O Algarve vai ser a região anfitriã do “Visit Portugal Travel Trade Market Place”, um evento de grande importância estratégica para o setor do turismo, que reunirá cerca de 110 operadores turísticos e agentes de viagens provenientes dos Estados Unidos e do Canadá, juntamente com 120 empresas do Algarve e de outras regiões do país, com o objetivo de potenciar oportunidades de negócio e o fortalecimento de parcerias comerciais.
Promovido pelo Turismo do Algarve, em colaboração com o Turismo de Portugal, o evento vai realizar-se entre 22 e 27 de outubro, sob o formato de “reverse workshop”, oferecendo às empresas presentes a possibilidade de reunir diretamente com compradores norte-americanos e canadianos, entre os quais operadores turísticos e agentes de viagens especializados nos segmentos lazer, M&I (Meetings & Incentives) e em ofertas direcionadas a produtos de nicho.
André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, sublinha a importância desta iniciativa: “Receber o ‘Visit Portugal Travel Trade Market Place’ no Algarve reforça o empenho da nossa região em liderar a promoção do destino Portugal no panorama internacional. Sabemos que os mercados dos EUA e Canadá têm cada vez mais curiosidade e interesse pelo nosso país, temos assistido, nos últimos anos, a um desempenho notável dos indicadores turísticos nesse sentido. Como tal, este evento é uma oportunidade única para as empresas da região poderem fortalecer as relações comerciais com esses mercados e potenciar o aumento da captação de turistas norte-americanos e canadianos para o Algarve”.
Estados Unidos e Canadá: mercados em expansão
“Entre 2017 e 2023, o mercado dos EUA cresceu aproximadamente 200% em relação ao Algarve, tornando-o a 3ª região de destino em Portugal, com uma quota de 10% das dormidas. No caso do mercado canadiano, o Algarve é o segundo destino mais procurado em Portugal, com uma quota de cerca de 25%”, revela o Turismo do Algarve em comunicado.
Ao longo do 1º semestre de 2024, o interesse dos turistas provenientes dos EUA (+11,4%) e Canadá (+16,5%) pelo Algarve continuou a crescer, consolidando uma tendência que tem sido observada nos últimos anos.
A colaboração próxima que o Turismo do Algarve mantém com o Turismo de Portugal tem sido essencial para a realização de ações estratégicas – como é o caso do “Visit Portugal Travel Trade Market Place”- que têm permitido ao destino fortalecer as relações transatlânticas e atrair cada vez mais visitantes do continente americano.
Neste contexto, o Turismo do Algarve continua focado “na identificação e criação de oportunidades que permitam estimular esta procura positiva e assegurar o reconhecimento do Algarve como um destino atrativo em todas as estações do ano. Este compromisso ganha ainda mais relevância perante a confirmação da United Airlines, que permitirá à região ter, pela primeira vez, ligações diretas aos EUA, através de quatro ligações semanais entre Faro e Nova Iorque, a partir de maio de 2025”.
Formato do evento e Pós-Tours
O “Visit Portugal Travel Trade Market Place” terá lugar no Grande Real Santa Eulália Resort & Hotel Spa, onde vão decorrer os dois dias de workshop, para além de sessões de capacitação sobre as sete regiões turísticas do país. O jantar de abertura será realizado no EPIC SANA Algarve, outro hotel de referência do destino.
Além das reuniões com os operadores turísticos e agentes de viagens, o evento contará também com a participação das principais companhias aéreas que conectam Portugal aos EUA e Canadá, como TAP, United Airlines, Delta Airlines, e SATA, constituindo-se uma janela de oportunidade para um eventual reforço de ligações aéreas e da acessibilidade ao destino.
Após o workshop, alguns dos participantes terão a oportunidade de visitar as várias regiões do país através de pós-tours organizados em colaboração com as sete Agências Regionais de Promoção Turística: Algarve, Porto e Norte de Portugal, Centro de Portugal, Lisboa, Alentejo, Açores e Madeira.
A visita de familiarização ao Algarve contará com a presença de 14 operadores turísticos e agências de viagens. Através de um programa diversificado, os participantes terão a possibilidade de conhecer a oferta diferenciadora do destino através de várias atividades que evidenciam, entre outros pontos, a cultura, a gastronomia e a beleza natural da região.
Leia também: Prepare-se para o inverno com este casaco polar do Aldi que custa menos de 10 euros