Representantes de cerca de duas dezenas de confrarias enogastronómicas de vários pontos do país vão reunir-se no domingo, 25 de outubro, no concelho de Albufeira, para o X Capítulo da Confraria do Bacchus de Albufeira.
O programa começa às 9:45, na Igreja de São José, em Ferreiras, com a receção das confrarias, confrades e convidados, acompanhada por um pequeno-almoço.

Às 11:00 realiza-se a homilia, seguida de uma homenagem aos confrades falecidos e da cerimónia de entronização, durante a qual serão formalmente constituídos os novos confrades da instituição.
Desfile leva confrarias às ruas de Ferreiras
A partir das 12:15, o programa passa para as ruas de Ferreiras, com um desfile aberto à população e visitantes.
Os participantes vão percorrer a freguesia com capas, insígnias e estandartes, num cortejo que reúne confrarias ligadas a diferentes produtos, territórios e tradições gastronómicas.

Entre as presenças confirmadas estão a Confraria do Vinho de Carcavelos, a Confraria do Presunto e Cebola do Douro, Tâmega e Sousa, a Real Confraria do Alvarinho, a Confraria dos Sabores Poveiros, a Confraria Gastronómica e Enófila Terras de Carregal do Sal, a Confraria Enogastronómica da Madeira, a Confraria dos Vinhos do Douro, a Confraria da Vitela Assada de Fafe e a Confraria do Covilhete.
Juntam-se ainda a Confraria do Frango da Guia, a Confraria Gastronómica Serra do Caldeirão, a Confraria Olhanense do Litão, a Confraria do Atum, a Confraria de Vila do Conde, a Confraria Arinto de Bucelas, a Confraria do Frango na Púcara e a Confraria do Frango do Campo.
Almoço de confraternização encerra o encontro
A jornada termina a partir das 13:00 no Hotel Auramar, em Albufeira, com um almoço de confraternização e a tradicional troca de prendas entre as entidades participantes.
Fundada em 2007, a Confraria do Bacchus de Albufeira dedica-se à promoção do património gastronómico e vitivinícola nacional.

A instituição é responsável pela organização da Grande Mostra de Vinhos de Portugal em Albufeira, que este ano chegou à 15.ª edição, e do Concurso de Vinhos Nacionais, certificado pelo Instituto da Vinha e do Vinho, cuja 11.ª edição distinguiu 38 vinhos através de prova cega.
Leia também: “Não foi um acidente, ele foi morto”: Família de traficante morto em operação da PJ no Algarve exige investigação
















