A crise da habitação volta ao centro do debate em Albufeira no dia 28 de novembro, com uma conferência dedicada ao tema “Habitação – Urbanismo, Turismo e Alojamento Local – Os Desafios”, que terá lugar no Hotel da Aldeia, entre as 9h00 e as 16h00. A iniciativa é organizada pelo urbanista António Nóbrega e conta com a parceria dos jornais POSTAL do Algarve, DiáriOnline Região Sul e da ASMIP – Associação de Mediadores do Imobiliário de Portugal.
O ponto de partida é uma realidade que já ninguém ignora: a crise habitacional “permanece na ordem do dia” e, apesar dos esforços, “não se apresentam soluções visíveis”. O documento de apresentação da conferência sublinha que o problema atravessa o planeamento e a gestão urbanística, a construção civil, a reabilitação urbana, a mediação imobiliária, o turismo, o alojamento local, a banca e outras áreas da sociedade, com impactos negativos na vida social. Em Albufeira, estão registados 10.200 estabelecimentos de alojamento local, um dado que ilustra a pressão sobre o mercado habitacional.
O programa integra dois painéis temáticos: o Painel I – “Habitação e Urbanismo – Estratégias” e o Painel II – “Habitação, Turismo e Alojamento Local – O Equilíbrio Necessário”. A sessão de abertura, às 9h15, contará com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Rui Cristina, do organizador António Nóbrega, do presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, Eduardo Miranda, e do vice-presidente da ASMIP – Sul, Guilherme Sá.
Logo a seguir, às 9h30, serão apresentados dois livros da autoria de António Nóbrega: “Os Mecanismos de Controlo Administrativo das Operações Urbanísticas” e “O Novo Regime Jurídico do Alojamento Local – Anotado e Comentado”. O Painel I, que começa às 9h45, reúne a Rita Andrade, da Ordem dos Engenheiros, com o tema “Habitação: A Responsabilidade Técnica da Engenharia”, o Luís Sousa, da LS – Engenharia Geográfica, que falará sobre “Cadastro Predial – A Infraestrutura Invisível que Sustenta a Vida Urbana”, e o próprio António Nóbrega, com a intervenção “Como Utilizar Solo Rústico Como Solução Habitacional”.
Após um intervalo às 11h00, segue-se o Painel II – “Habitação, Turismo e Alojamento Local – O Equilíbrio Necessário”, às 11h15, com o Guilherme Sá (ASMIP – Sul), que abordará “Mediação Imobiliária, Turismo e Habitação”, o Eduardo Miranda (ALEP), com o tema “Alojamento Local e Habitação – O Papel da Nova Lei e dos Regulamentos Municipais na Busca de Um Equilíbrio”, e o presidente da Região de Turismo do Algarve, André Gomes, convidado para analisar o papel do turismo na equação regional da habitação. O encerramento, com debate e conclusões, está previsto para as 12h30.
A participação na conferência é gratuita, mas requer inscrição obrigatória através do formulário online disponibilizado pela organização: clicar AQUI.

















