O Município de Albufeira lançou oficialmente o projeto “Albufeira a Nadar”, uma iniciativa que pretende prevenir o afogamento infantil e dotar as crianças de competências essenciais em meio aquático e psicossociais.
A medida, que já vinha sendo implementada desde 2016 pelo Futebol Clube Ferreiras, ganha agora uma nova dimensão ao abranger, no ano letivo 2025/2026, todos os alunos do 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo dos três Agrupamentos de Escolas do concelho. A participação aumenta assim de cerca de 400 para 1200 crianças.

Segundo José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, “este projeto é de elevada importância, no âmbito de uma educação mais abrangente, mas também para dotar as crianças de capacidades em meio aquático que possam traduzir-se na sua própria segurança”.
O programa tem como principal objetivo o desenvolvimento de competências básicas de adaptação à água e de segurança, colocando especial ênfase na prevenção do afogamento infantil. Ao mesmo tempo, promove hábitos de vida saudáveis, reforça a confiança dos mais novos em contexto aquático e potencia o desenvolvimento de competências psicossociais.
Com forte impacto social, o projeto é gratuito e assegura que todas as crianças abrangidas frequentem oito aulas de natação em ambiente aquático controlado e seguro.
As atividades vão decorrer ao longo de todo o ano letivo, nas Piscinas Municipais, sob orientação dos técnicos especializados da Divisão de Desporto e Juventude da autarquia.
Leia também: Falta-lhe isto no carro? Prepare-se para coimas de 2.500€, pontos perdidos e carro apreendido

















