Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
PAULO OLIVEIRA - Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais | Foto DR
Algarve, Opinião

A união do Barlavento e do Sotavento Algarvio: Benefícios com base em evidências | Por Paulo Oliveira

“Sem cooperação entre as sub-regiões, o Algarve continuará a enfrentar desafios estruturais difíceis de superar isoladamente”

08:15 13 Março, 2026 18:45 4 Maio, 2026 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve é uma região singular de Portugal, marcada por uma identidade cultural própria, pela sua história e pela sua importância económica. A relevância e os potenciais benefícios de uma união estratégica entre as duas grandes sub-regiões do Algarve: o Barlavento e o Sotavento, sustentada por uma abordagem integrada, poderia fortalecer a região em múltiplos domínios: político, social, económico e cultural. Embora o Algarve seja reconhecido como uma região coesa em termos identitários e históricos, “as suas duas metades” apresentam características distintas: o Barlavento destaca-se pela urbanização mais intensa, pelo turismo de massas e por centros populacionais maiores, já o Sotavento é marcado por uma economia mais tradicional, associada à pesca, agricultura, pequena indústria e um turismo mais tranquilo e ligado à natureza. Estas diferenças, longe de serem um obstáculo, podem ser complementares numa lógica de integração.

Fundamento a necessidade desta união recorrendo a vários estudos recentes, sobretudo o relatório da OCDE sobre a atratividade regional do Algarve. Esses documentos sublinham que a COVID-19 expôs a grande vulnerabilidade da região devido à dependência quase estrutural do turismo, que representa cerca de 60% do valor acrescentado bruto no setor da hotelaria e restauração, concentrado principalmente em concelhos como Albufeira, Loulé e Faro. Além disso, a evidência mostra fragilidades significativas relacionadas com o envelhecimento demográfico, desigualdades socioeconómicas, risco acrescido de pobreza e desafios associados à transição ambiental e energética.

Outro estudo, centrado na competitividade sustentável do turismo algarvio, reforça que o modelo atual precisa de se adaptar para evitar impactos ambientais duradouros, assegurar a preservação das tradições e garantir estabilidade social. A própria estrutura empresarial da região revela uma elevada sensibilidade às flutuações macroeconómicas globais, demonstrando que oscilações na procura turística têm efeitos diretos e substanciais na rentabilidade das empresas locais. O diagnóstico é claro: embora existam recursos abundantes, tal como o clima, paisagem, património natural e cultural, capital turístico consolidado, persistem vulnerabilidades que só podem ser mitigadas com coordenação e políticas integradas.

Do ponto de vista político, uma união entre Barlavento e Sotavento permitiria ao Algarve falar a uma só voz, aumentando a sua força negocial junto do Governo central e da União Europeia. A fragmentação administrativa ou a lógica de sub-regiões isoladas, leva frequentemente a duplicação de funções, competição por fundos e desigualdade no acesso a investimentos estratégicos. Uma governação regional integrada reforçaria a legitimidade das reivindicações algarvias e facilitaria a obtenção de fundos estruturais essenciais para a transição verde, inovação, mobilidade ou coesão social.

Além disso, esta união permitiria aplicar políticas mais equilibradas que beneficiassem tanto o litoral densamente povoado como o interior mais isolado. A evidência mostra que as desigualdades territoriais internas do Algarve são significativas, manifestando-se no acesso desigual à saúde, nos desequilíbrios demográficos e no risco mais elevado de exclusão social. Uma estrutura comum de governação poderia planear investimentos de forma mais justa e eficiente, evitando que os municípios mais vulneráveis, muitos deles situados no Sotavento e no interior, ficassem à margem do desenvolvimento.

Relativamente aos benefícios sociais, o Algarve apresenta um dos maiores riscos de pobreza do país, muito influenciado pela sazonalidade do emprego e pela concentração excessiva de oportunidades económicas em torno do turismo. Uma gestão integrada permitiria definir políticas sociais regionais capazes de responder às características específicas de cada área, mas num plano comum coerente. Isso incluiria estratégias unificadas de emprego, formação profissional, habitação, saúde e mobilidade.

A melhoria das acessibilidades internas é um ponto enfatizado: atualmente, muitos concelhos enfrentam dificuldades de transporte público eficiente, ligações insuficientes ao interior e falta de planeamento conjunto. Com coordenação, seria possível implementar redes de mobilidade intermunicipal mais eficazes, digitalizar serviços, reforçar cuidados de saúde primários e reduzir o isolamento das populações mais idosas.

A união também teria um impacto positivo na identidade cultural algarvia. Estudos sobre perceções de residentes e turistas indicam que a valorização da cultura local é fundamental para o desenvolvimento sustentável da região. Um Algarve unido poderia promover mais eventos culturais comuns, proteger melhor o património material e imaterial, reforçar o artesanato, a gastronomia e as tradições locais. Este reforço da identidade contribuiria para combater a desertificação do interior e promover um sentimento de pertença mais amplo entre as comunidades do Barlavento e do Sotavento.

A nível económico, salientaria que a demasiada dependência do turismo representa hoje o maior risco estratégico da região. Episódios como a pandemia demonstraram a necessidade urgente de diversificação. Uma união entre as duas sub-regiões permitiria coordenar esforços para desenvolver setores com alto potencial: agricultura de valor acrescentado, pesca e aquacultura sustentável, economia do mar, energias renováveis, tecnologias digitais, indústrias criativas e turismo não sazonal. A complementaridade geográfica e setorial entre Barlavento e Sotavento poderia facilitar a criação de polos de inovação e clusters regionais com massa crítica suficiente para atrair talento, empresas e investimento externo.

Outro aspeto crítico é o planeamento de grandes infraestruturas. Ligação ferroviária interna eficiente, redes de autocarros intermunicipais robustas, modernização de estradas e portos ou investimentos em logística seriam mais fáceis de concretizar com um planeamento conjunto e não fragmentado. A eficiência em transportes e logística é hoje decisiva para a atração de investimento e o Algarve tem perdido oportunidades por falta de coordenação.

Criada com o propósito nobre de coordenar estratégias regionais, promover o desenvolvimento equilibrado e dar voz conjunta aos 16 municípios algarvios, a AMAL tem-se limitado a desempenhar um papel tímido, frequentemente mais administrativo do que político. A falta de integração entre os transportes, a ausência de articulação tarifária e a inexistência de uma visão regional para a ferrovia mostram uma instituição que reage, mas raramente lidera. O Algarve precisa de uma voz forte perante o Governo. Precisa de defender melhorias ferroviárias, redes de autocarros coordenadas e soluções de mobilidade sustentável que reduzam congestionamentos e desigualdades territoriais. No entanto, a AMAL continua presa a consensos cautelosos entre autarcas, incapaz de transformar diagnósticos em ações concretas.

No turismo, uma estratégia integrada permitiria distribuir melhor os fluxos turísticos ao longo do território e do ano, reduzindo a concentração excessiva no Barlavento, como se verifica em  Portimão e Lagos. O Sotavento, com paisagens naturais mais preservadas, riqueza cultural e tradições fortes, tem potencial para turismo de natureza, cultural, gastronómico e rural, segmentos que mitigam a sazonalidade e promovem a sustentabilidade, assim como, no Barlavento se observam os bons exemplos deste tipo de turismo nas localidades de Sagres, Aljezur e Odeceixe. Ao articular estes recursos sem disrupções, o Algarve poderia construir uma oferta turística mais diversificada, equilibrada e valorizadora da sua identidade.

A conclusão desta reflexão é clara: a união entre Barlavento e Sotavento, apoiada por evidência académica e empírica, representa uma oportunidade estratégica para enfrentar os desafios que a região já vive: desigualdades, envelhecimento, vulnerabilidade económica, riscos ambientais e dependência do turismo. Esta abordagem integrada permitiria reforçar a representatividade política, reduzir assimetrias sociais, diversificar a economia, promover o turismo sustentável e fortalecer a identidade cultural.

Sublinha-se, no entanto, que esta união exige compromisso político, participação cidadã, boa governação e investimento planeado. Sem cooperação entre as sub-regiões, o Algarve continuará a enfrentar desafios estruturais difíceis de superar isoladamente. Nesse sentido, concluo apelando à reflexão e à consideração séria deste modelo de integração como caminho para um futuro mais forte, resiliente e equilibrado para toda a região algarvia.

Leia também: Breve reflexão sobre os Imigrantes em Portugal: Integração ou Ilusão? | Por Paulo Oliveira

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto Nacional

Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

15:40 9 Agosto, 2026 15:16 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 1,7 milhões de veículos apresentaram, em 2025, uma anomalia que se destacou nas inspeções automóveis

Algarve Economia Edição Papel Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Algarve Nacional Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

15:30 9 Agosto, 2026 00:19 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas, como o FBI ou a NSA, recomendam a melhor opção para a sua segurança entre desligar ou reiniciar o telemóvel

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve Economia Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Algarve Economia Edição Papel

Algarve concentra quase 30% das receitas do turismo em junho

15:20 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Região liderou os proveitos do turismo e reuniu 29,1% das dormidas, num mês em que a procura externa caiu pela primeira vez em oito meses

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Agente da GNR verifica documentos de condutor. Crédito: GNR
Auto, Nacional

Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

15:40 9 Agosto, 2026 15:16 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Mais de 1,7 milhões de veículos apresentaram, em 2025, uma anomalia que se destacou nas inspeções automóveis

Algarve, Economia, Edição Papel, Saúde

Da bicicleta a duas unidades, o percurso de Poliana Souza na estética algarvia

11:00 9 Agosto, 2026 12:01 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Chegou a Faro em 2019, recomeçou após regressar ao Brasil e fez da estética uma marca com unidades em Faro e Vilamoura

Mulher a inserir números no Multibanco.
Economia, Tech

Adeus burlas no Multibanco: este truque deixa o seu código PIN ‘impossível’ de adivinhar

14:40 9 Agosto, 2026 14:22 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Há combinações muito comuns que devem ser evitadas e alguns cuidados simples podem ajudar a criar um código Multibanco mais difícil de adivinhar

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí uma depressão: frente fria traz chuva, trovoadas e vento até 50 km/h a estas regiões

09:10 8 Agosto, 2026 16:48 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

A aproximação de uma depressão vai trazer uma mudança do estado do tempo já neste fim de semana, com possibilidade de chuva, aguaceiros e trovoadas

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada

16:00 9 Agosto, 2026 23:19 8 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Um dos arquipélagos portugueses vai ter chuva e vento forte, enquanto o Continente deverá escapar à precipitação

Algarve, Nacional, Vida & Lazer

“Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve

16:20 9 Agosto, 2026 15:25 9 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Praias muito procuradas do Algarve voltam a ficar sob pressão em pleno agosto

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Hacker com telemóvel na mão. Crédito: Freepik
Tech

Reiniciar ou desligar telemóvel? FBI indica a melhor opção para a sua segurança

15:30 9 Agosto, 2026 00:19 9 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Entidades americanas, como o FBI ou a NSA, recomendam a melhor opção para a sua segurança entre desligar ou reiniciar o telemóvel

Algarve

Algarve soma sete processos por destruição ilegal de ninhos de andorinha

13:50 9 Agosto, 2026 14:00 9 Agosto, 2026 | Henrique Dias Freire

Entre 2023 e 2025, o Algarve registou sete processos por destruição de ninhos de andorinha, seis dos quais continuam em fase de instrução

Moeda de 2 euros. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€

22:40 8 Agosto, 2026 21:16 8 Agosto, 2026 | João Luís

Algumas moedas de 2€ estão a ser vendidas por milhares. Descubra quais são as mais procuradas pelos colecionadores e quanto podem valer

Fiscalização da GNR. Crédito: Lusa
Auto, Nacional

Tem carta de condução? Esta data pode não ser a que pensa e conduzir com o documento caducado dá multa

08:50 9 Agosto, 2026 20:23 8 Agosto, 2026 | João Luís

Ano em que tirou a carta de condução pode fazer diferença e deixar passar a data de renovação pode trazer consequências que vão além da coima

Algarve, Economia, Edição Papel

AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo

16:10 9 Agosto, 2026 11:32 6 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Hélder Martins sustenta que o setor turístico deve continuar a aumentar receitas, apostando na qualidade da procura e não apenas no número de turistas

Algarve, Economia, Edição Papel

Algarve concentra quase 30% das receitas do turismo em junho

15:20 9 Agosto, 2026 14:15 9 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Região liderou os proveitos do turismo e reuniu 29,1% das dormidas, num mês em que a procura externa caiu pela primeira vez em oito meses

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Homem reformado a aproveitar as férias. Crédito: Freepik AI
Mundo, Vida & Lazer

“Com 1.000€/mês temos tudo aqui”: reformados franceses rendidos a destino paradisíaco a 2 h de Portugal onde a vida é barata e há 300 dias de sol por ano

18:10 8 Agosto, 2026 17:46 8 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Reformados franceses vão 'esquecendo' a Europa e optando por este destino onde o custo de vida é baixo e o clima quente a cerca de 2 horas de Portugal

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Últimas Notícias

  • Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas
    Viu uma linha verde na estrada? Saiba o que significa e o que deve fazer para evitar multas
  • “Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve
    “Não houvesse chapéus à frente dos toldos, não cabia toda a gente na praia”: ‘corrida’ por lugar nas praias continua a marcar o verão no Algarve
  • AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo
    AHETA defende “melhores turistas” para aumentar receitas do turismo
  • Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada
    Vem aí chuva e ventos até 60 km/h a partir desta data e esta região será a mais afetada
  • Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele
    Nem pneus nem travões: este problema afetou mais de 1,7 milhões de automóveis nas inspeções e muitos condutores nem dão por ele

Opinião

  • A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
    A marca Sporting em todo o mundo está a crescer atrás de Ronaldo | Por Paulo Freitas do Amaral
  • Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
    Do amor ao ódio vai apenas um passo | Por Henrique Dias Freire
  • Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega
    Albufeira, trânsito, ruído e equilíbrio | Por António Nóbrega

Europe Direct Algarve

  • Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
    Nova taxa em compras online ‘apanha’ europeus de surpresa: União Europeia esclarece quem não deve pagar
  • Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
    Dê uma ‘vista de olhos’ à sua carteira: estas moedas de 2€ podem valer até 4.500€
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento