A manhã do dia 7 de junho ficou marcada em Albufeira pela Cerimónia do Hastear das Bandeiras Azuis em todas as zonas balneares do concelho.
A Praia dos Pescadores acolheu a Cerimónia do Hastear da Bandeira, que contou com a presença dos membros do Executivo, presidente da Assembleia Municipal, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e representantes da Autoridade Marítima, Guarda Nacional Republicana, Agência Portuguesa do Ambiente (APA/ARH), Associação de Nadadores Salvadores de Albufeira (ANSA) e Delegado do Saúde de Albufeira.
Este ano, as praias que vão ver a Bandeira hasteada são: Alemães, Arrifes, Aveiros, Belharucas, Castelo, Coelha, Evaristo, Falésia Açoteias, Falésia Alfamar, Galé-Leste, Galé-Oeste, INATEL – Albufeira, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Olhos de Água, Oura, Oura-Leste, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente, Rocha Baixinha-Poente, São Rafael, Salgados, Santa Eulália e a Marina de Albufeira.
Albufeira, considerada a capital do turismo português, voltou a hastear 26 bandeiras azuis este ano. Num total de 92 galardões atribuídos à região do Algarve, o Município de Albufeira é, novamente, o local com o maior número de títulos.
Na mesma manhã foram ainda hastadas as Bandeiras Praia Acessível em 14 das praias do concelho: Alemães, Galé-Leste, Galé-Oeste, INATEL – Albufeira, Manuel Lourenço, Maria Luísa, Oura, Olhos de Água, Peneco, Pescadores, Rocha Baixinha, Rocha Baixinha-Nascente, Salgados e Santa Eulália.
José Carlos Rolo expressou que “este é um momento de grande importância para Albufeira uma vez que reflete o esforço contínuo na preservação ambiental e na promoção do turismo sustentável”.
O presidente da Câmara Municipal revelou que “é uma alegria, ano após anos, realizar este ritual do içar das bandeiras em todas as praias, comprovativo do empenho e dedicação do Executivo na manutenção da qualidade da água e na preservação das praias concelhias”.
O diretor regional da Administração da Região Hidrográfica do Algarve na Agência Portuguesa do Ambiente (APA/ARH), Pedro Coelho, referiu, no dia do evento, que “os títulos testemunham a qualidade do destino turístico e tornam-se um cartão-de-visita para o concelho”. “Tem-se vindo a desenvolver um conjunto de intervenções de modo a mitigar eventuais complicações na qualidade da água, riscos de desabamento, aumento da segurança e diminuição dos consumos”, sublinhou.
Leia também: Descubra a situação em que carta de condução e CC no telemóvel não chegam