O WHE Hotel foi inaugurado recentemente e contou com a presença da presidente do município, Isilda Gomes, que no evento destacou a importância para Portimão de voltar a ter um hotel no centro histórico da cidade.
Na cerimónia estiveram também presentes os representantes da freguesia, do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT), do gabinete de arquitetura Sidney Quintela – responsável pelo projeto de remodelação – e os parceiros e entidades do sector do turismo.
No evento, Joaquim Luiz Gomes, presidente da comissão executiva da Dunas Capital, sociedade gestora do fundo VEGA, e administrador da Carthage Hotels, entidade exploradora do WHE HOTEL, lembrou “as origens do nome Portimão, e a sua ligação à localização privilegiada da cidade, entre o rio e mar”. Referiu-se ainda “ao posicionamento do hotel, que tal como a cidade, se insere numa zona privilegiada – o centro e a excelente oferta de serviços que oferece”.
“É importante lembrar que nem todos querem um hotel em frente à praia e há quem prefira o centro histórico. Este é único hotel do centro da cidade”, destacou Isilda Gomes, acrescentando: “escolhi Portimão e tenho uma grande administração pela cidade. Portimão é um excelente sítio para viver e fazer férias.”
Com uma aposta forte na tecnologia e funcionalidade dispõe de 66 quartos, equipados com smart tvs, acesso canais de todo o mundo com ligação Chromecast, e ligação rápida wifi em todo o hotel. O check-iné feito de forma contactlesse online, através de aplicação em smartphone. A sala de pequeno-almoço oferece uma vista panorâmica única para a foz do Rio Arade e a zona histórica de Portimão.
A presidente do município comentou no evento que têm surgido intenções de investimento na região e que o município de Portimão “está de portas abertas e de passadeira verde de esperança, para os empresários que queiram desenvolver-se em Portimão.”
O WHE abriu em julho de 2021, com a gestão do hotel assegurada pela Welcome Hospitality Management. Renovado em plena pandemia, num contexto de confinamento, está a registar procura muito elevada, com impacto na economia local. Pretende ser um espaço onde é onde é possível ‘Work, Holiday & Enjoy’ (WHE)”.
A renovação parcial do hotel apostou na manutenção da traça original do edifício, pelo simbolismo e a presença histórica que tem na cidade. Na inauguração, o gabinete de arquitetura Sidney Quintela apresentou o projeto de remodelação total, atualmente em análise no município de Portimão. No futuro o WHE pretende estar ainda mais virado para o rio, com espaços de lazer abertos para a vista panorâmica do Arade e de Portimão.
O projeto de remodelação interior aposta num estilo contemporâneo casual, com mobiliário e decoração que misturam o clássico provençal com o minimalista e a inclusão da biofilia criar ambientes mais confortáveis e acolhedores.
A presença de texturas em madeira e vidro vão trazer uma nova identidade ao hotel, sem perder a sua originalidade.