A cooperativa “Terras de Sal”, de Castro Marim, conquistou três medalhas de ouro no 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos, que se realizou no passado dia 8 de Abril, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
“Estes prémios são muito importantes para a cooperativa. Dignificam a qualidade dos nossos produtos, são uma boa distinção daquilo que é produzido na Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António”, referiu Luís Rodrigues, um dos sócios da “Terras de Sal”. A “Terras de Sal” candidatou-se a três das categorias a concurso, arrecadando o primeiro em todas, a saber “Sal Marinho”, “Flor de Sal” e “Flor de Sal Aromatizada”.
A Terras de Sal une produtores de Sal Marinho Tradicional e Flor de Sal de Castro Marim, com o intuito de promover, valorizar e comercializar estes produtos artesanais. Desenvolvendo um trabalho em prol da continuidade e sustentabilidade da salicultura tradicional, do aproveitamento dos recursos naturais de Castro Marim e da dignificação da profissão de salineiro, a “Terras de Sal” é um contributo irrevogável no incremento da identidade cultural de Castro Marim e para o desenvolvimento local.
O 1º Concurso Nacional de Sal, Ervas Aromáticas e Condimentos foi uma iniciativa da Qualifica – Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses – em colaboração com o CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, S.A, cujo objectivo passou por premiar, promover, valorizar e divulgar o sal, as ervas aromáticas e os condimentos tradicionais portugueses.