Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
PAULO OLIVEIRA - Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais | Foto DR
Algarve, Opinião

A união do Barlavento e do Sotavento Algarvio: Benefícios com base em evidências | Por Paulo Oliveira

“Sem cooperação entre as sub-regiões, o Algarve continuará a enfrentar desafios estruturais difíceis de superar isoladamente”

08:15 13 Março, 2026 18:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve é uma região singular de Portugal, marcada por uma identidade cultural própria, pela sua história e pela sua importância económica. A relevância e os potenciais benefícios de uma união estratégica entre as duas grandes sub-regiões do Algarve: o Barlavento e o Sotavento, sustentada por uma abordagem integrada, poderia fortalecer a região em múltiplos domínios: político, social, económico e cultural. Embora o Algarve seja reconhecido como uma região coesa em termos identitários e históricos, “as suas duas metades” apresentam características distintas: o Barlavento destaca-se pela urbanização mais intensa, pelo turismo de massas e por centros populacionais maiores, já o Sotavento é marcado por uma economia mais tradicional, associada à pesca, agricultura, pequena indústria e um turismo mais tranquilo e ligado à natureza. Estas diferenças, longe de serem um obstáculo, podem ser complementares numa lógica de integração.

Fundamento a necessidade desta união recorrendo a vários estudos recentes, sobretudo o relatório da OCDE sobre a atratividade regional do Algarve. Esses documentos sublinham que a COVID-19 expôs a grande vulnerabilidade da região devido à dependência quase estrutural do turismo, que representa cerca de 60% do valor acrescentado bruto no setor da hotelaria e restauração, concentrado principalmente em concelhos como Albufeira, Loulé e Faro. Além disso, a evidência mostra fragilidades significativas relacionadas com o envelhecimento demográfico, desigualdades socioeconómicas, risco acrescido de pobreza e desafios associados à transição ambiental e energética.

Outro estudo, centrado na competitividade sustentável do turismo algarvio, reforça que o modelo atual precisa de se adaptar para evitar impactos ambientais duradouros, assegurar a preservação das tradições e garantir estabilidade social. A própria estrutura empresarial da região revela uma elevada sensibilidade às flutuações macroeconómicas globais, demonstrando que oscilações na procura turística têm efeitos diretos e substanciais na rentabilidade das empresas locais. O diagnóstico é claro: embora existam recursos abundantes, tal como o clima, paisagem, património natural e cultural, capital turístico consolidado, persistem vulnerabilidades que só podem ser mitigadas com coordenação e políticas integradas.

Do ponto de vista político, uma união entre Barlavento e Sotavento permitiria ao Algarve falar a uma só voz, aumentando a sua força negocial junto do Governo central e da União Europeia. A fragmentação administrativa ou a lógica de sub-regiões isoladas, leva frequentemente a duplicação de funções, competição por fundos e desigualdade no acesso a investimentos estratégicos. Uma governação regional integrada reforçaria a legitimidade das reivindicações algarvias e facilitaria a obtenção de fundos estruturais essenciais para a transição verde, inovação, mobilidade ou coesão social.

Além disso, esta união permitiria aplicar políticas mais equilibradas que beneficiassem tanto o litoral densamente povoado como o interior mais isolado. A evidência mostra que as desigualdades territoriais internas do Algarve são significativas, manifestando-se no acesso desigual à saúde, nos desequilíbrios demográficos e no risco mais elevado de exclusão social. Uma estrutura comum de governação poderia planear investimentos de forma mais justa e eficiente, evitando que os municípios mais vulneráveis, muitos deles situados no Sotavento e no interior, ficassem à margem do desenvolvimento.

Relativamente aos benefícios sociais, o Algarve apresenta um dos maiores riscos de pobreza do país, muito influenciado pela sazonalidade do emprego e pela concentração excessiva de oportunidades económicas em torno do turismo. Uma gestão integrada permitiria definir políticas sociais regionais capazes de responder às características específicas de cada área, mas num plano comum coerente. Isso incluiria estratégias unificadas de emprego, formação profissional, habitação, saúde e mobilidade.

A melhoria das acessibilidades internas é um ponto enfatizado: atualmente, muitos concelhos enfrentam dificuldades de transporte público eficiente, ligações insuficientes ao interior e falta de planeamento conjunto. Com coordenação, seria possível implementar redes de mobilidade intermunicipal mais eficazes, digitalizar serviços, reforçar cuidados de saúde primários e reduzir o isolamento das populações mais idosas.

A união também teria um impacto positivo na identidade cultural algarvia. Estudos sobre perceções de residentes e turistas indicam que a valorização da cultura local é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Um Algarve unido poderia promover mais eventos culturais comuns, proteger melhor o património material e imaterial, reforçar o artesanato, a gastronomia e as tradições locais. Este reforço da identidade contribuiria para combater a desertificação do interior e promover um sentimento de pertença mais amplo entre as comunidades do Barlavento e do Sotavento.

A nível económico, salientaria que a demasiada dependência do turismo representa hoje o maior risco estratégico da região. Episódios como a pandemia demonstraram a necessidade urgente de diversificação. Uma união entre as duas sub-regiões permitiria coordenar esforços para desenvolver setores com alto potencial: agricultura de valor acrescentado, pesca e aquacultura sustentável, economia do mar, energias renováveis, tecnologias digitais, indústrias criativas e turismo não sazonal. A complementaridade geográfica e setorial entre Barlavento e Sotavento poderia facilitar a criação de polos de inovação e clusters regionais com massa crítica suficiente para atrair talento, empresas e investimento externo.

Outro aspeto crítico é o planeamento de grandes infraestruturas. Ligação ferroviária interna eficiente, redes de autocarros intermunicipais robustas, modernização de estradas e portos ou investimentos em logística seriam mais fáceis de concretizar com um planeamento conjunto e não fragmentado. A eficiência em transportes e logística é hoje decisiva para a atração de investimento e o Algarve tem perdido oportunidades por falta de coordenação.

Criada com o propósito nobre de coordenar estratégias regionais, promover o desenvolvimento equilibrado e dar voz conjunta aos 16 municípios algarvios, a AMAL tem-se limitado a desempenhar um papel tímido, frequentemente mais administrativo do que político. A falta de integração entre os transportes, a ausência de articulação tarifária e a inexistência de uma visão regional para a ferrovia mostram uma instituição que reage, mas raramente lidera. O Algarve precisa de uma voz forte perante o Governo. Precisa de defender melhorias ferroviárias, redes de autocarros coordenadas e soluções de mobilidade sustentável que reduzam congestionamentos e desigualdades territoriais. No entanto, a AMAL continua presa a consensos cautelosos entre autarcas, incapaz de transformar diagnósticos em ações concretas.

No turismo, uma estratégia integrada permitiria distribuir melhor os fluxos turísticos ao longo do território e do ano, reduzindo a concentração excessiva no Barlavento, como se verifica em  Portimão e Lagos. O Sotavento, com paisagens naturais mais preservadas, riqueza cultural e tradições fortes, tem potencial para turismo de natureza, cultural, gastronómico e rural, segmentos que mitigam a sazonalidade e promovem a sustentabilidade, assim como, no Barlavento se observam os bons exemplos deste tipo de turismo nas localidades de Sagres, Aljezur e Odeceixe. Ao articular estes recursos sem disrupções, o Algarve poderia construir uma oferta turística mais diversificada, equilibrada e valorizadora da sua identidade.

A conclusão desta reflexão é clara: a união entre Barlavento e Sotavento, apoiada por evidência académica e empírica, representa uma oportunidade estratégica para enfrentar os desafios que a região já vive: desigualdades, envelhecimento, vulnerabilidade económica, riscos ambientais e dependência do turismo. Esta abordagem integrada permitiria reforçar a representatividade política, reduzir assimetrias sociais, diversificar a economia, promover o turismo sustentável e fortalecer a identidade cultural.

Sublinha-se, no entanto, que esta união exige compromisso político, participação cidadã, boa governação e investimento planeado. Sem cooperação entre as sub-regiões, o Algarve continuará a enfrentar desafios estruturais difíceis de superar isoladamente. Nesse sentido, concluo apelando à reflexão e à consideração séria deste modelo de integração como caminho para um futuro mais forte, resiliente e equilibrado para toda a região algarvia.

Leia também: Breve reflexão sobre os Imigrantes em Portugal: Integração ou Ilusão? | Por Paulo Oliveira

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Algarve Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Montanha-russa.
Nacional Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve Desporto Mundo Nacional

Choque Sailing conquista Regata dos Portos dos Descobrimentos e traz troféu para Faro

08:30 15 Julho, 2026 18:54 14 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Estratégia diferente após o Cabo de Santa Maria decidiu a regata de 90 milhas, disputada por 24 barcos entre Lagos e Palos de la Frontera.

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Ensino Opinião Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Burlão. Crédito: Freepik
Economia Nacional Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Nacional

Comprou este gelado no Lidl? Loja pede desculpa e produto está a ser recolhido e pode ser devolvido sem talão

21:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A recolha abrange embalagens com duas datas de validade específicas, depois de ter sido detetada a possível presença de um alergénio não indicado no rótulo do gelado

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Cristiano Ronaldo com a família na praia de Faro. Crédito: Instagram @georginagio | DR
Nacional

“A pessoa sai da barraca, mas a barraca não sai da pessoa”: Cristiano Ronaldo coloca esta placa na sua mansão de Cascais e divide opiniões

15:00 15 Julho, 2026 16:09 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

O futebolista português Cristiano Ronaldo colocou uma placa com a inscrição “Dream House CR7” no portão da mansão que construiu em Cascais

Algarve, Cultura

“Verão em Tavira” leva mais de 20 espetáculos à Praça da República

12:20 15 Julho, 2026 12:20 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Artistas nacionais, bandas locais, ranchos folclóricos e grupos de dança sobem ao palco no centro histórico de Tavira

Mota estacionada. Crédito: Foto AI
Auto, Nacional

Motas podem ocupar lugares de carros? Saiba o que diz o Código da Estrada

12:30 15 Julho, 2026 11:30 15 Julho, 2026 | João Luís

As motas podem ocupar lugares que muitos condutores associam apenas aos carros, mas há uma regra simples que faz toda a diferença

Bandeira com riscas amarela e vermelha na praia.
Nacional, Vida & Lazer

Muitos banhistas não reparam nas bandeiras com riscas vermelha e amarela que se colocam aos pares nas praias: conheça o significado

14:10 12 Julho, 2026 14:27 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Nem todos os banhistas conhecem o significado das duas bandeiras com riscas vermelhas e amarelas colocadas lado a lado nas praias

Militares da GNR. Crédito: Lusa
Algarve

GNR apreende cerca de 1.000 camisolas desportivas contrafeitas em Faro e Portimão

14:40 15 Julho, 2026 14:24 15 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Operação da GNR em Faro e Portimão resultou na apreensão de mais de 1.400 artigos contrafeitos, incluindo quase 1.000 camisolas desportivas

Avião Ryanair. Crédito: Freepik AI
Europa

“Se morrermos, morremos juntos”: janela solta-se em pleno voo da Ryanair e mulher agarra marido para evitar tragédia

13:50 15 Julho, 2026 13:29 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Um voo comercial da Ryanair transformou-se num cenário de pânico poucos minutos após a descolagem, quando uma janela se soltou em pleno ar

Montanha-russa.
Nacional, Vida & Lazer

Vem a caminho de Portugal um novo parque temático com teleférico e montanha-russa

10:50 12 Julho, 2026 17:11 7 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Novo parque temático com teleférico, montanha-russa e dezenas de atividades ao ar livre está projetado para transformar Castanheira de Pera

Algarve, Desporto, Mundo, Nacional

Choque Sailing conquista Regata dos Portos dos Descobrimentos e traz troféu para Faro

08:30 15 Julho, 2026 18:54 14 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

Estratégia diferente após o Cabo de Santa Maria decidiu a regata de 90 milhas, disputada por 24 barcos entre Lagos e Palos de la Frontera.

Tempo

Vem aí o período mais quente do ano: saiba quando as temperaturas podem subir

06:00 15 Julho, 2026 10:30 15 Julho, 2026 | João Luís

Canícula vai começar e marca o período mais quente e seco do ano, mas os primeiros dias deverão trazer alguma surpresa

Guarda-sol colocado à frente de concessão na praia. Crédito: Foto AI
Algarve, Nacional

Pode levar multa por colocar o chapéu de sol em frente à concessão na praia no Algarve? Advogada responde

14:30 13 Julho, 2026 14:01 13 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar um chapéu de sol junto a uma concessão na praia pode gerar conflitos, mas nem sempre dá direito a multa

Ensino, Opinião, Política

No cume da crise | Por José Figueiredo Santos

17:10 15 Julho, 2026 17:01 15 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Talvez um dia descubram que governar nunca consistiu em derrotar o adversário, mas em impedir que o país saia derrotado"

Equipa médica transporta doente. Crédito: Magnific
Mundo, Saúde

Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas

18:00 15 Julho, 2026 16:14 15 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 6.700 infeções confirmadas ou em investigação foram registadas nos Estados Unidos desde maio

Juíz no tribunal. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Nova lei das heranças: saiba quando um imóvel pode ser vendido contra a vontade dos herdeiros

14:04 14 Julho, 2026 14:04 14 Julho, 2026 | João Luís

Imóveis presos em heranças indivisas podem vir a ser vendidos mesmo sem acordo total. Mas há casos em que a nova lei não se aplica

Burlão. Crédito: Freepik
Economia, Nacional, Tech

É cliente de algum? Novo vírus pode espiar contas bancárias de clientes destes bancos portugueses

22:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A ameaça permanece escondida no computador até detetar a entrada num serviço de banca online, podendo registar vários movimentos nos bancos

Entrada supermercado Lidl. Crédito: Freepik
Nacional

Comprou este gelado no Lidl? Loja pede desculpa e produto está a ser recolhido e pode ser devolvido sem talão

21:30 14 Julho, 2026 18:59 14 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A recolha abrange embalagens com duas datas de validade específicas, depois de ter sido detetada a possível presença de um alergénio não indicado no rótulo do gelado

Gibraltar.
Europa

Vedação que separa Gibraltar de Espanha vai cair na próxima meia-noite e acaba-se a fronteira terrestre

12:36 14 Julho, 2026 11:52 14 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Barreira que separa Gibraltar de Espanha vai deixar de existir e os controlos de passaportes na fronteira terrestre chegam ao fim

Últimas Notícias

  • GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
    GNR deixa aviso antes das férias: mais de 4.000 condutores apanhados em infração que muitos desconhecem e que pode sair cara
  • Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
    Bombeiros de Albufeira recebem 18 novos fatos de proteção individual
  • Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
    Internacional neozelandês Sarpreet Singh reforça o Farense
  • Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
    Alerta nos Estados Unidos: parasita transmitido por alimentos que causa “diarreia explosiva” já infetou milhares de pessoas
  • Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores
    Infarmed retira este protetor solar do mercado e deixa alerta aos consumidores

Opinião

  • No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
    No cume da crise | Por José Figueiredo Santos
  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos
    Uma bela homenagem ao pai da narrativa histórica em Portugal | Por Mário Beja Santos

Europe Direct Algarve

  • Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
    Novo relatório da OCDE confirma: Portugal está no topo da rigidez laboral
  • Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
    Algarve 2030 apresenta novos apoios às empresas em Albufeira e Loulé
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal