O empresário algarvio Orlando Mateus foi um dos distinguidos na Gala dos Prémios Portugueses de Valor 2025, promovida pela LusoPress e realizada no salão nobre do Casino de Vilamoura. O evento reuniu mais de duas centenas de convidados e teve como objetivo homenagear portugueses residentes no estrangeiro que se têm destacado na promoção da portugalidade junto das comunidades da diáspora.
Numa noite marcada pela celebração e pela emoção, Orlando Mateus subiu ao palco para receber o prémio, momento que descreveu como “muito importante”. “Quero agradecer à minha família, são a minha força e a minha esperança. As cores vermelho e verde correm pelas minhas veias e representar a nossa bandeira é muito importante para mim. Mas também quero agradecer a minha Comissão nos Estados Unidos. Não faço nada sozinho e os voluntários são dedicados e lutam no duro para alcançarmos tudo o que temos conseguido. É preciso relembrar que a nossa herança portuguesa nos EUA levou séculos a criar. Defendê-la é agora a nossa obrigação. É uma honra e por isso temos de a valorizar e promover”, afirmou o algarvio, visivelmente emocionado.

Além de Orlando Mateus, foram igualmente distinguidos o empresário açoriano Ildeberto Medina, que recebeu o Prémio de Honra e Mérito pelo trabalho desenvolvido na promoção da portugalidade em Rhode Island (EUA), e César do Paço, empresário também de origem açoriana, representado na gala por José Lourenço.
A cerimónia foi dividida em dois momentos: a entrega dos Prémios de Honra e Mérito e, posteriormente, a distinção dos “Portugueses de Valor 2025”, antecedida pelo espetáculo “Dance Flavours”.

A organização sublinhou que o evento pretende reconhecer aqueles que, espalhados pelo mundo, elevam a bandeira nacional e contribuem para a união e valorização das comunidades portuguesas.
A Gala dos Prémios Portugueses de Valor regressará em 2026, novamente com o propósito de destacar personalidades excecionais que promovem o nome e as cores de Portugal além-fronteiras.
Leia também: Saiba em que situação já não compensa pedir fatura com NIF



















