O distrito de Faro tem 10 associações humanitárias de bombeiros voluntários a participar na campanha Quartel Electrão, que arrancou em janeiro e termina no final do próximo mês de novembro. São elas a AHBV – Albufeira, AHBV – Alcoutim, AHBV – Aljezur, AHBV – Faro, AHBV – Loulé (Bombeiros Municipais de Loulé), AHBV – Monchique, AHBV – São Bartolomeu de Messines, AHBV – São Brás de Alportel, AHBV – Vila do Bispo e AHBV – Vila Real de Santo António.
Até 30 de novembro ainda é possível participar na 9ª edição da campanha e ajudar as associações de bombeiros voluntários a ganhar prémios.
No site www.ondereciclar.pt é possível localizar o quartel aderente mais próximo onde entregar pilhas, baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados, como máquinas de lavar, televisores, computadores, frigoríficos ou telemóveis, entre outros equipamentos.
A 9ª edição da campanha Quartel Electrão está a envolver um número recorde de associações humanitárias de bombeiros voluntários de todo o país: 217.
Todas estas associações de bombeiros, localizadas de norte a sul do país, incluindo ilhas, estão muito empenhadas em conseguir reunir as maiores quantidades para alcançar os vários prémios.
Primeiro prémio é um veículo de combate a incêndios
A associação de bombeiros que conseguir reunir a maior quantidade de equipamentos, em peso, ganha um veículo de combate a incêndios. O segundo premiado recebe 5 mil euros em equipamentos de proteção individual.
Serão também atribuídos prémios por regiões, aos novos aderentes que se destacarem nas recolhas e há ainda um prémio para distinguir o crescimento de associações participantes há pelo menos cinco anos. Os vencedores destas categorias recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustíveis.
Já as associações que recolherem mais pilhas e mais lâmpadas terão direito a 1.500 euros convertíveis em equipamento de proteção individual.
Todas as associações recebem, adicionalmente, 75 euros por cada tonelada de equipamentos elétricos recolhida e 150 euros por cada tonelada de pilhas e baterias. Está previsto também um incentivo financeiro extra para premiar as associações que recolherem mais de 20, 30, 45 e 60 toneladas.
As contrapartidas financeiras entregues às associações aderentes são uma forma de recompensar os bombeiros pelo empenho e dedicação na recolha de pilhas, baterias, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, que são posteriormente enviados para reciclagem pelo Electrão.
Associações de bombeiros já recolheram 2.000 toneladas
Até ao momento já foram recolhidas, a nível nacional, cerca de 2 000 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, o que constituiu um marco significativo, a pouco mais de um mês do encerramento da campanha.
“Este ano as associações humanitárias de bombeiros voluntários estão a reunir mais apoios por parte de entidades externas, como autarquias e empresas. Ao mesmo tempo continuam a mobilizar fortemente a população, o que está a traduzir-se em resultados muito positivos na dinâmica das entregas. As quantidades recolhidas através desta campanha são decisivas para os resultados globais apresentados pelo Electrão e representam uma fatia importante do total recolhido”, sublinha o diretor geral do Electrãopara pilhas e elétricos, Ricardo Furtado.
Esta campanha é dinamizada pelo Electrão e tem como parceira a Liga dos Bombeiros Portugueses. O objetivo é envolver as associações humanitárias na missão de reciclagem garantindo, ao mesmo tempo, vários prémios às associações.
Desde o arranque do projeto, há 14 anos, o Quartel Electrão já permitiu a recolha e envio para reciclagem de mais de 14 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.
Sobre o Electrão
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 13.000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país.
A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular.
Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão, o TransforMAR e o Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão.
Leia também: Tem esta moeda de 2€ na carteira? Pode valer centenas de euros