Albufeira dedica o mês de outubro à saúde mental, com diversas iniciativas. No próximo dia 24 de outubro, vai realizar-se o seminário intitulado “Saúde Mental e Bem-Estar Psicológico”, no Auditório Municipal de Albufeira, entre as 09:30 e as 16:30 e vai contar com 11 oradores especialistas e de referência na área.
O evento vai contar com vários painéis onde se abordam questões cruciais, como a relação entre saúde mental e justiça social, a importância da alimentação e as melhores estratégias de autocuidado e prevenção.
O programa arranca às 09:30 com a sessão de abertura, pelo presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo e Cláudia Guedelha, vereadora responsável pelo evento.
Entre os oradores está Tiago Pereira, membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses, que às 10:00, apresenta a “Equidade e justiça social na saúde mental”; e Carla Fernandes, Vogal da Delegação Regional do Sul da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com “Cenário atual da saúde mental no Algarve”.
No segundo painel destaca-se a importância da alimentação na saúde mental. Em palco vão estar, às 11:00, Teresa Sofia Sancho, Coordenadora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento na área da Nutrição da ARS Algarve, IP. e Maria Palma Mateus, diretora do curso de licenciatura em Dietética e Nutrição da Universidade do Algarve.
À tarde, a sessão é dedicada ao bem-estar físico e mental, com intervenções sobre estratégias de autocuidado, prevenção e promoção da saúde mental na comunidade, a partir das 14:00, com Sílvia Labiza, Enfermeira na Unidade de Saúde Familiar “Sol Nascente”; Paulo Gomes, investigador da equipa do Projeto “Aventura Social” e do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas; e Marta Lopes, psicóloga clinica especialista em Mindfullness.
No último painel do dia, agendado para as 15:30, vão ser apresentadas as iniciativas de sucesso implementadas no Município no âmbito da saúde mental, nomeadamente, a “Rede Macramé” e o projeto “Ser”.
O Município de Albuferia recorda que “os problemas de saúde mental são uma das principais causas de doença a nível mundial, com um impacto significativo na qualidade de vida, nas relações interpessoais e na produtividade”.
O evento é de entrada livre mas carece de inscrição. Os interessados devem fazê-lo aqui, por email: [email protected] ou através do telefone: 289 599 657.
Leia também: Algarvio vai a Espanha e “vinga-se” dos espanhóis falando só em português [vídeo]