O regresso dos turistas ao Algarve foi esta segunda-feira marcado por uma ação de boas-vindas promovida pelo Turismo do Algarve.
Aos passageiros que chegaram ao Aeroporto de Faro foi oferecido um kit composto por duas máscaras de proteção, produzidas em Portugal, álcool gel e um guia turístico da região. “Quisemos, com esta oferta simbólica, passar duas mensagens-chave aos turistas que nos visitam. A primeira é um convite à descoberta da diversidade de atividades e experiências que o destino tem para oferecer e, nesse sentido, o nosso guia “Ideas & Inspirations” dará uma boa ajuda para que possam tirar o maior partido da sua estadia no Algarve. A segunda mensagem é a de que, para que possamos manter o nosso país como um destino seguro, é necessária a colaboração de todos, pelo que é importante garantir que todas as regras de segurança continuam a ser cumpridas”, explica João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve.
O movimento de passageiros registado no aeroporto foi animador, com a chegada de muitos turistas que vêm pela primeira vez ao Algarve ou que já não visitavam a região há algum tempo. “Esta é, sem dúvida, uma oportunidade-chave para o destino captar novos visitantes e para reforçar o seu posicionamento diferenciador face a outros destinos concorrentes”, afirma João Fernandes.
Neste contexto, o Turismo do Algarve tem procurado capitalizar a atual vantagem competitiva que a região possui em relação a outros destinos, como a Espanha, a Grécia ou a Turquia, que ainda se encontram excluídos da lista de países seguros para viajar definida pelo Reino Unido, através de várias campanhas promocionais realizadas em conjunto com operadores turísticos e companhias aéreas dos principais mercados do Algarve. “Temos dado destaque à excelente capacidade de resposta que a região é capaz de dar tendo em conta as atuais tendências de viagem e um novo perfil de turista que valoriza, cada vez mais, a autenticidade das experiências e o contacto com a natureza”, revela.
A prática de modalidades ao ar livre como o ciclismo, as caminhadas, o golfe ou os desportos náuticos, a oferta de experiências em territórios de baixa densidade populacional, a diversidade de paisagens naturais, ou ainda a participação em atividades ligadas às tradições, ao património e à comunidade local são elementos diferenciadores da oferta algarvia, que estão, neste momento, a despertar uma maior atenção junto dos viajantes.
“A atual concentração da procura em torno do destino tem conduzido a um aumento exponencial das reservas em várias unidades de alojamento da região, o que permite perspetivar que os próximos meses, sobretudo a partir do verão, trarão o oxigénio que o Algarve e todos os empresários do turismo há muito anseiam”, destaca o Turismo do Algarve.