A Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (Odiana) está a desenvolver ações para alertar a população idosa de Alcoutim para os riscos de burlas, furtos e violência.
Desenvolvidas em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR), as ações de proximidade decorrem no âmbito do projeto “Vilas em Movimento”, capacitando os idosos de maior proteção ao risco, indicou a associação em comunicado.
Ao mesmo tempo, o projeto envolve os alunos do primeiro ciclo, promovendo a interação entre gerações, permitindo a troca de experiências e conhecimentos sobre o tema “Maus tratos à pessoa idosa”.
Uma dessas ações realizou-se no passado dia 9 de outubro, na Escola Básica Integrada de Alcoutim, e contou com a participação de alunos do 1º ciclo, bem como dos idosos do Lar e Centro de Dia de Alcoutim e outros membros da comunidade.
O formato escolhido promoveu a interação entre gerações, permitindo a troca de experiências e conhecimentos sobre o tema “Maus tratos à pessoa idosa”.
Os alunos, vestidos com mini-fardas da GNR, desempenharam um papel ativo na dinamização da sessão, que reuniu cerca de 55 participantes. Este encontro gerou um ambiente de convívio e sensibilização, onde o respeito e a aprendizagem mútua foram evidentes, sublinhando a importância de proteger e cuidar dos mais vulneráveis.
Os temas abordados nas ações de proximidade incluem também a prevenção de crimes contra os idosos. Questões como burlas, furtos e o “Conto do Vigário” foram discutidos, com a GNR a fornecer conselhos práticos sobre segurança na rua e em casa.
Outro destaque foi a violência contra os idosos, com especial enfoque nas várias formas de abuso, a importância de denunciar e as linhas de apoio disponíveis. As sessões incluíram vídeos informativos e momentos de interação, permitindo aos idosos esclarecer dúvidas diretamente com os agentes da GNR.
Com estas iniciativas, a Odiana e a Guarda Nacional Republicana (GNR) não só capacitam os idosos para se protegerem, como também promovem um sentimento de comunidade mais forte e coeso, onde a segurança e o apoio intergeracional são fundamentais.
Leia também: A praia espanhola mais próxima do Algarve, um pequeno paraíso aqui ao lado