A Academia de Dança do Algarve (ADA) apresenta este sábado, no Teatro das Figuras, em Faro, dois espetáculos de danças urbanas, como resultado do empenho e dedicação dos bailarinos durante esta época.
“Pretende-se demonstrar em todas as atuações dos diversos escalões e estilos, a evolução dos os bailarinos dos polos de formação de Quarteira, Almancil, Loulé, Faro, Olhão e Tavira, dando-lhes uma oportunidade de brilharem nesse magnífico palco, para familiares e amigos”, explica a ADA em comunicado.
Os espetáculos estão divididos em duas sessões, iniciando a primeira com a Gala da Tarde “Anim-ADA-mente”, com os escalões mais jovens, pelas 15:30, e a Gala da Noite “Jog-ADA”, pelas 21:30, para os restantes escalões.
Espetáculos “Anim-ADA-mente” e “Jog-ADA”
Numa adaptação do filme Divertidamente, “Anim-ADA-mente” faz uma viagem emocionante pela mente de uma menina feliz, que de repente enfrenta um misto de emoções, após várias mudanças na sua vida. Emoções essas representadas pelos bailarinos e técnicos de danças urbanas, ballet e contemporâneo da Associação de Dança de Faro.
Adaptado do filme Jumanji, “Jog-ADA” é um espetáculo dedicado à aventura, tradições, lugares e cultura, onde dois amigos descobrem um jogo de tabuleiro mágico dentro de uma arca e decidem desvendar o mistério de cada jogada representada pelos bailarinos e equipa da ADA.
Os bilhetes podem ser adquiridos online em aqui, não sendo possível a presença de crianças com idade inferior a três anos.
Academia de Dança do Algarve nasceu a 9 de julho de 2007
Desde a sua criação, a 9 de julho de 2007, a ADA já formou milhares de jovens bailarinos, com uma forte componente nas danças urbanas. Atualmente com cerca de 335 bailarinos, está presente nas cidades de Tavira, Olhão, Faro, Loulé, Almancil e Quarteira, contando também com um enorme apoio das entidades municipais.
Além de lhes permitir formação específica, em Faro e Olhão, para os estilos de Hip Hop, Dancehall, House, Breaking, Waacking e Contemporâneo, a ADA tem estado presente com equipas de competição, em diversos campeonatos nacionais e internacionais (Espanha, Holanda, França e outros), obtendo classificações de grande relevo.
Neste momento são quatro as equipas competidoras: Sparks Kids, Mega Sparks Jr, Mega Sparks e Phoenix Flame envolvendo um total de 40 bailarinos.
Fruto dessa forte aposta na dinâmica de competição, a equipa “Sparks”, é a única equipa algarvia que já representou Portugal no Campeonato Mundial de Danças Urbanas, o HHI – Hip-Hop International, com realização anual no mês de agosto, em Phoenix (Arizona – USA), nos Estados Unidos da América.
Numa vertente mais educacional, a ADA também possibilita formação e apoio escolar, facultando ainda a utilização de diversos serviços na área da saúde e bem-estar.
Esta academia realiza anualmente vários espetáculos de cariz exibicional e de performance: o Algarve Dance Meeting, Show Your True Color, I Can Beat You, Keep it Real, Dancehall Summer Vibes.
Promove, ainda anualmente, um evento de competição internacional em Faro, a Convenção Internacional Hip Hop Dance Algarve, que este ano vai na sua 15ª edição, que conta com a presença de algumas das melhores academias e escolas de dança nacionais e internacionais, assim como júris internacionais que também irão proporcionar workshops nos mais variados estilos.
Leia também: Esta cidade do Algarve já foi o centro do mundo