultura, Ensino, Nacional

Alunos carenciados têm piores resultados no sul do país

Piores resultados registam-se, sobretudo, no Baixo Alentejo no 1.º ciclo, no Algarve no 3.º ciclo e secundário, e em Lisboa no 2.º ciclo

08:11 12 Julho, 2024 21:14 27 Março, 2025 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Cada vez mais escolas têm conseguido superar as expectativas de sucesso escolar para os alunos carenciados e garantir alguma equidade, ainda que a pobreza continue a influenciar o desempenho dos alunos.

As conclusões resultam de uma análise feita pela Lusa a dados divulgados pelo Ministério da Educação referentes à equidade, indicador que acompanha os alunos carenciados ao longo de cada ciclo olhando para quantos conseguiram conclui-lo no tempo esperado.

À semelhança dos anos anteriores, também no ano letivo 2021/2022 os estudantes beneficiários de Ação Social Escolar (ASE) ficaram atrás da média nacional em termos de sucesso escolar, mas a diferença não vai além dos seis pontos percentuais.

No ensino básico, mais de 90% concluíram o 1.º, 2.º e 3.º ciclos sem chumbar. Em relação à média dos alunos carenciados, os resultados são menos distantes no 2.º ciclo (a diferença é de apenas quatro pontos percentuais), seguindo-se o 1.º ciclo (cinco pontos) e 3.º ciclo (seis pontos).

O secundário volta a ser o nível mais desafiante, mas independentemente da situação financeira das famílias, os resultados foram melhores do que no ano anterior. A média nacional de conclusões no tempo esperado passou de 77% para 80% e de 72% para 76% se a análise for limitada aos estudantes carenciados.

Apesar destas disparidades, há cada vez mais escolas onde as crianças e jovens carenciados conseguiram contrariar e superar as expectativas.

Essas expectativas são representadas pela média nacional dos alunos com um perfil semelhante à entrada de cada ciclo ou, no caso do secundário, a média dos alunos que no final do 9.º ano demonstraram um nível escolar idêntico ao dos alunos da região e frequentavam escolas com uma percentagem semelhante de alunos com apoio ASE.

No 1.º ciclo, 57% das escolas registaram níveis positivos de equidade (no ano letivo anterior eram 55%) e o melhor resultado foi conseguido pelo agrupamento de escolas do Sudeste de Baião, distrito do Porto, onde todos os alunos com ASE concluíram os quatro anos sem chumbar, comparando com a média nacional de 77%.

Mantendo o mesmo registo do ano letivo 2020/2022, o 2.º ciclo é aquele com a maior percentagem de escolas com níveis positivos de equidade (60%) e é também aqui que a distância entre as melhores e piores escolas é mais curta.

A lista é encabeçada pelo agrupamento de escolas de Amareleja, Bragança, onde 96% dos alunos com ASE concluíram o 2.º ciclo no tempo esperado, face à média comparável de 77%. Com menos 51 pontos de equidade, só metade dos alunos do agrupamento Mães d’Água, na Amadora, conseguiu o mesmo feito, quando a média nacional era 83%.

Por outro lado, as divergências entre o primeiro e último lugar são maiores no ensino secundário, mas foi também no último ciclo do ensino obrigatório que se registou o mais elevado nível de equidade (29,1 pontos).

No agrupamento de escolas de Amares, em Braga, todos os alunos com ASE chegaram ao final do 12.º ano sem chumbar, acima da média comparável de 71%.

A diferença desta escola para o agrupamento das Laranjeiras, em Lisboa, foi de 67 pontos percentuais e, com uma equidade negativa de 38 pontos, só 23% dos alunos carenciados daquele agrupamento concluíram o secundário no tempo esperado.

Entre os quatro ciclos, o nível mais baixo de equidade regista-se, porém, no 3.º ciclo: entre os 20 alunos com ASE do agrupamento de escolas D. João V, na Amadora, distrito de Lisboa, só 35% concluíram no tempo esperado, menos 45 pontos percentuais face à média.

Por regiões, o Norte lidera em termos de equidade, com destaque para as escolas de Tâmega e Sousa, no 1.º ciclo, de Ave, no 2.º ciclo e do Alto Minho, no 3.º ciclo e secundário.

Por outro lado, os piores resultados registam-se, sobretudo, a sul do país: no Baixo Alentejo no 1.º ciclo, no Algarve no 3.º ciclo e secundário, e em Lisboa no 2.º ciclo.

Por municípios, apenas seis registaram níveis de equidade acima dos 20 pontos percentuais: Amares, Mesão Frio, Vendas Novas, Fafe, Estremoz e Ponte de Sor.

Leia também: Fica no Algarve e é uma das 10 cidades mais baratas para viver em Portugal

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Sé do Porto.
Nacional Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 17:41 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Os Exames Nacionais de 2026 trazem uma mudança importante no modo como os alunos devem preencher as respostas. Embora as provas continuem a ser feitas em papel, o novo modelo exige mais atenção ao local onde cada resposta é escrita, porque um erro aparentemente...

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Algarve Desporto Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Algarve Edição Papel Saúde

Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885

18:00 14 Junho, 2026 16:17 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa de saúde oral enfrenta assimetrias geográficas, apesar do crescimento da emissão de cheques-dentista no país

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Algarve Edição Papel Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Edição Papel Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Sé do Porto.
Nacional, Vida & Lazer

“Foi horrível”: turistas ‘revoltados’ com esta cidade portuguesa garantem nunca mais voltar a Portugal

14:30 14 Junho, 2026 02:33 14 Junho, 2026 | Luís Santos

Dois turistas relataram uma experiência negativa numa cidade portuguesa e garantem que não pretendem regressar a Portugal

Algarve, Edição Papel

Especialistas debatem em Albufeira novo regime urbanístico

09:00 14 Junho, 2026 16:42 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Novo Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação, controlo prévio municipal, responsabilidade civil e inteligência artificial estarão em debate em Albufeira

Bagagem despachada. Crédito: Freepik
Europe Direct Algarve, Tech

Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião

18:30 14 Junho, 2026 16:59 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Por motivos de segurança a bordo do avião, a Agência Aérea da União Europeia (EASA) proibiu este objeto comum de viajar na bagagem de porão

Folha de um exame nacional. Crédito: Foto AI
Nacional

IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos

19:40 14 Junho, 2026 17:41 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Share this… Facebook Messenger Whatsapp Twitter Telegram Email Threads Linkedin Pinterest Os Exames Nacionais de 2026 trazem uma mudança importante no modo como os alunos devem preencher as respostas. Embora as provas continuem a ser feitas em papel, o novo modelo exige mais atenção ao local onde cada resposta é escrita, porque um erro aparentemente...

Dia de chuva e vento. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva, trovoada e granizo a caminho: mau tempo neste dia e estas regiões devem sentir a maior mudança

06:00 14 Junho, 2026 11:44 13 Junho, 2026 | João Luís

IPMA prevê aguaceiros, trovoada e queda de granizo, sobretudo nestas regiões, com descida da temperatura máxima no litoral

Testes a motor a hidrogénio. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Estreia a nível mundial: motor 100% a hidrogénio gerou eletricidade pela primeira vez e já ‘alimentou’ este país europeu

17:20 14 Junho, 2026 16:16 14 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Motor gigante movido a hidrogénio forneceu pela primeira vez eletricidade a Espanha, numa busca contínua pelo uso de energias renováveis

Algarve, Desporto, Edição Papel

“Neco” inspira Olhão com nova travessia a nado aos quase 78 anos

10:00 14 Junho, 2026 16:40 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Aos quase 78 anos, Mário Barreto volta a liderar um desafio de resistência e amor à terra entre o Farol e Olhão

Algarve, Edição Papel, Saúde

Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885

18:00 14 Junho, 2026 16:17 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Programa de saúde oral enfrenta assimetrias geográficas, apesar do crescimento da emissão de cheques-dentista no país

Máquina de lavar roupa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Anda a lavar toalhas e panos juntos? Pode estar a cometer um erro sem saber e há um detalhe decisivo

16:30 14 Junho, 2026 16:25 14 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Parece inofensivo, mas nem sempre deve fazê-lo. A regra muda consoante o uso e pode evitar problemas que muitos ignoram

Polícia em operação de fiscalização. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Anda com isto no carro? Multas podem sair caro (e não é o seguro nem a carta de condução)

20:10 13 Junho, 2026 11:47 13 Junho, 2026 | João Luís

Não é o seguro nem a carta de condução: a falta deste documento válido no carro pode custar até 1.250 euros de multa

Furo no pneu. Crédito: Freepik
Auto

Furou o pneu e não tem suplente? Saiba o que fazer antes de chamar o reboque

18:00 12 Junho, 2026 14:40 12 Junho, 2026 | João Luís

Muitos carros já não trazem roda suplente de fábrica. Saiba o que fazer em caso de furo e quando deve chamar assistência

Algarve, Edição Papel, Saúde

Francisco Amaral critica consulta de tabagismo no IPO marcada para 2027

17:10 13 Junho, 2026 18:55 13 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Médico e autarca lembra que o sucesso do programa de Castro Marim passa por atender o fumador no momento em que decide deixar de fumar. A iniciativa municipal já terá ajudado mais de 800 pessoas a abandonar o tabaco ao fim de um ano

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Família de nómadas é impedida de estacionar as caravanas no próprio terreno: câmara municipal alega que o solo é agrícola

21:30 12 Junho, 2026 19:19 12 Junho, 2026 | João Luís

É proprietária do terreno, mas não pode lá viver: uma família de nómadas foi travada por uma ordem municipal que invoca solo agrícola

Hacker a segurar telemóvel. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar o telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

20:40 12 Junho, 2026 18:36 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas como o FBI ou a NSA falam sobre desligar e reiniciar o telemóvel por questões de segurança, e recomendam a melhor opção

Carro com pano branco no retrovisor. Crédito: Foto AI
Vida & Lazer

Já viu um pano branco no retrovisor de um carro estacionado? Saiba o que significa e aquilo que deve fazer

18:20 12 Junho, 2026 17:58 12 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Saber como deve agir caso algum dia se venha a deparar com um pano branco no espelho retrovisor de um carro estacionado pode ser importante

Edição Papel, Opinião

O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega

11:00 14 Junho, 2026 08:38 11 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cidadão poderá iniciar as obras 'oito dias após a apresentação do pedido'”

Últimas Notícias

  • Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
    Pode levar multas superiores a 2.000 euros por fazer churrascos em casa? Conheça as situações e como evitar problemas
  • IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
    IAVE anuncia: vêm aí novas regras para os Exames Nacionais em 2026 e quem cometer estes erros pode ter classificação de zero pontos
  • Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
    Atenção condutores: este hábito ‘inofensivo’ ao volante não é proibido mas pode acabar em multa
  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
    Algarve conta com 209 médicos dentistas privados aderentes num total nacional de 5885
  • Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa
    Deixou passar o prazo da inspeção do carro? Saiba o que deve fazer para evitar multa

Opinião

  • Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
    Praias livres ou praias desorganizadas? | Por João Paulo Sousa
  • O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
    O urbanismo regula tudo o que respeita à vida em sociedade | Por António Nóbrega
  • Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
    Leão XIV: a coragem dos limites | Por Miguel Freitas
  • O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
    O problema não é o divórcio. O problema é o conflito | Por Joaquim Manuel da Silva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
    Nem na mão, nem no porão: UE muda regras e proíbe objeto usado por ‘toda a gente’ de viajar nesta bagagem do avião
  • Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus pensão? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
  • Irritações cívicas | Por Mendes Bota
    Irritações cívicas | Por Mendes Bota
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal