O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) apresentou no Algarve o Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2025”, no passado dia 21 de março, assinalando o Dia Mundial da Árvore. A sessão contou com a participação de dezenas de jovens do ensino básico, secundário e profissional de Faro.
Em parceria com a Associação Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica (APA/ARH) do Algarve, decorreram duas oficinas ambientais que envolveram ativamente os jovens participantes. A primeira, intitulada “A Floresta é nossa”, teve lugar nas instalações do IPDJ e visou sensibilizar para a preservação da natureza e os riscos associados à ação humana. A atividade incluiu a visualização de filmes temáticos e a plantação de diversas espécies vegetais.

A segunda oficina, “A água é nossa”, decorreu nos laboratórios da APA/ARH do Algarve e teve como objetivo consciencializar os jovens sobre a escassez da água e a importância da sua utilização responsável. Foram também abordadas questões relacionadas com a reciclagem e o impacto ambiental da atividade humana.
No final das oficinas, os jovens tiveram oportunidade de partilhar experiências, conhecer projetos desenvolvidos no âmbito do Programa VJNF em 2024 e assistir à apresentação da nova versão do programa para 2025.

A iniciativa contou com a presença do Diretor Regional da APA, Pedro Coelho, e do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno.
O Programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” tem como objetivo promover práticas de proteção da natureza, das florestas e dos ecossistemas, incentivando a sensibilização da população e a preservação contra incêndios florestais e outras catástrofes ambientais. O programa também se foca na monitorização e recuperação de áreas afetadas.

Destinado a jovens entre os 14 e os 30 anos, o programa proporciona a oportunidade de participar em ações de voluntariado em áreas protegidas, parques naturais, reservas e outros locais de relevância ecológica. Os voluntários podem contribuir ativamente para a valorização do património natural e cultural, ao mesmo tempo que desenvolvem novas competências pessoais e profissionais.
As candidaturas a entidades promotoras estão abertas até 30 de outubro. Podem candidatar-se:
- Associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem;
- Câmaras Municipais;
- Corporações de Bombeiros;
- Organizações Não-Governamentais de Ambiente e Equiparadas;
- Organizações de Produtores Florestais;
- Estabelecimentos públicos e privados de ensino (desde que cumpram os requisitos legais);
- Juntas de Freguesia;
- Outras entidades que prossigam objetivos alinhados com as áreas de intervenção do programa, mediante autorização do Conselho Diretivo do IPDJ.
As inscrições são realizadas em IPDJ – Programas da Juventude.
Mais informações sobre este programa estão disponíveis aqui.
Leia também: Este estendal universal do Aldi é ideal para secagens rápidas com estrutura que facilita a circulação de ar


