Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto de arquivo CCDR Algarve | DR
Algarve, Economia, Europe Direct Algarve

Algarve 2020 encerra com balanço positivo da aplicação dos fundos europeus na região

Foram criados 1.330 novos empregos e apoiadas 377 pequenas e médias empresas através do Algarve 2020, contribuindo para um aumento do PIB nacional

12:50 3 Dezembro, 2024 14:29 3 Dezembro, 2024 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O evento de encerramento do Programa Operacional Regional CRESC Algarve 2020 teve lugar, no dia 26 de novembro, na Avenida da Liberdade e no Cineteatro Jaime Pinto, em São Brás de Alportel.

A Academia Iluminarte, também beneficiária do programa no âmbito de um projeto de Inclusão Social, acolheu e deu as boas-vindas a cada participante.

Este momento significativo marca o culminar de uma década de trabalho em rede e em concertação com as diversas entidades da região, tendo como foco o desenvolvimento sustentável e equilibrado da região do Algarve.

“O Programa CRESC Algarve 2020, aprovado em dezembro de 2014, foi um instrumento que mobilizou recursos e atores regionais, promovendo um modelo territorial e socioeconómico mais forte, competitivo, inclusivo e sustentável”, explica a CCDR Algarve em comunicado.

“Com uma dotação global de 318 milhões de euros, o programa apoiou mais de 1.500 operações, resultando em um investimento total superior a 500 milhões de euros”, acrescenta.

“Os resultados falam por si: foram criados 1.330 novos empregos e apoiadas 377 pequenas e médias empresas, contribuindo para um aumento da contribuição da região para o PIB nacional, que passou de 4% para 5%, promovendo a inovação, a qualificação e a inclusão social, além de melhorias na infraestrutura e serviços de saúde”, pode ler-se na nota.

Durante o evento foram destacados os resultados significativos alcançados, incluindo a criação da primeira infraestrutura de base tecnológica no Algarve, o fortalecimento da cooperação entre universidades e empresas, e o impulso à investigação na área da saúde.

A sessão de abertura contou com a presença de Vitor Guerreiro, presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, e Cláudia Joaquim, presidente da AD&C e de Marika Sandell, representante da Comissão Europeia (DG Regio).

Aquiles Marreiros, vogal executivo do ALGARVE 2030, apresentou no primeiro painel, os resultados do CRESC Algarve 2020, destacando a absorção total da dotação estipulada para o programa, refletindo a eficácia na utilização dos fundos.

Seguiram-se dois painéis de discussão. O primeiro sobre a implementação da Política de Coesão na região, com intervenções de José Apolinário (Presidente da Comissão Diretiva do ALGARVE 2030), David Santos e Francisco Serra (ex-presidentes da Comissão Diretiva do CRESC Algarve 2020) e Laurent Sens, representante da Comissão Europeia (DG EMPL), moderado por Hugo Rodrigues do Sul Informação.

O segundo painel teve foco na competitividade e inovação no setor da saúde e contou com contribuições de Vítor Neto (presidente do NERA), Vitor Aleixo (presidente da Câmara Municipal de Loulé), Ana Marreiros (vogal executiva do Conselho de Administração da ULS Algarve) Inês Araújo (diretora da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas) e Pedro Castelo Branco (presidente do Algarve Biomedical Center), conduzido por António Travassos (ex-secretário Técnico do CRESC Algarve 2020).

O evento culminou com uma sessão de encerramento, onde José Apolinário, João Rodrigues (vice-reitor da UALG) e Hélder Reis, secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional refletiram sobre resultados alcançados com os fundos europeus geridos na região e os desafios que permanecem, enfatizando a importância do próximo programa regional, ALGARVE 2030.

Durante a cerimónia, José Apolinário, presidente da CCDR Algarve, enfatizou a importância do CRESC Algarve 2020 nos cuidados de saúde e na educação, sublinhando que a taxa de cobertura do ensino pré-escolar aumentou para 101%, superando a meta estipulada. “O Algarve não apenas se destacou em termos de crescimento econômico, mas também fez avanços significativos na qualidade de vida de seus cidadãos”, afirmou Apolinário.

A mostra de projetos apoiados pelo CRESC Algarve 2020, que ocorreu em paralelo ao evento, foi uma oportunidade para apresentar os projetos inovadores: SPIC, Academia Iluminarte, Unidade de Saúde Móvel da Proteção Civil de São Brás de Alportel, Vetstoyou, Prato Certo, Cann Prisma PHARMA, Centro de Simulação Clínica, Centro ABC, Centro de Ciência Viva de Lagos, Medronhito do Caldeirão, LS Engenharia, S2Aquacolab e Água de Monchique.

Esses projetos refletem “o compromisso da região em promover a inovação e a qualidade dos serviços prestados à população, demonstrando os resultados tangíveis do investimento em áreas estratégicas”.

O evento também proporcionou uma reflexão sobre o futuro, e sobre o programa regional ALGARVE 2030, reforçando as escolhas na competitividade das empresas, qualificação dos recursos humanos e de desenvolvimento sustentável da região.

“O encerramento do CRESC Algarve 2020 não é apenas um ponto final, mas um marco na trajetória de desenvolvimento do Algarve, assumindo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional a sua missão de dinamização do desenvolvimento regional para construir um futuro mais justo e sustentável para todos”, conclui a CCDR Algarve.

Leia também: Saiba onde comprar uma botija de gás por metade do preço

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Radar de velocidade.
Auto Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Algarve Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve Mundo

Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói

13:30 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O rapper Drake assistiu à vitória de Portugal sobre a Croácia, em Toronto, e protagonizou um momento especial antes do jogo

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Radar de velocidade.
Auto, Nacional

Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

13:20 3 Julho, 2026 12:45 3 Julho, 2026 | João Luís

Radar de velocidade registou 7.526 infrações numa estrada portuguesa muito movimentada. Saiba qual é a localização

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Nacional

Prisão preventiva para suspeitos de tráfico de droga em Albufeira

12:19 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Albufeira resultou na apreensão de droga, dinheiro, joias e outros objetos associados à investigação

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Algarve

Confira a temperatura da água do mar no Algarve este fim de semana: em Cabanas de Tavira vai estar ‘um caldinho’

13:00 3 Julho, 2026 12:05 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A água do mar no Algarve deverá variar entre cerca de 20 ºC e 24 ºC nos dias 4 e 5 de julho

Algarve, Ensino

Estão abertas as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais da UAlg

11:09 2 Julho, 2026 11:17 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

UAlg disponibiliza 17 cursos técnicos superiores profissionais em áreas como saúde, turismo, tecnologias, artes e património

Algarve, Mundo

Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói

13:30 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O rapper Drake assistiu à vitória de Portugal sobre a Croácia, em Toronto, e protagonizou um momento especial antes do jogo

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Cáceres 2031 celebra o Dia Europeu da Música | Por João Palmeiro

07:57 3 Julho, 2026 08:00 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Cáceres 2031 continua a promover atividades culturais abertas a todos os cidadãos, promovendo a participação e fortalecendo a ligação entre a cultura local e os valores europeus"

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Sardinhas. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem atum nem salmão: conheça o peixe que tem mais cálcio que leite e dá saúde aos ossos

21:00 30 Junho, 2026 23:56 30 Junho, 2026 | João Luís

Protege o cérebro, sacia sem engordar e é acessível: descubra por que este peixe está a conquistar os pratos dos que procuram saúde e sabor

Estafeta a entregar encomenda. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Mundo

Encomendas na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras: saiba quanto poderá pagar a mais

13:37 1 Julho, 2026 13:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Compras na Shein, Temu e AliExpress ficam mais caras com novas regras aduaneiras da UE. Saiba o que muda nas encomendas

Moedas junto ao carro. Crédito: Magnific
Auto

Cuidado se vir isto junto ao carro: polícia alerta para método usado por ladrões

21:00 29 Junho, 2026 19:15 29 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

A polícia espanhola voltou a alertar para uma técnica usada por ladrões em parques de estacionamento

Ar condicionado avariado. Crédito: Freepik
Auto

Antes de ligar o ar condicionado, há algo que devia fazer primeiro: saiba do que se trata e evite gastar ‘uma fortuna’

17:30 29 Junho, 2026 16:59 29 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Os termómetros vão disparar nos próximos dias. Há um passo simples antes de ligar o ar condicionado que pode reduzir os consumos

Últimas Notícias

  • “Quando entrou em vigor a nova taxa aduaneira para compras online?”
    “Quando entrou em vigor a nova taxa aduaneira para compras online?”
  • “Já não sabemos o que fazer mais”: cortes de água deixam milhares ‘às secas’ neste concelho em plena onda de calor
    “Já não sabemos o que fazer mais”: cortes de água deixam milhares ‘às secas’ neste concelho em plena onda de calor
  • Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem
    Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem
  • Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
    Drake deu sorte? Rapper canadiano assinou camisola de Gonçalo Ramos antes de o olhanense ser herói
  • Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização
    Este radar é uma ‘mina de ouro’: multou 7.526 condutores em Portugal nesta localização

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal